A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores."— Transcrição da apresentação:

1 BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores integrantes do patrimônio de uma empresa em determinada data. O Balanço Patrimonial é preparado após o encerramento das contas de receita e despesa, ou seja, após a apuração do resultado do exercício.

2 BALANÇO PATRIMONIAL Ativo - compreende os bens e direitos Passivo - compreende as exigibilidades e obrigações Patrimônio Líquido - representa a diferença entre o Ativo e Passivo, ou seja, o valor líquido da empresa.

3 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO – bens e direitos e demais aplicações controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros.

4 BALANÇO PATRIMONIAL PASSIVO – compreende as origens ou fontes de recursos representados pelas obrigações ou dívidas junto a terceiros.

5 BALANÇO PATRIMONIAL PATRIMÔNIO LÍQUIDO – compreende os recursos próprios da entidade, ou seja, os recursos pertencentes aos sócios ou acionistas.

6 ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL ATIVOPASSIVO Ativo CirculanteCirculante.Disponível.Obrigações Comerciais/Fornecedores.Clientes.Obrigações Financeiras.Outros Créditos.Obrigações Fiscais.Impostos a Recuperar.Obrigações Trabalhistas.Estoques.Outras Obrigações.Despesas do Exercício Seguinte.Participações e Destinações Passivo Não-Circulante Ativo não-circulante.Receitas Diferidas (R.E.F.).Realizável a Longo Prazo.Obrigações de Longo Prazo.InvestimentosPatrimônio Líquido.Imobilizado.Capital Social.Intangível.Reservas de Capital (+/-) Ajustes de avaliação patrimonial.Reservas de Lucros (+/-)Lucros ou Prejuízos Acumulados

7 ATIVO CIRCULANTE São os agrupamentos de contas mais líquida da estrutura do ativo, ou seja, são itens consumidos ou vendidos e transformados em dinheiro menos de um ano ou até o final do exercício subseqüente.

8 DISPONIBILIDADES CAIXA BANCO APLICAÇÕES FINANCEIRAS DE LIQUIDEZ IMEDIATA

9 CLIENTES DUPLICATAS A RECEBER TÍTULOS A RECEBER PROVISÃO PARA CRÉDITO DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA

10 OUTROS CRÉDITOS ADIANTAMENTO A FORNECEDORES ADIANTAMENTO A EMPREGADOS EMPRÉSTIMOS A EMPREGADOS

11 IMPOSTOS A RECUPERAR ICMS A RECUPERAR PIS A RECUPERAR COFINS A RECUPERAR

12 ESTOQUES / INDUSTRIA ESTOQUE DE MATÉRIA PRIMA ESTOQUE DE PRODUTOS EM PROCESSO ESTOQUE DE PRODUTOS ACABADOS

13 ESTOQUES / COMERCIO ESTOQUE DE MERCADORIAS PARA REVENDA

14 ESTOQUES DE CONSUMO INTERNO / ALMOXARIFADO ESTOQUE DE MATERIAIS DE ESCRITÓRIO ESTOQUE DE MATERIAL DE LIMPEZA

15 DESPESAS DO EXERCÍCIO SEGUINTE / DESPESAS ANTECIPADAS PRÊMIOS DE SEGUROS ALUGUEIS PAGOS ANTECIPADAMENTE ASSINATURAS DE JORNAIS E REVISTAS

16 ATIVO NÃO CIRCULANTE ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO São contas com prazo de realização após o termino do exercício seguinte ao do balanço. EXEMPLO: Contas a Receber, Aplicações Financeiras de LP, Empréstimos a Diretores

17 ATIVO NÃO CIRCULANTE PERMANENTES São grupos do Ativo Não Circulante, que abriga aplicações feitas pela empresa com características permanente. Não são ativos destinados a venda porém se caracteriza, basicamente, como a capacidade estrutural da empresa que permite a geração de benefícios futuros.

18 PERMANENTES INVESTIMENTOS IMOBILIZADO INTANGÍVEL

19 INVESTIMENTOS OBRA DE ARTE TERRENOS AÇÕES DE OUTRAS EMPRESAS OURO

20 IMOBILIZADO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MÓVEIS E UTENSÍLIOS VEÍCULOS COMPUTADORES E PERIFÉRICOS

21 INTANGÍVEL MARCAS E PATENTES FUNDO DE COMÉRCIO SOFTWARE DIREITOS AUTORAIS

22 PASSIVO CIRCULANTE São as obrigações ou dívidas vencíveis até o final do exercício seguinte. Recursos de Terceiros de Curto Prazo

23 OBRIGAÇÕES A FORNECEDORES / COMERCIAIS FORNECEDORES – Aquisição a prazo de Mercadorias para revenda ou Matéria Prima para produção. DUPLICATAS OU TÍTULOS A PAGAR – Aquisição a prazo de bens permanentes. CONTAS A PAGAR – Aquisição ou consumo de Despesas Operacionais a prazo.

24 OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS EMPRÉSTIMOS JUROS A PAGAR DUPLICATAS DESCONTADAS DEBÊNTURES

25 OBRIGAÇÕES FISCAIS ICMS A RECOLHER PIS A RECOLHER COFINS A RECOLHER ISSQN A RECOLHER PROVISÃO DE IR E CSSL

26 OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS SALÁRIOS A PAGAR FGTS A RECOLHER CONTRIBUIÇÃO DA PREVIDENCIA A RECOLHER

27 OUTRAS OBRIGAÇÕES ADIANTAMENTO DE CLIENTES ALUGUEIS A PAGAR

28 PARTICIPAÇÕES E DESTINAÇÕES DIVIDENDOS A PAGAR PARTICIPAÇÃO DE DEBENTURES A PAGAR PARTICIPAÇÃO DE EMPREGADOS E ADMINISTRADORES A PAGAR

29 PASSIVO NÃO CIRCULANTE São obrigações ou dívidas vencíveis após o exercício social seguinte. Recursos de Terceiros de Longo Prazo

30 OBRIGAÇÕES DE LONGO PRAZO FINANCIAMENTO DE LP JUROS A PAGAR DE LP DEBENTURES DE LP RECEITAS DIFERIDAS

31 PATRIMÔNIO LÍQUIDO O Patrimônio Líquido representa os investimentos dos proprietários (capital) mais o lucro acumulado, no decorrer dos anos, retido na empresa, ou seja, não distribuído. Além desses itens, podem-se observar neste grupo de contas as Reservas

32 PATRIMÔNIO LÍQUIDO CAPITAL SOCIAL RESERVAS LUCROS OU PREJUIZOS ACUMULADOS


Carregar ppt "BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google