A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Sistemas de Informação Empresariais Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Sistemas de Informação Empresariais Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães."— Transcrição da apresentação:

1 Os Sistemas de Informação Empresariais Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

2 Decisões gerenciais x Informações Os executivos das empresas, sobretudo os profissionais de marketing, deparam frequentemente com situações adversas em um ambiente altamente competitivo, no qual precisam tomar suas decisões rapidamente, e, na maioria das vezes, são obrigados a decidir com base em sua própria experiência. Isso decorre especialmente por não disporem de informações adequadas e pontuais, como também às vezes não estão amparados por uma metodologia específica para coletá-las e processá-las de forma confiável. (CHIUSOLI e IKEDA, 2010) 2 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação

3 Cenário atual e futuro intensa competição –Ambiente de marketing em processos de mudanças profundas e rápidas; –Aumento da exigência do mercado consumidor; –Aumento do fluxo de informações; –Intensa competição Valorização do conhecimento e da informação vantagens competitivas –Antecipar-se ao quadro de mudanças. Competitividade x Informações 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação3 (CHIUSOLI e IKEDA, 2010)

4 Para sobreviverem nesse ambiente competitivo, as empresas devem almejar o desenvolvimento dos processos de sistematização e a organização do fluxo de informações internas e externas a organização, para que os gerentes de marketing possam mais habilmente tomar suas decisões. –Controle do fluxo de informações decisões em tempo real Competitividade x Informações 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação4 (CHIUSOLI e IKEDA, 2010)

5 Existem no mercado inúmeras fontes de dados e informações disponíveis ao gestor de marketing, derivadas de livros técnicos e acadêmicos, relatórios anuais, mídia impressa, equipe de vendas, associações, equipe de assistência técnica, assessoria jurídica, funcionário, amigo, consultores, pesquisa de marketing, "boatos" e outras fontes –Coleta constante, padronizada, relatórios de rotina. Informações disponíveis (?) 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação5 (CHIUSOLI e IKEDA, 2010)

6 Informações indispensáveis para um planejamento de marketing: –Desejos e necessidades do consumidor –Ações dos concorrentes –Evolução do mercado –Capacitações e recursos disponíveis da empresa –Evolução das vendas e lucros da empresa –Comportamento das variáveis ambientais e outros. Somente com base em informações sólidas desse tipo é possível avaliar corretamente os riscos e as consequências das inúmeras linhas de ação e assim escolher aquela que melhor se molda as condições da empresa na ocasião. Informações necessárias 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação6 (CHIUSOLI e IKEDA, 2010)

7 Evidencia-se assim a importância do sistema de informação de marketing, que faz parte do sistema de informação gerencial da empresa, considerado como um subsistema, que tem a atribuição de avaliar as necessidades de informação da gerencia, obter as informações necessárias e distribuir essas informações de maneira oportuna para melhorar a eficácia da tomada de decisão. SIM – Sistema de Informação de Marketing 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação7 (CHIUSOLI e IKEDA, 2010)

8 Um Sistema de Informação de Marketing é uma forma organizada e planejada de proporcionar informações embasadas e frequentes para que possam ser tomadas as providências necessárias para solucionar possíveis problemas ou aproveitar oportunidades de mercado. O SIM e a pesquisa de mercado são meios eficientes para alcançar sucesso nas decisões a serem tomadas. –Junção dos dois métodos. SIM – Sistema de Informação de Marketing 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação8 (LAS CASAS & GARCIA, 2007)

9 SIM – Sistema de Informação de Marketing 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação9 (LAS CASAS & GARCIA, 2007)

10 Gestão da Informação Compreende o uso de um conjunto de ferramentas para transformar a informação em conhecimento/inteligência. É o processo do entendimento da informação no seu contexto específico, de modo que ela seja organizada de tal forma que possa adquirir valor agregado para seu uso por aqueles que dela precisam no seu respectivo e específico contexto. Gestão da Informação e do Conhecimento 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação10 (AMARAL, 2007)

11 Inteligência É a propriedade emergente da informação e do conhecimento, obtidos a partir de sua observação, análise e entendimento. Inteligência competitiva Programa sistemático e ético de reunir, analisar e gerenciar informação externa, que pode afetar os planos, as decisões e as operações de uma organização. Gestão da Informação e do Conhecimento 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação11 (AMARAL, 2007)

12 Inteligência competitiva Gestão da Informação e do Conhecimento 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação12 (AMARAL, 2007) Ciclo de inteligência Processo de gestão de informação e do conhecimento Sistema útil às organizações e ao país, interado em sua cultura e em seus cenários voltados ao futuro

13 A gestão da informação e do conhecimento orientada para marketing aliada à aplicação de diversas técnicas de análise ambiental, fatores críticos de sucesso e outras podem contribuir para alcançar a inteligência organizacional e competitiva. Gestão da Informação e do Conhecimento 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação13 (AMARAL, 2007)

14 Inteligência de mercado Conjunto de conhecimentos que as organizações armazenam e nos quais se baseiam para entender a lógica pela qual o mercado se movimenta, de modo a tomar partido destes conhecimentos na conquista do mercado. –Só é considerada inteligência de mercado se for um diferencial de informação em relação aos concorrentes. –Deve ser utilizada no momento apropriado – senso de oportunidade. Transformar em ação efetiva as informações Gestão da Informação e do Conhecimento 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação14 (AMARAL, 2007)

15 AMARAL, Sueli Angelica do (org.). Marketing na Ciência da Informação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, CHIUSOLI, Cláudio Luiz; IKEDA, Ana Akemi. Sistema de informação de marketing (SIM): ferramenta de apoio com aplicações à gestão empresarial. São Paulo: Atlas, LAS CASAS, Alexandre Luzzi; GARCIA, Maia Tereza (orgs.). Informação em marketing: utilização da tecnologia de informação como diferencial em estratégias de marketing. São Paulo: Novatec Editora, Referências 2 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação15


Carregar ppt "Os Sistemas de Informação Empresariais Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google