A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PALMARES CAPITAL DE GIRO P.F.O. PROFESSOR: SÉRGIO FRANCISCO DE OLIVEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PALMARES CAPITAL DE GIRO P.F.O. PROFESSOR: SÉRGIO FRANCISCO DE OLIVEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PALMARES CAPITAL DE GIRO P.F.O. PROFESSOR: SÉRGIO FRANCISCO DE OLIVEIRA

2 O QUE É CAPITAL DE GIRO ? P.F.O. CAPITAL DE GIRO

3 NECESSIDADES OPERACIONAI IMEDIATAS Negociar preços melhores com os fornecedores. Aproveitar uma oportunidade de negócio vantajosa. Pagar salários. P.F.O. CAPITAL DE GIRO

4 P.F.O. CAPITAL DE GIRO Recursos de Caixa Necessidades Operacionais Imediatas

5 P.F.O. CAPITAL DE GIRO CAPITAL DE GIRO Conceito: São recursos que as empresas mantêm em caixa para atender suas necessidades operacionais imediatas. Objetivos: Pagar as contas de curto prazo. Permitir a criação de riquezas a longo prazo.

6 P.F.O. CAPITAL DE GIRO CAPITAL DE GIRO No mercado ele mostra a capacidade da empresa: Liquidez. Gerar caixa. Gerir seus recursos.

7 P.F.O. CAPITAL DE GIRO CAPITAL DE GIRO Fazem parte do capital de giro : Os recursos em caixa. Aplicações financeiras. Estoques. Duplicatas a receber.

8 P.F.O. CAPITAL DE GIRO CICLO OPERACIONAL Recebimento Comercialização Estoques

9 CAPITAL DE GIRO P.F.O. CAPITAL DE GIRO Prazo obtido de fornecedores Prazo concedido a clientes Volume de Estoques

10 ADMINISTRAÇÃO DO CICLO FINANCEIRO MAIS TEMPO MAIS RECURSO CICLO FINANCEIRO CRESCE NLCG CRESCE P.F.O. CAPITAL DE GIRO MENOS TEMPO MENOS RECURSO CICLO FINANCEIRO DECRESCE NLCG DECRESCE

11 CICLO FINANCEIRO P.F.O. CAPITAL DE GIRO Quanto menor o ciclo financeiro melhor para a empresa (Vendas à vista – Empresa de ônibus) Quanto maior o ciclo financeiro pior para empresa (Vendas a prazo – vendas parceladas)

12 CICLO FINANCEIRO P.F.O. CAPITAL DE GIRO

13 CÁLCULO DO CICLO FINANCEIRO – EXEMPLO P.F.O. CAPITAL DE GIRO DATA BASE RECEITA BRUTA , , ,00 NLCG , , ,00 CICLO FINACEIRO (DIAS) 4,998,7106,4 1-Com base nos dados contidos na tabela abaixo, calcule o ciclo financeiro para cada data base e faça sua interpretação.

14 CÁLCULO DO GIRO DE CAIXA P.F.O. CAPITAL DE GIRO Conceito: Giro de caixa é a quantidade de vezes que o ciclo financeiro ocorre dentro de um determinado período.

15 CÁLCULO DO GIRO DE CAIXA – EXEMPLO P.F.O. CAPITAL DE GIRO 2-Com base nos dados da questão anterior calcule o giro de caixa referente a cada ano.

16 CÁLCULO DO CICLO FINANCEIRO – EXEMPLO P.F.O. CAPITAL DE GIRO 3-Se a empresa deseja aumentar em 20% sua receita bruta que atualmente é de R$ ,00 em determinado ano, mantendo o ciclo financeiro de 102 dias, qual será a necessidade líquida de capital de giro?


Carregar ppt "ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PALMARES CAPITAL DE GIRO P.F.O. PROFESSOR: SÉRGIO FRANCISCO DE OLIVEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google