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Marketing em Design 1. Conceituação e objetivos do marketing em design Profª Ms. Angela Maria Ramos.

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1 Marketing em Design 1. Conceituação e objetivos do marketing em design Profª Ms. Angela Maria Ramos

2 O que é Marketing? O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros.

3 Para explicar essa definição, precisamos entender os conceitos centrais do marketing...

4 Principais conceitos de marketing Necessidades, desejos e demandas Produtos E Serviços Troca, Transações e relacionamentos Valor, satisfação e qualidade Mercados

5 O conceito de mercado nos leva ao conceito de marketing: Marketing significa administração de mercados para efetuar trocas e relacionamentos com o propósito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos.

6 Principais participantes e forças em um sistema de marketing moderno Fornecedores Empresa Intermediários de marketing Consumidor Final Concor- rentes

7 Administração de Marketing: É a análise, planejamento, implementação e controle de programas para aplicar o marketing, para que seja alcançado os objetivos organizacionais. Administração da demanda: Análise da demanda para encontrá-la, mudá-la, aumentá-la ou reduzi-la (demarketing).

8 Filosofia de Administração de Marketing Para entender qual é a filosofia que deve conduzir os esforços de marketing, vamos conhecer um pouco da sua história...

9 Conceitos Centrais do Marketing Moderno Século XVIII - Revolução Industrial: baixo poder aquisitivo das pessoas; as indústrias produziam produtos padronizados, de qualidade razoável e com poucas opções de escolha. as empresas não precisavam competir pela preferência do consumidor. orientação era voltada para a produção.

10 Final da década de 20: Preocupação central com a produção e finanças. Final da década de 30: Aumentou a capacidade produtiva das indústrias; Em alguns setores a produção superou a demanda. Setores de monopólio começaram a enfrentar a concorrência. Orientação para as vendas.

11 Consumo continuava um fator relegado a segundo plano. Consumo continuava um fator relegado a segundo plano. Não se sabia que a demanda poderia ser criada. Não se sabia que a demanda poderia ser criada. Quando características e atributos do produto são determinados pelo consumidor, dá-se o nome de utilidade. Quando características e atributos do produto são determinados pelo consumidor, dá-se o nome de utilidade. Utilidade é o conceito dado à satisfação de necessidades e inclui quatro tipos: Utilidade é o conceito dado à satisfação de necessidades e inclui quatro tipos: Utilidade de forma Utilidade de forma Utilidade de tempo Utilidade de tempo Utilidade de lugar Utilidade de lugar Utilidade de posse Utilidade de posse

12 Devido a percepção de que era necessário conhecer mais profundamente o consumidor, nasce em 1950, a orientação do marketing para o mercado.

13 Surge então a definição da Unilever inglesa: Marketing é o planejamento e execução de todos os aspectos de um produto (ou serviço), em função do consumidor, visando sempre maximizar o consumo e minimizar os preços, tudo resultando em lucros contínuos e a longo prazo para a empresa.

14 Atualmente, algumas pessoas questionam se a orientação de marketing é adequada a uma época de deterioração ambiental, escassez de recursos, explosão demográfica, fome e miséria em todo o mundo e serviços sociais negligenciados...

15 Faça uma análise da seguinte crítica: O setor de fast-food oferece um alimento saboroso, mas pouco saudável. Os hambúrgueres têm um alto teor de gordura, e os restaurantes fazem promoções de batatas fritas e tortas – dois produtos com alto teor de amido e gordura. Os produtos são acondicionados em embalagens práticas, o que faz com que se produza muito lixo. Ao satisfazer os desejos dos consumidores, esses restaurantes prejudicam a sua saúde e causam danos ambientais.

16 Situações como essa requerem um novo termo que se aplique a orientação de marketing. Marketing humanista? Marketing ecológico? Surge então a orientação de marketing societal.

17 Cabe a organização: determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo; fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência; preservando ou melhorando o bem-estar do consumidor e da sociedade.

18 Surgiu então a expressão... Marketing Social A criação, implementação e controle de programas calculados para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais e envolvendo considerações de planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing. (Kotler apud Cobra, 1996, p )

19 Como fica então a decisão da Administração de Marketing em relação as Filosofias? Orientação de produção = larga escala Orientação de produto = inovação Orientação de vendas = promoções Orientação de marketing = necessidades e desejos dos consumidores Orientação de marketing societal = necessidades e desejos dos consumidores, mas o bem-estar da sociedade seja mantido

20 O conceito de marketing pode ainda ser aplicado: Indústria (marketing industrial); campanhas eleitorais (marketing político ou eleitoral); produtos e serviços agropecuários (marketing rural); organizações sem fins lucrativos que estão em contato com determinados mercados e deles dependem (marketing de instituições que não visam ao lucro).

21 E a diferença entre marketing e vendas? ConceitoObjetoMeiosObjetivos VendasProdutos Venda e Promoção Lucros decorrentes do volume de vendas Marketing Necessidades dos consumidores Marketing integrado Lucros decorrentes da satisfação do consumidor

22 Desafios do Marketing na atualidade Tecnologias de conexão Computador Informação Comunicação Transporte Conexão com os parceiros de marketing - com os outros departamentos da empresa -Com fornecedores e distribuidores -Por meio de alianças estratégicas Conexão com o mundo ao redor -Globais -Com valores e responsabilidades -ampliadas Conexão com os clientes - De maneira mais seletiva -Para o resto da vida -diretamente

23 Agora, vamos pensar juntos. Como podemos aplicar o marketing na área de design?


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