A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMUNICAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES PLANO DE NEGÓCIOS EPN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMUNICAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES PLANO DE NEGÓCIOS EPN."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMUNICAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES PLANO DE NEGÓCIOS EPN

2 COMUNICAÇÃO Influência das Informações sobre o Comportamento – Os desafios devem ser possíveis. Prioridade e Timing na Comunicação - Clara definição do que comunicar - Os relatórios devem estar prontos sempre na mesma data – credibilidade - As informações devem ser as necessárias

3 COMUNICAÇÃO Formatos e Conteúdos - Relatórios com o mesmo formato - Relatórios integrados - Relatório abrangente e completo por si só - Mais alto nível – mais reduzido deve ser o relatório - Informações numéricas e comentários / análises / conclusões

4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Relatórios Gerenciais: Credibilidade e Abrangência Integração e Sinergia dos Sistemas de Informação – quanto mais integrados mais úteis – diminuição dos erros – qualidade das informações

5 PLANO DE NEGÓCIOS Segundo Padoveze: planejar é uma estratégia para aumentar as chances de sucesso de uma empresa em um mundo de negócios que muda constantemente. Planos de negócios não são garantias de sucesso. O planejamento estratégico será tão eficaz quanto as premissas que forem nele incluídas. Na primeira aula vimos que planejar é organizar, formar equipe, dirigir, controlar, é decidir antecipadamente.

6 PLANO DE NEGÓCIOS Também vimos na primeira aula que planejar é coordenar as atividades, definir responsabilidades, antecipar decisões, ser mais transparente. E ainda: o planejamento estratégico implica na base da dados do passado, nas expectativas internas e externas e, na avaliação de riscos e ameaças. Também comentamos que o planejamento é facilitado quando a empresa já possui uma missão e, um sistemas de informações.

7 PLANO DE NEGÓCIOS Como desenvolvemos uma plano estratégico? - analisando os pontos fortes: produto eficaz, boa imagem no mercado, acesso exclusivo às fontes de suprimentos. - pontos fracos: preço caro, problemas de fornecimento. - analisando as ameaças: alta margem atraindo concorrência, alternativas encontradas no mercado. - analisando as oportunidades: crescimento do tamanho do mercado, melhoria da renda dos assalariados.

8 PLANO DE NEGÓCIO Cenários e premissas: - são importantes na elaboração do orçamento, devendo estar definidos antes do início da montagem do mesmo. - os cenários podem ser desenvolvidos externamente por especialistas ou por equipe interna especialmente treinada para isto. - algumas premissas que normalmente são utilizadas: - inflação - preços das matérias - variação cambial primas - salários - juros sobre captações e ou sobre aplicações

9 QUESTÕES 1. Qual o papel básico do planejamento em uma empresa? 2. Na elaboração de um planejamento, quais os cuidados que você tomaria com a comunicação? 3. Nomeie duas coisas que um cliente poderia dar para a empresa e duas coisas que ele poderia esperar dela. 4. Planejamento é o processo em que a empresa escolhe as relações com cada um dos stakeholders (clientes, funcionários, fornecedores, proprietários e a comunidade ). Por que o planejamento é importante? 5. Por que as empresas deveriam administrar causas e não resultados? 6. Identifique como uma empresa poderia aprender a respeito de como a satisfação da comunidade para com ela poderia ser traduzida no aumento da riqueza do proprietário. 7. Pensando no que comunicar, para quem e como, defina alguns itens de comunicação adequados para a sua organização.

10 QUESTÕES 8. Será que realmente é possível acreditar que, em um sistema integrado, entre outros benefícios, existe diminuição de erros nos relatórios gerenciais? 9. Como obter informações externas para a montagem das premissas financeiras? 10. Pesquise e identifique os dados da variação do PIB do Brasil desde 1998 até 2004, juntamente com o faturamento anual de uma empresa de capital aberto ( Petrobrás ). Elabore uma tabela contendo as variações entre um ano e outro, a variação acumulada em todos os anos e uma análise gráfica comparativa. 11. Faça uma análise da evolução mensal da taxa do dólar de 1999 até 2004, comparando-a com a evolução mensal do IGP-M neste período. Procure extrair algumas observações para inferir um futuro próximo. 12. Faça uma pesquisa e identifique o valor de mercado e o valor patrimonial de pelo menos cinco empresas sociedade anônimas de capital aberto, com ações cotadas em bolsa, nos últimos 3 anos ( 2002, 2003 e 2004 – sempre em 31 de dezembro ). Faça um quadro e gráficos comparativos.


Carregar ppt "MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMUNICAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES PLANO DE NEGÓCIOS EPN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google