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1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO VANTAGENS COMPETITIVAS Profissionais competem Empresas competem Prof. Mauri C. Soares Empregos Recursos Promoções Com outras.

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1 1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO VANTAGENS COMPETITIVAS Profissionais competem Empresas competem Prof. Mauri C. Soares Empregos Recursos Promoções Com outras empresas: Por contratos Clientes e consumidores

2 2 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO VANTAGENS COMPETITIVAS DA ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO QUALIDADE CUSTO INOVAÇÃO VELOCIDADE

3 3 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO VANTAGENS COMPETITIVAS Competitividade em Custo –Uma empresa gera produtos (bens e serviços) a preços que o consumidor esteja disposto a pagar. –Manter os custos da empresa de forma equilibrada para que se possa vender seus produtos a preço justo, cobrindo custos e realizando lucros; isso é sinônimo de competitividade. –Ser eficiente em custo significa atingir os objetivos da empresa utilizando de forma inteligente os recursos disponíveis e eliminando as perdas. –Ex. Custos: Dinheiro gasto (insumos e processo de transformação) Matéria-Prima, equipamentos, capital, fabricação, marketing, entrega, mão-de-obra

4 4 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO VANTAGENS COMPETITIVAS Qualidade Atratividade Ausência de defeitos Confiabilidade Segurança de longo prazo. Qualidade é fazer o trabalho do modo certo e atingir ou superar as expectativas do consumidor. Empresas que não oferecem qualidade aos produtos tendem a desaparecer do mercado devido ao grau de exigência dos consumidores.

5 5 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO VANTAGENS COMPETITIVAS Velocidade A organização deve responder às necessidades do mercado rapidamente. Lançamento de novos produtos antes da concorrência. Entregar rapidamente as encomendas dos clientes. Atender rapidamente às solicitações de serviços ao cliente. Se você é veloz e consegue atender a esses requisitos de mercado você é competitivo, caso contrário seu concorrente agradecerá. Ex.: Setor da Moda e as cópias. Setor Tecnologia Informação – pirataria

6 6 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO VANTAGENS COMPETITIVAS Inovação É a habilidade de criar novos bens e novos serviços que os consumidores valorizam. A inovação eficaz resulta em produtos competitivos com base em custo e qualidade. Práticas de Gerenciamento inovador determinam se a empresa está à frente ou atrás de sua concorrência. Ex.: Administração participativa (novas ferramentas) Uma empresa deve adaptar-se às mudanças nas demandas de consumo e às novas fontes de competição.

7 7 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO VANTAGENS COMPETITIVAS É bom lembrar três pontos-chaves sobre essas fontes de vantagem competitiva: Elas representam os resultados cruciais que uma empresa e seus dirigentes devem atingir. Cada um deles será diretamente afetado pelas decisões e ações dos dirigentes e pelas decisões e ações de outras pessoas com quem eles trabalham. É o modo como se administra que determina quão bem os dirigentes e seus funcionários obtêm vantagem competitiva e distribuem resultados valorizados.

8 8 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Bibliografia: Bateman, Thomas S.- Administração: construindo vantagem competitiva – São Paulo: Atlas, 1998 Capítulo 01 – Págs 35-36


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