A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PATRIMÔNIO. O patrimônio por si só não mede a efetiva riqueza de uma empresa. A empresa poderá estar a um passo da falência ou totalmente endividada,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PATRIMÔNIO. O patrimônio por si só não mede a efetiva riqueza de uma empresa. A empresa poderá estar a um passo da falência ou totalmente endividada,"— Transcrição da apresentação:

1 PATRIMÔNIO

2 O patrimônio por si só não mede a efetiva riqueza de uma empresa. A empresa poderá estar a um passo da falência ou totalmente endividada, embora os números do seu patrimônio sejam elevados.

3 Vimos que os elementos que compõe o patrimônio de uma entidade são bens, direitos e obrigações e que, para encontrarmos o patrimônio líquido de uma entidade, deveríamos somar o valor de seus bens aos seus direitos e subtrair o valor de suas obrigações do resultado dessa soma.

4 Os bens são as riquezas materiais ou imateriais, para satisfazer uma necessidade patrimonial ou humana; são instrumentos- meios para um fim maior.

5 Os créditos são as riquezas negociadas em terceiros que servirão ao recebimento posterior; são os valores a se receber antes ou depois de um ano.

6 As dívidas são os compromissos que deverão ser pago no curto e longo prazo, ou seja, é parte que se exige financeiramente.

7 ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS Este aspecto consiste em especificar, segundo a natureza de cada um, os Bens,os Direitos e as Obrigações. BENS: DIREITOS: OBRIGAÇÕES: - Dinheiro - Duplicatas a receber - Impostos - Veículos - Promissórias a receber - Fornecedor

8 Ressaltando o aspecto qualitativo do patrimônio,foram devidamente qualificado, lhe permitem ter uma noção mais precisa do tamanho do patrimônio da empresa. No entanto, essas informações ainda não sã suficientes: Daí a necessidade do segundo aspecto.

9 ASPECTO QUANTITATIVO Esse aspecto consiste em dar a esses Bens, Direitos e obrigações, seus respectivos valores, levando-nos a conhecer o valor do Patrimônio do Hotel Ideal. veja: BENS: - Dinheiro ,00 - Veículos ,00 - Máquinas ,00 DIREITOS: - Duplicatas a Receber ,00 - Duplicatas a pagar ,00 OBRIGAÇÃO: - Duplicatas a pagar ,00 - Impostos a pagar ,00

10 Finalmente depois de ressaltados os aspectos qualitativo e quantitativo, ficou mais fácil avaliar o tamanho do Patrimônio do Hotel Ideal, pois agora sabemos o que e quanto à empresa possui em Bens, Direitos e Obrigações. Portanto, não esqueça: todas as vezes que forem extraídas demonstrações baseadas nos registros contábeis do hotel, nelas deverão estar ressaltados os aspectos qualitativo e quantitativo.

11 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é um relatório gerado pela contabilidade onde nós identificamos a saúde financeira e econômica da empresa no fim do ano ou em qualquer data prefixada. É dividido em duas colunas: a do lado esquerdo é denominado ATIVO, a do lado direito, PASSIVO.

12 ATIVO É o conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa. São ítens positivos do patrimônio; trazem benefícios, proporcionam ganho para empresa. Fazem parte: estoque, máquinas, prédio, gado, duplicatas a receber, títulos a receber etc.

13 PASSIVO Significa as obrigações exigíveis da empresa, ou seja, as dívidas que serão cobradas, reclamadas a partir da data do seu vencimento. É denominada também passivo exigível, dívidas com terceiros, recursos de terceiros, ou capital de terceiros.O passivo exigível evidencia o endividamento da empresa; o seu crescimento de forma desmedida pode levar a empresa à concordata ou até a falência. Fazem parte: fornecedores, funcionários etc.

14 PATRIMÔNIO LÍQUIDO Representa o total das aplicações dos proprietários na empresa. Toda empresa necessita de uma quantia inicial de recursos(normalmente dinheiro) para efetuar suas primeiras aquisições, seus primeiros pagamentos. Os proprietários, então, concedem suas poupanças com o objetivo de proporcionar à empresa os meios necessários ao início do negócio( capital social).


Carregar ppt "PATRIMÔNIO. O patrimônio por si só não mede a efetiva riqueza de uma empresa. A empresa poderá estar a um passo da falência ou totalmente endividada,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google