A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Paulo Gonzaga, MSc. Marketing: Introdução GESTÃO DE MARKETING.

Cópias: 1
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Paulo Gonzaga, MSc. Marketing: Introdução GESTÃO DE MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Paulo Gonzaga, MSc. Marketing: Introdução GESTÃO DE MARKETING

2 MARKETING O processo de planejar e executar a concepção, o estabelecimento de preços, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços a fim de criar TROCAS que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

3 MARKETING TROCA Transação voluntária entre uma organização e um cliente, destinada a beneficiar ambos. COMPRADORES ORGANIZACIONAIS Pessoas que compram bens e serviços para empresas, órgãos governamentais e outras instituições. CONSUMIDORES/CLIENTES Pessoas que compram bens e serviços para seu uso próprio ou para presentear pessoas.

4 MARKETING NECESSIDADES Referem-se a bens ou serviços que os consumidores ou compradores organizacionais requerem para sobreviver. DESEJOS Referem-se a bens ou serviços específicos que satisfazem necessidades adicionais que vão além da necessidade de sobrevivência.

5 SATISFAÇÃO DA NECESSIDADE/DESEJO A satisfação das necessidades ou desejos são alcançadas por meio de uma OFERTA DE MARKETING: Alguma combinação de produtos, serviços, informação ou experiências oferecidos a um mercado para satisfazer a necessidade ou o desejo.

6 Produtos Bens oferecidos a um mercado para satisfazer uma NECESSIDADE ou DESEJO. Produtos Bens oferecidos a um mercado para satisfazer uma NECESSIDADE ou DESEJO. Pessoas Lugares Organizações Ideias Informação O QUE SATISFAZ AS NECESSIDADES E DESEJOS DOS CONSUMIDORES? Serviços Atividade ou benefício oferecidos para venda que são essencialmente INTANGÍVEIS e não resultam em propriedade. Serviços Atividade ou benefício oferecidos para venda que são essencialmente INTANGÍVEIS e não resultam em propriedade.

7 Miopia em Marketing Os vendedores prestam muito mais atenção nos produtos específicos que eles oferecem do que nos benefícios e experiências oferecidos por esses produtos. Eles enfatizam os DESEJOS e perdem de vista as NECESSIDADES.

8 DEMANDA NECESSIDADESDESEJOSPODER DE COMPRA ++ = DEMANDA NÚMERO DE UNIDADES VENDIDAS NUM MERCADO DURANTE UM PERÍODO DE TEMPO.

9 MERCADO Conjunto dos compradores atuais e potenciais de um produto/serviço. Essas pessoas compartilham uma necessidade ou um desejo que pode ser satisfeita por meio de relações de TROCA. Essas pessoas têm influências, sentimentos e raciocínios.

10 TIPOS DE MERCADOS Os tipos de mercados surgem em função de papeis e motivos diferenciados dos consumidores. Consumidor; Produtor; Revendedor; Governamental; Internacional.

11 CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A EXISTÊNCIA DE UM MERCADO Que o consumidor perceba a existência de uma necessidade. Que exista pelo menos um produto ou serviço para satisfazê-la. Que exista capacidade de compra.

12 Mercado-Alvo Mercado Alvo Segmento de mercado que a organização se esforça para atender com o composto de marketing.

13 Principais Tipos de Marketing TipoDescriçãoExemplo Produto Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis. Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis. Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas. Marketing destinado a atrair pessoas para lugares. Marketing destinado a criar apoio para ideias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis. Marketing destinado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntários. Estratégias para vender os computadores Infoway. Estratégias da Hertz para alugar carros para viajantes. Estratégias para obter votos para Fernando Henrique Cardoso. Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia. Estratégias para coibir o uso de drogas ilícitas. Estratégias para aumentar o número de associados do fã- clube do Roberto Carlos. Serviço Pessoa Lugar Causa Organização

14 Orientações Tradicionais de Marketing OrientaçãoEnfoqueDescrição Produção Produtos Vendas Clientes Valor para o cliente Produzir bens/serviços; informar os clientes sobre eles; deixar que os clientes venham até você. Produzir bens/serviços; ir até os clientes e levá-los a comprar. Descobrir o que os clientes precisam e desejam; produzir bens/serviços que eles dizem precisar ou desejar; oferecê- los aos clientes. Entender os clientes; concorrentes e ambientes; criar valor para eles; considerar outros públicos (stakeholders). Vendas Marketing Valor

15 Stakeholders em Atividades de Marketing Sociedade em Geral AtividadesOrganizacionais Atividades de Marketing Concor- rentes Fornece- dores Revende- dores Órgãos do Governo Funcio- nários Comunidades locais Grupos de Pressão Financia- dores Proprie- tários Clientes Indivíduos e grupos que podem influenciar decisões de marketing e ser influenciados por elas.

16 MARKETING MACROMARKETING O estudo de processos, atividades, instituições e resultados de marketing no nível da sociedade. MICROMARKETING O estudo de processos e atividades de marketing nos níveis organizacional, de produto ou de marca. DEMARKETING Uma estratégia de marketing usada para reduzir o consumo de um produto.

17 Composto de Marketing/Marketing Mix/Mix de Marketing: os 4 Ps Mercado- Alvo As ferramentas estratégicas que uma empresa utiliza para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos organizacionais. Preço Promoção Praça Produto

18 ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO DE MARKETING O processo de estabelecer metas de marketing para uma organização e planejar, implementar e controlar as estratégias de marketing para alcançá-las. Desenvolver planos e estratégias de marketing; Compreender clientes e mercados; Desenvolver composto de marketing; Implementar e controlar as atividades de marketing.


Carregar ppt "Prof. Paulo Gonzaga, MSc. Marketing: Introdução GESTÃO DE MARKETING."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google