A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz

2 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing Para Philip Kotler, a função de marketing, mais do que qualquer outra nos negócios é lidar com os clientes. Entender, criar, comunicar e proporcionar ao cliente valor e satisfação constituem a essência do pensamento e da prática do marketing moderno.

3 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing Os dois principais objetivos do marketing são: atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter os clientes atuais, proporcionando-lhes satisfação.

4 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing Para Kotler um conceito muito simples de marketing é a entrega da satisfação para o cliente, em forma de benefícios. Para Cobra: o marketing visa identificar necessidades não atendidas no mercado e a desenvolver produtos ou serviços que supram essas necessidades e que, de alguma maneira ajude o consumidor a realizar desejos de forma a proporcionar a satisfação e o prazer.

5 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing Para melhor entendimento será adotada a seguinte definição: Definimos marketing como um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta, e troca de produtos e valor com os outros (KOTLER; ARMSTRONG, 2003, p. 3).

6 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing A - Processo administrativo: Todo processo que envolve administração ou que pode ser administrado, ou seja, podemos utilizar as funções administrativas Planejamento, Organização, Direção, Controle.

7 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing B - Processo social: Todo processo destinado a promover o bem-estar social. Em marketing o bem estar do cliente. Não esquecer que a sociedade tem movimentos que impactam a forma de consumir.

8 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing C – Necessidades: Necessidades Humanas são estados de carência percebida. Tais necessidades não são criadas pelos profissionais de marketing, mas sim uma parte básica da constituição do Homem.

9 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing Necessidades Primárias: Fisiológicas: alimento, repouso, abrigo, sexo; Segurança: Segurança, proteção contra doença, incerteza, desemprego e roubo; Segundo Abraham Maslow, em sua hierarquia das necessidades, elas podem ser classificadas como:

10 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing Necessidades Secundárias: Sociais: Relacionamento, aceitação, afeição, amizade, compreensão e consideração; Estima: necessidades do ego, orgulho, auto- respeito, progresso, confiança, status, reconhecimento, apreciação, admiração pelos outros; Auto-realização: auto-realização, auto- desenvolvimento, auto-satifação.

11 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing D - Desejos: São moldados pela cultura e características individuais. Também podem ser descritos como objetos que satisfazem as necessidades; Ex. necessidade sede – desejo água (com ou sem gás), coca-cola, cerveja, café, chimarrão, etc. Necessidade fome (comer) – desejo: feijoada, churrasco, cachorro-quente.

12 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing E - Demanda: Desejos por produtos apoiados por uma possibilidade de pagar. Mensuração da procura para comprar produtos e/ou serviços.

13 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing F - Produto: É qualquer coisa que possa ser oferecida ao mercado (consumidores reais ou potenciais), para satisfação de necessidades e desejos. Ex. bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, informações e idéias.

14 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing G - Valor: É a razão entre o que o cliente recebe e o que ele dá, ou seja, é a relação custo x benefícios. São os valores que o cliente ganha comprando e usando o produto em relação aos custos para obtenção desse produto.

15 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing H - Satisfação: É sanar (resolver) as necessidades e desejos do cliente, ou seja, quando o produto fizer jus às expectativas totais do comprador. A satisfação está intimamente ligada com a qualidade.

16 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing I - Qualidade: Em sentido genérico, qualidade pode ser definida como a ausência de defeitos. Porém a qualidade também está ligada a fatores culturais, individuais. As pessoas têm várias concepções de qualidade. O que é qualidade para uma pessoa pode não ser para outra. Ex. automóveis – Fiat ou Ford entre outros.

17 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing J – Troca: É o ato de obter-se algo, dando outra em retribuição.

18 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing Para Kotler e Armstrong Administração de Marketing é definida como a análise, o planejamento, a implementação e o controle destinados a criar, desenvolver e manter trocas de benefício, com compradores-alvo, a fim de atingir objetivos organizacionais.

19 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing Para a American Marketing Association, Administração de Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação, do preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

20 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing Ferramentas: 4 P´s: Produto Preço Praça Promoção: Propaganda e publicidade, Merchandising, Promoção de vendas ou venda pessoal, Marketing direto, Relações Públicas)

21 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos de Marketing Ferramentas de Gestão: Pesquisa de marketing; Planejamento de marketing; Segmentação de mercados; Análise do comportamento do consumidor; Sistemas de informações de marketing; Gestão do relacionamento com o cliente (CRM)


Carregar ppt "Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google