A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas"— Transcrição da apresentação:

1 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
3.1 – Justificativas; 3.2 – Uma introdução didática; 3.3 – Grupos de contas do Ativo; Ativo Circulante. Ativo Não-Circulante. 3.4 – Grupos de contas do Passivo. Passivo Circulante. Passivo Não-Circulante. Patrimônio Líquido

2 Longo Prazo Curto Prazo 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
Justificativas Regras para a distribuição de contas no Balanço Patrimonial 1) Prazo: CONCEITO DE CURTO E LONGO PRAZOS Curto Prazo  até um ano (conceito geral) Longo Prazo  Período acima de um ano Longo Prazo Curto Prazo X1 X2 31.12.X1 31.12.X0 2) Grau de Liquidez – Decrescente: os itens de maior liquidez são classificados em primeiro plano e os de menor liquidez aparecem em último lugar

3 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
Uma introdução didática ATIVO PASSIVO Circulante: recebe rapidamente Itens que já são dinheiro ou que serão transformados em dinheiro rapidamente (Curto Prazo) Não Circulante: Recebe lentamente Circulante: paga-se rapidamente Todas as contas que serão pagas rapidamente, no Curto Prazo, ou em até 1 ano. Não Circulante: Demora-se muito tempo para pagar Circulante: as contas recebidas e pagas rapidamente se renovam constantemente (estão sempre girando), assim, foi dado o nome de Circulante (corrente), tanto para o Ativo como para o Passivo.

4 ATIVO 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
Grupos de Contas do Ativo ATIVO CIRCULANTE Grupo que gera dinheiro para a empresa pagar suas contas a curto prazo. Disponível (Caixa e Bancos) Contas a receber: são valores ainda não recebidos decorrentes de vendas de mercadorias ou prestação de serviços a prazo. Estoques: são mercadorias a serem vendidas. No caso de indústria, são os produtos acabados, bem como a matéria-prima e outros materiais secundários que compõem o produto de fabricação. Investimento temporário: são aplicações realizadas normalmente no mercado financeiro com excedente de caixa. Deduções do circulante: a parcela estimada pela empresa que não será recebida em decorrência de maus pagadores (PDD).

5 ATIVO 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas NÃO CIRCULANTE
Realizável a Longo Prazo Compreende itens que serão realizados em dinheiro a longo prazo (período superior a um ano), ou de acordo com o ciclo operacional da atividade predominante. Os empréstimos que a empresa faz a diretores e a coligadas são classificados neste grupo. Adiantamentos concedidos às sociedades coligadas ou controladas. Adiantamentos concedidos a diretores. Adiantamentos concedidos a acionistas.

6 ATIVO 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
Itens que dificilmente se transformarão em dinheiro Investimentos Não ligados à atividade-fim da empresa. Ex: Ações outras Cias., Terrenos Imobilizado Totalmente correlacionado com a atividade-fim. Ex: Prédios, Veículos, Máquinas. Intangível Itens que representam bens intangíveis (incorpóreos). Ex: marcas e patentes.

7 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas Grupos de Contas do Passivo PASSIVO Circulante Conjunto de obrigações exigíveis da empresa. Dívidas que serão reclamadas a partir da data do seu vencimento (até um ano)  PASSIVO EXIGÍVEL (CAPITAL DE TERCEIROS) Recursos de Terceiros (dinheiro); Capital de Terceiros; Fornecedores (de mercadorias); Funcionários (salários); Governo (impostos); Bancos (empréstimos) etc. Evidencia o endividamento da empresa.

8 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas PASSIVO Não Circulante Conjunto de obrigações exigíveis da empresa. Dívidas que serão liquidadas com prazo superior a um ano  PASSIVO EXIGÍVEL (CAPITAL DE TERCEIROS) Financiamentos; Títulos a pagar; Empréstimos bancários; etc. Evidencia o endividamento da empresa.

9 PASSIVO 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Não Exigível Total de recursos investidos pelos proprietários. Normalmente compostos de capital e lucros retidos (parte do lucro não distribuído aos donos mas reinvestido na empresa.

10 Visão sintética do balanço
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas Visão sintética do balanço


Carregar ppt "3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google