A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL 02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL Disciplina: Nome Professor: E-mail:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL 02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL Disciplina: Nome Professor: E-mail:"— Transcrição da apresentação:

1 INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL 02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL Disciplina: Nome Professor:

2 INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL Contabilidade inserida num ambiente conhecido como sociedade do conhecimento. mola propulsora de desenvolvimento humano e patrimonial. estruturado através de processos, onde a transformação de dados em informação é um objetivo fundamental para a contabilidade.

3 Ciência Contábil Controle do patrimônio; Apuração de resultados; Fornecimento de informações; A Ciência Contábil INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL

4 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE A evolução da humanidade e de suas necessidades; Os valores das coisas sofreram alterações; A contabilidade passou de um conhecimento rudimentar para uma ciência;

5 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

6 O movimento renascentista do séc. XV e a Contabilidade; O Frade Luca Paciolli ( ) e o método das partidas dobradas; A Revolução Industrial européia; A transferência de tecnologia e capital para a América no séc. XX, devido a Guerra; E, os dias atuais...

7 O mundo está estruturado em torno do poder e da riqueza; A contabilidade serve para atender as necessidades de informações patrimoniais e subsidiarem as decisões; Sem contabilidade, é complicado saber se está mais rico ou mais pobre e muito menos o porquê da situação. PORQUE AS PESSOAS DEVEM ENTENDER DE CONTABILIDADE

8 A contabilidade pode e deve ser usada como ferramenta para resolver questões relativas a criação e gestão de riquezas; Precisam saber como funcionam os mecanismos econômicos e financeiros modernos para tomarem suas decisões; As pessoas devem entender de contabilidade para atenderem suas necessidades de informações patrimoniais e subsidiarem as suas decisões. DESCOMPLICANDO A VIDA ATRAVÉS DA CONTABILIDADE

9

10 OBJETIVOS Gerar e fornecer informações contábeis a respeito dos patrimônios das entidades de forma útil e relevante para que seus usuários possam tomar decisões.

11 USUÁRIOS Usuários internos Proprietários Gerente de Produção Usuários externos Bancos; Funcionários; Governo Fornecedores

12 VISÃO DA CONTABILIDADE NO BRASIL A contabilidade cada vez mais vem aumentando a sua importância no processo de criação e controle das riquezas. No entanto, ainda há no Brasil pessoas e organizações que possuem uma visão distorcida do objetivo da contabilidade.

13 SONEGAÇÃO É um erro crítico as organizações abrirem mão da contabilidade como forma de sonegar impostos Outra vantagem das empresas que pagam corretamente seus impostos é que podem usar o conhecimento contábil para fazer um planejamento tributário. Empresas podem quebrar (falência), muito mais por falta de informação contábil do que qualquer outro motivo.

14 NASCIMENTO DA EMPRESA O ambiente jurídico a que as pessoas e empresas pertencem determina o seu reconhecimento pela sociedade e pelo Estado. Uma empresa que não está registrada na Junta Comercial ou no cartório de títulos e documentos, não existe legalmente, apesar de existir de fato.

15 FOTOGRAFIA PATRIMONIAL A fotografia do nascimento de uma empresa é o seu Balanço Patrimonial, que demonstra todos os bens, direitos e obrigações da empresa quando ela foi criada.

16 BALANÇO PATRIMONIAL O objetivo principal do balanço patrimonial é apresentar de um lado os bens e direitos (ativos) que a empresa possui a sua disposição para poder funcionar e do outro lado, as obrigações (passivos) que a empresa tem com aqueles que forneceram o capital para seu funcionamento.

17 COMPONENTES Caixa – são contabilizadas as entradas e saídas de dinheiro Estoque de Mercadorias – são contabilizadas as entradas e saídas de mercadorias Fornecedores – são contabilizadas as compras a prazo e os pagamentos feitos.

18 GERAÇÃO DA RIQUEZA PATRIMONIAL De maneira geral, as empresas necessitam comprar e vender para que possam gerar recursos necessários para sua manutenção e geração de lucros. pode ser compreendida como um filme das operações ocorridas num determinado espaço de tempo que transformam o patrimônio das entidades.

19 Muito Obrigado(a)!! Professor: Acreditamos que a ciência se vale da probabilidade e do conhecimento estatístico para validar seus modelos e que o conhecimento científico existe porque o ser humano tem necessidade de aprimorar-se constantemente e não assumir uma postura simplesmente passiva, observando os fatos ou objetos, sem poder de ação ou controle sobre eles.


Carregar ppt "INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL 02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL Disciplina: Nome Professor: E-mail:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google