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ESTRATÉGIAS DE MARKETING Estratégias para atingir objetivos com Eficácia PROF. Ms. Ricardo Moreira.

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1 ESTRATÉGIAS DE MARKETING Estratégias para atingir objetivos com Eficácia PROF. Ms. Ricardo Moreira

2 MARKETING É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

3 O Novo Conceito de Marketing É o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.

4 ESTRATÉGIAS Estratégia é a definição de como os recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Estratégia é a definição de como os recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Considera-se que apenas fazer o que outros fazem, não é propriamente ter uma estratégia. Está implícito no conceito que, para ter uma estratégia, precisamos atuar de forma diferente, com inteligência e planejamento.

5 Estudo detalhado do mercado, visando adequar produtos, serviços, recursos disponíveis a satisfação do consumidor Estudo detalhado do mercado, visando adequar produtos, serviços, recursos disponíveis a satisfação do consumidor. ESTRATÉGIAS DE MARKETING

6 A estratégia começa com uma visão de futuro para a empresa e implica na definição clara de seu campo de atuação, na habilidade de previsão de possíveis reações às ações empreendidas e no direcionamento que a levará ao crescimento

7 Planejamento Marketing Engloba desde a definição do negócio, sua missão, seus objetivos e variáveis do processo. Processo de análises do ambiente, a determinação de objetivos com seus respectivos indicadores de acompanhamento e a formulação das estratégias correspondentes para alcançá-los.

8 Estratégias Controle Resultados Esperados Planejamento

9 Plano de Marketing Composto de Marketing (Marketing MIX) Marketing Direto Ferramentas do Marketing Marketing de Relacionamento (ou Social) Pesquisa Mercadológica Identificando Necessidades Estudo dos 4 Ps

10 Composto de Marketing Trata-se do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. Produto Preço Ponto de Venda Promoções

11 Marketing Direto Consiste em uma ação de marketing, onde são ativadas as ferramentas de mídia, visando gerar respostas imediatas junto ao mercado Demanda Ação Mídias

12 Ferramentas do Marketing São ferramentas utilizadas com o objetivo de divulgar a imagem de um produto, um serviço e/ou uma idéia Propaganda Publicidade Merchandising Propaganda Publicidade Merchandising Forma de Venda Valores agregados Diferenciais...

13 Marketing de Relacionamento Criar Vínculos de Relacionamento com clientes é uma estratégia muito utilizada para travar um maior conhecimento da demanda (Desejos & Necessidades) e desenvolver técnicas para a personalização da oferta.

14 Empresas realizam isso prometendo e fornecendo produtos e serviços de alta qualidade a preços justos às outras partes ao longo do tempo. O marketing de relacionamento estabelece sólidas ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes.

15 Data Base Marketing O banco de dados é a memória do novo marketing direto (SHEPARD. 1993, p. 7) O Data base marketing oferece a possibilidade de conhecer e prever o comportamento dos clientes, capturar dados e estabelecer o uso efetivo destes. (BRETZKE, 2000, p.26)

16 O Data Base Marketing consiste em uma ferramenta extremamente eficaz de banco de dados, com arquivos de clientes e recursos para tratar estatisticamente o comportamento do mercado consumidor, e através deste personalizar seus produtos e/ou serviços, como forma de melhor atender e satisfazer.

17 CRM – Customer Relationship Management É um novo modelo de Estratégia, que utiliza a tecnologia de informação e relacionamentos com clientes e fornecedores, como forma de gerenciar o conhecimento e analisar seus resultados de forma contínua.

18 Marketing de Relacionamento Ele reduz o dinheiro e o tempo investidos nas transações, onde, deixam de ser negociadas de tempos em tempos e se tornam rotineiras. O resultado final do marketing de relacionamento é a construção de um patrimônio corporativo singular, denominado rede de marketing.

19 Uma rede de marketing consiste na empresa e naqueles que a apóiam (clientes, funcionários, fornecedores, distribuidores, revendedores, agências de propaganda, entre outros), com que ela construiu relacionamentos profissionais mutuamente compensadores. Cada vez mais, a concorrência não é entre empresas mas entre redes de marketing.

20 Lembre-se da única empresa que se destacou em um mercado de aproximadamente 50 concorrentes. O destaque desta, é fruto da capacidade de gerir, o entusiasmo, a motivação de seus colaboradores e um conseqüente encantamento de seus clientes TER UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING!!!


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