A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Financeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Financeira"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Financeira
ATIVO CIRCULANTE Administração Financeira Carlos Jeferson S.Santos Wladmir B. Souza

2 ATIVO CIRCULANTE Definição de Ativo Circulante
Caixa,Títulos Negociáveis, Duplicatas a Receber, Estoques Motivos para Manter Saldo de Caixa e Títulos de Liquidez Imediata Estimando Saldos de Caixa O Nível de Investimento em Títulos Negociáveis Gerenciamento Eficiente de Caixa Ciclo Operacional / Ciclo de Caixa Gerenciamento do Ciclo de Caixa

3 ATIVO CIRCULANTE Ativo circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: Caixa , Títulos Negociáveis , Duplicatas a Receber e Estoques.

4 ATIVO CIRCULANTE Caixa: A moeda corrente pronta para ser usada, para qual todos os ativos líquidos possam ser reduzidos. Títulos Negociáveis : São os instrumentos do mercado financeiro, a curto prazo, que são usados pela empresa para obter resultados com recursos temporariamente parados.

5 ATIVO CIRCULANTE Duplicatas a receber: Representam a concessão de crédito da empresa para seus clientes. Estoques: Ativo circulante que permite que o processo de produção e de venda opere com um mínimo de distúrbios, os três tipos de estoques são: matérias primas, produtos em processo e produtos acabados.

6 ATIVO CIRCULANTE O ativo circulante é aquele que irá se cumprir até o exercício social seguinte e é equivalente ao "capital em giro". O Capital de giro ou Capital Circulante Líquido é a diferença do Ativo Circulante do Passivo Circulante.

7 Motivos Para Manter Saldo de Caixa e Títulos de Liquidez Imediata.
ATIVO CIRCULANTE Motivos Para Manter Saldo de Caixa e Títulos de Liquidez Imediata. Transações: Fazer pagamentos planejados para itens como materiais e salários. Segurança: Saldos são investidos em títulos negociáveis altamente líquidos que podem ser imediatamente transferidos para caixa. Protegem a empresa contra a possibilidade de não satisfazer demandas inesperadas por caixa.

8 Estimando Saldos de Caixa Desejáveis
ATIVO CIRCULANTE Especulativo: As empresas podem investir seus fundos em excesso em títulos negociáveis, assim como em instrumentos a longo prazo. Estimando Saldos de Caixa Desejáveis Se os níveis de caixa e títulos negociáveis forem muito altos, a lucratividade da empresa será mais baixa do que se os saldos otimizados forem mantidos. Existem modelos quantitativos ou abordagens subjetivas para determinar saldo de caixa transacionais apropriados.

9 O Nível de Investimento em Títulos Negociáveis
ATIVO CIRCULANTE O Nível de Investimento em Títulos Negociáveis Além de obter um saldo positivo para os recursos temporariamente parados, o portfólio de títulos negociáveis serve como reserva de segurança de caixa que pode ser utilizada para satisfazer demandas inesperadas por fundos. O nível da reserva de segurança é a diferença entre o nível de liquidez desejável pela alta administração e o nível de saldo de caixa determinado pela empresa.

10 O Gerenciamento Eficiente de Caixa
ATIVO CIRCULANTE O Gerenciamento Eficiente de Caixa Para contribuir para a maximização do valor da ação e manter um nível baixo de investimento em caixa, o gestor financeiro precisa gerenciar de forma eficiente os ciclos operacionais e de caixa da empresa. O Ciclo Operacional Montante de tempo que vai do ponto em que a empresa inicia o processo produtivo até o recebimento da venda do produto acabado.

11 ATIVO CIRCULANTE O Ciclo Operacional
O ciclo operacional é formado por dois componentes, a idade média do estoque e o período médio de cobrança das vendas e é representado pela seguinte fórmula: CO = IME + PMC onde, CO = Ciclo Operacional IME = Idade Média do Estoque PMC = Período Médio de Cobrança

12 ATIVO CIRCULANTE A empresa adquire muitos dos seu insumos de produção a crédito. O tempo que a empresa leva para pagar esses insumos é chamado de Período Médio de Pagamento ( PMP ). A capacidade de adquirir insumos a credito permite à empresa compensar em parte, ou mesmo totalmente, a extensão de tempo em que os recursos ficam retidos no ciclo de produção. O número total de dias no ciclo de operação menos o período médio de pagamento para insumos de produção representa o ciclo de caixa ( CC ).

13 ATIVO CIRCULANTE O Ciclo de Caixa é representado pela fórmula:
CC = CO – PMP CC = IME +PMC-PMP onde, CC = Ciclo de Caixa CO = Ciclo Operacional PMP = Período Médio de Pagamento Gráfico

14 ATIVO CIRCULANTE O Ciclo de Caixa é representado pela fórmula:
CC = CO – PMP CC = IME +PMC-PMP onde, CC = Ciclo de Caixa CO = Ciclo Operacional PMP = Período Médio de Pagamento Gráfico

15 ATIVO CIRCULANTE Tabela

16 Gerenciando o Ciclo de Caixa
ATIVO CIRCULANTE Gerenciando o Ciclo de Caixa O exemplo mostrado indica um ciclo de caixa positivo, pois o período médio de pagamento é menor que o ciclo operacional nesse caso a empresa deve usar formas negociadas de financiamento, tais como financiamentos a curto prazo sem garantia ou fontes de financiamento com garantia. De forma ideal uma empresa desejaria ter um ciclo operacional negativo ( PME>CO ).

17 ATIVO CIRCULANTE Estratégias básicas para gerenciar o ciclo de caixa são: Girar o estoque o mais rápido possível. Usar técnicas avançadas de gerenciamento do estoque tais como just in time, afim de que tenhamos níveis mínimos de estoque tanto de matéria prima quanto de produto acabado.

18 ATIVO CIRCULANTE Estratégias básicas para gerenciar o ciclo de caixa são: Cobrar as duplicatas o mais rapidamente possível. Avaliando constantemente as políticas de crédito e cobrança, uma vez que se a empresa relaxa seus padrões de crédito e cobrança, o volume de duplicatas a receber aumenta, assim como o custo de mantê-las. Efetuar o pagamento das duplicatas a pagar o mais tarde possível. Negociação com fornecedores

19 ATIVO CIRCULANTE

20 ATIVO CIRCULANTE Conclusão
Diante do que vimos anteriormente, podemos concluir que a administração eficiente pelo gestor financeiro do ativo circulante é de vital importância para um resultado positivo da empresa. Para isso é preciso um estudo aprofundado de cada item que compõem o ativo bem como “feeling” para perceber o cenário mercantil-economico em que a empresa está inserida.

21 ATIVO CIRCULANTE Bibliografia:
Gitman, Laurence J. - Princípios da Administração Financeira. Páginas: 2a Edição – Porto Alegre: Bookmann, 2001 – Pág.492 a 545


Carregar ppt "Administração Financeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google