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Pesquisa em eventos Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.

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1 Pesquisa em eventos Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

2 Pesquisa de Mercado e Pesquisa de Marketing A pesquisa de mercado procura determinar as características de um mercado em relação a tamanho, condições, taxa de crescimento, segmentação e posicionamento competitivo. A pesquisa de marketing é mas abrangente e investiga todas as atividades de marketing de uma companhia. Na maioria das organizações, tais pesquisas provavelmente incluiriam o monitoramento da eficácia da publicidade, dos intermediários e do posicionamento de preço de janeiro de 2014 Tema da Apresentação

3 O que é importante para uma companhia saber sobre seus mercados? Como sabemos o que o consumidor realmente quer? Como podemos descobrir como realmente funciona o processo de compra das pessoas? Como podemos dizer se uma companhia teve sucesso em oferecer os bens e serviços que os compradores buscam? Como uma empresa reúne, analisa e dissemina informações sobre seu ambiente de marketing? Que questões envolvem a Pesquisa de Marketing? 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação3

4 Como se escolhe a amostragem e se processa a coleta de dados? Quais são as principais abordagens metodológicas de pesquisa, tanto quantitativas como qualitativas? Como se gerencia o conhecimento adquirido? Como se prevê demanda? O que a Pesquisa de Marketing deve responder? 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação4

5 Pesquisa das necessidades e expectativas do consumidor Pesquisas de consumidor Painéis de consumidores Estudos de negócios similares (benchmarking) Estudos de clientes-chaves Pesquisa entre intermediários Pesquisa entre funcionários Avaliação do ambiente Principais usos da Pesquisa de Marketing 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação5

6 Pesquisa de mercado A pesquisa de mercado diz respeito à avaliação e à análise dos mercados. –A coleta, o registro e a análise dos objetivos de todos os fatos relacionados à prestação de serviços ao consumidor certo. Uma pesquisa profunda antes do evento poderá ajudar a responder algumas perguntas: –O evento tem um propósito útil? –As pessoas irão interessar? –As pessoas irão comparecer e/ou participar? –Será viável financeiramente? –Terá uma recepção favorável por parte da comunidade empresarial? –E por parte da mídia? –Será adequado ao público alvo? 6 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação

7 Essas informações gerais, com auxílio de detalhes mais específicos, irão ajudar a decidir se o evento é relevante, interessante e viável. Nenhum evento deve prosseguir sem algum tipo de pesquisa de mercado, e a complexidade do evento irá determinar a quantidade e o tipo de tais pesquisas. O custo da pesquisa deve ser avaliado, e as informações existentes devem ser verificadas para conhecer o que já está disponível. Pesquisa de mercado 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação7

8 A pesquisa de mercado pode auxiliar a reduzir a incerteza e, portanto, o risco de falha. Além disso, pode contribuir para planejar uma estratégia de marketing eficaz e para analisar suas possibilidades de sucesso. A pesquisa eficaz deve seguir as seguintes diretrizes: –Elabore objetivos muito claros. –Construa um plano viável me termos de custos, sobre a melhor forma de garantir a informação relevante. –Declare como o plano será implementado. –Explique quais planos serão necessários para analisar o processo e a informação. Pesquisa de mercado 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação8

9 A análise situacional – passada, presente e futura – é fundamental para qualquer projeto de marketing, e para a forma como o empreendimento irá se adequar a ela. Esse tipo de análise é mais bem desenvolvido pelos métodos SWOT: Strengths (pontos fortes) Os pontos fortes internos da organização Weaknesses (pontos fracos) Os pontos fracos internos da organização Opportunities (oportunidades) As oportunidades externas que possam surgir Threats (ameaças) As ameaças externas enfrentadas pela organização Análise SWOT 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação9

10 A análise SWOT também é conhecida como FOFA FORÇAS OPORTUNIDADES FRAQUEZAS AMEAÇAS Análise SWOT 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação10

11 Pontos fortes –Capacidade da equipa –Conhecimento especializado e experiência –Reputação do local –Apoio político –Entusiasmo e compromisso Pontos fracos –Estrutura de transportes de má qualidade –Recursos financeiros limitados –Imagem pública negativa –Falta de qualificação geral para o gerenciamento Análise SWOT 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação11

12 Oportunidades –Aumento da divulgação entre o público –Desenvolvimento de parcerias –Retornos financeiros –Mudança de atitudes –Oferta de novas possibilidades Ameaças –Falta de apoio comercial –Concorrência de promoções semelhantes –Tendências econômicas –Mudanças nas prioridades de financiamentos Análise SWOT 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação12

13 Para que qualquer tipo de marketing funcione, seu alvo deve estar muito claro. No caso de eventos, os alvos podem ser diferentes em função de aspectos distintos. A pesquisa de mercado e a utilização cuidadosa do conhecimento prévio irão identificar os grupos certos para eventos específicos. O próximo passo é certificar- se das necessidades de cada grupo e elaborar um plano para atendê-los. Público Alvo 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação13

14 ALLEN, Johnny et al. Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Elsevier, Referências 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação14


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