A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas Estrutura e funcionamento de uma empresa – como ela é organizada e dirigida, e os mecanismos que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas Estrutura e funcionamento de uma empresa – como ela é organizada e dirigida, e os mecanismos que."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas Estrutura e funcionamento de uma empresa – como ela é organizada e dirigida, e os mecanismos que afetam e regulam a vida empresarial. As empresas normalmente são como sistemas organizacionais, isto é, instituições que possuem diversas áreas integradas para atingir objetivos específicos, como a obtenção de lucro ou a realização de um fim social. Esses sistemas têm um ambiente interno (com forças e fraquezas), e interagem com um ambiente externo (com ameaças e oportunidades). É preciso entender como esses sistemas se estruturam, para planejar intervenções capazes de fortalecer os empreendimentos.

2 Ambiente externo à organização Oportunidades Ameaças Oportunidades que existem no ambiente externo e podem ser aproveitadas. Exemplo: com o avanço da medicina e de recursos tecnológicos, cresce o nº de pessoas da futura idade que, ativas e saudáveis, desejam desfrutar melhor essa fase de suas vidas. Fatores que colocam o negócio em risco. Exemplo: um concorrente que planeja uma grande expansão é uma ameaça para a organização. Uma organização não existe sozinha, ela afeta e é afetada pelo ambiente externo. Por isso, ao formular o planejamento estratégico, é fundamental olhar para o ambiente e relacioná-lo com a organização. A Análise FOFA é uma ferramenta muito utilizada por organizações de todos os tamanhos.

3 Situação interna da organização Forças Fraquezas São os pontos fortes da organização Exemplo: uma boa reserva de caixa, a tradição da marca, a qualidade dos produtos ou processos de produção etc. São os pontos fracos, aquilo em que a organização não é tão boa como a concorrência ou pode melhorar. Exemplo: As lojas de conveniência nos postos de gasolina têm uma fraqueza com relação os supermercados, que é a menor variedade de produto. No entanto, tem uma força: a possibilidade de fazer a compra com mais rapidez do que num estabelecimento maior.

4 Os desafios para a organização a partir da análise FOFA é poder tirar proveito de suas forças, através das oportunidades de mercado que existirem; desenvolver novas forças e minimizar ou neutralizar as fraquezas e ameaças. Organizando a Contabilidade Todo empreendimento necessita de recursos financeiros. Só assim é possível adquirir bens e contratar pessoas e serviços. Geralmente os criadores de um empreendimento o iniciam com uma soma de dinheiro, utilizada para a criação de um patrimônio e para pagar as despesas de implantação do negócio. Depois, as empresas utilizam esse patrimônio e fazem novas despesas, esperando obter, com a venda de produtos ou serviços, uma receita* que compense o investimento inicial, proporcione lucro e permita novos investimentos.

5 Percebe-se de imediato a importância de registrar adequada e rapidamente todos esses fatos (por exemplo: a aquisição de mercadorias, a contratação de um empréstimo) que afetam a formação e a evolução do patrimônio da empresa, bem como o resultado das suas operações (lucros ou prejuízos). A Contabilidade fornece as ferramentas e os métodos desse registro, fazendo com que os administradores possam planejar e desenvolver estratégias financeiras para as empresas. Embora a Contabilidade tenha desenvolvido conhecimentos refinados e complexos, algumas de suas técnicas são relativamente simples e muito úteis para qualquer empreendedor. É o caso do registro e do controle do patrimônio, bem como do resultado das contas (o que permite calcular o resultado positivo ou negativo da empresa em um determinado período).

6 Para registrar e controlar os fatos que afetam um patrimônio é preciso listar o Ativo* (os bens, os direitos e os valores a receber) e o Passivo* (as obrigações ou as dívidas a cumprir) da empresa num determinado período. * São os elementos que geram, respectivamente, direitos e obrigações para a empresa. ATIVO (os bens, os direitos e os valores a receber) PASSIVO (as obrigações e as dívidas) Dinheiro em caixa. Dinheiro em conta-corrente. Mercadorias em estoque. Aplicações Financeiras. Cheques a receber. Equipamentos... Salários a pagar. Cheques pré-datados a pagar. Tributos a receber. Fornecedores a pagar. Aluguéis a pagar. Empréstimos a pagar....

7 Vamos aprender como calcular o Patrimônio Líquido (PL), que é um importante relatório contábil. O PL compreende os recursos próprios de uma empresa. Calcula-se o patrimônio líquido de uma empresa efetuando a seguinte operação: ou PL = Bens e Direitos - Obrigações PL = Ativo - Passivo Já para calcular os resultados da empresa, é necessário analisar as despesas e as receitas: DESPESASRECEITAS Salários pagos. Despesas feitas com viagens e estadias. Contas pagas de energia e telefone. Compras de material de escritório. Impostos recolhidos. Despesas gastas em publicidade. Juros pagos pelos empréstimos.... Vendas de serviços ou de mercadorias. Aluguéis recebidos. Descontos obtidos. Juros recebidos....

8 Assim, o resultado é apurado da seguinte maneira: Resultado = Receitas – Despesas Agora colocaremos na prática todo o conteúdo estudado nesse módulo, para finalmente calcular o preço unitário de custo do produto fabricado pelo grupo, o preço unitário para venda e o resultado que se espera alcançar na Feira de Empreendedorismo. Vamos fazer juntos as atividades propostas nas páginas 20 e 21 da apostila 4.

9 Glossário Ativo: são os bens e direitos que a empresa tem num determinado momento, resultante de suas transações ou eventos passados dos quais futuros benefícios econômicos podem ser obtidos. Exemplo de ativos incluem caixa, estoques, equipamentos e prédios. Passivo: são as dívidas que a empresa tem num determinado momento, tais como: -empréstimos: valores que a empresa está devendo para as instituições financeiras ou pessoas físicas. - duplicatas a pagar: valores das duplicatas que a empresa está devendo, decorrente da aquisição de mercadorias/produtos a prazo; - contas a pagar: valores que a empresa está devendo, sejam impostos sobre as vendas, salários/encargos etc. Patrimônio Líquido: representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento.

10 Atividades: 1.Indiquem a missão da microempresa que vocês já possuem e os valores que ela se propõe a respeitar. 2.Indiquem alguns elementos do Ativo (bens, direitos) e do Passivo (obrigações) constituído inicialmente e o volume de capital investido (soma de todas as cotas). ATIVO (bens e direitos)PASSIVO (obrigações) Volume investido:______________________________________ _ _____________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________

11 3.Façam uma estimativa das despesas e das receitas que a microempresa do grupo teve até agora, e que resultado esperam obter na Feira de Empreendedorismo. DESPESASRECEITAS Resultado esperado:____________________________________ _ _____________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________


Carregar ppt "Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas Estrutura e funcionamento de uma empresa – como ela é organizada e dirigida, e os mecanismos que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google