A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing: o que é isto afinal ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing: o que é isto afinal ?"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing: o que é isto afinal ?
Eles fazem tanto marketing daquele jogador. Meu amigo é que faz um bom marketing! Não perde uma venda. Você viu o marketing que fizeram daquele perfume, ontem, na novela das oito?

2 Marketing O que é isto afinal?

3 Marketing: o que é isto afinal ?
Market = mercado

4 Marketing O que você acha que é ?

5 Ferramentas do Marketing
Propaganda Publicidade Venda Promoção no ponto de venda Pré Venda Pós Venda Qualidade no Produto Pesquisa de Mercado Preço Logística Distribuição Treinamento Franquias Internet Marca Layout Atendimento Vitrines Marketing Esportivo Endomarketing Não confundir com Marketing

6 Túnel do tempo ... Revolução Industrial
Século XVIII Depois:Produção em massa, inovações tecnológicas, novas formas de organizar o trabalho. Antes:Fase artesanal, produção por encomenda. No século XX, começaram as concorrências e as necessidades de diferenciação

7 Anos 50 Mudança na forma de relacionamento das empresas com o mercado
As pessoas começaram a ter opções e efetuarem transações. Verificaram que as vendas a qualquer custo não geravam fidelidade

8 Conceitos clássicos Filme: Uma visão de Marketing Flavio Ferrari

9 AMA - American Marketing Association - 2005
Conceitos clássicos É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. AMA - American Marketing Association

10 Dicionário Novo Aurélio
Conceitos clássicos É o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor Dicionário Novo Aurélio

11 Conceitos clássicos “Atividade humana dirigida para satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca”. Philip Kotler (1985:31)

12 Conceitos clássicos “Processo de planejamento e execução desde a execução, apreçamento, promoção e distribuição de idéias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais”. Cobra (1992:33)

13 Conceitos clássicos Marketing é o processo de atrair e manter cliente (público). (Theodore Levitt) Marketing é o processo através do qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas. ( Peter Drucker)

14 Então ... “ Processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros”

15 Conceitos básicos de Marketing
Necessidades Mercados Desejos Marketing Transações Demanda Troca Produto Público

16 O que são as Necessidades e desejos????
Resultam de situações de privação por itens básicos. (Pirâmide de Maslow) Desejos: Formas que as necessidades humana assumem quando são particularizadas por determinada cultura e pela personalidade individual. Homen: Desejo Ilimitado X Recursos Limitado

17 Pirâmide de Maslow... Realização pessoal Reconhecimento, prestigio
(Desenvolvimento pessoal e conquista) Reconhecimento, prestigio (Status) Aceitação social, afeto Moradia, amor, relacionamentos) Segurança (defesa, proteção) Básicas (Comer, respirar, dormir)

18 Troca = Alguma coisa dada X Algo recebido
O que são Trocas ? Troca: “É o ato de obter um objeto desejado dando alguma coisa em retribuição.” É um processo típico do Marketing. Troca = Alguma coisa dada X Algo recebido Característica: Haja no mínimo 2 partes envolvidas. Cada parte tenha algo de valor para a outra parte. Cada parte seja capaz de comunicar e entregar. Cada parte esteja livre para aceitar ou rejeitar o produto. Cada parte acredite ser desejável realizar o negocio com a outra parte.

19 O que são Transações ???? Transações:
“Consiste em uma troca de valores entre duas partes”. Se a troca é o conceito central do Marketing, transação é uma unidade de medida. “Troca de valores”

20 O que são as Demandas e Mercado ????
“Grupo de compradores reais e potenciais de um produto. É o local onde se efetiva as trocas.” Demanda: “São quando os desejos podem ser comprados.” Os consumidores vêem os produtos/serviços como um pacote de benefícios e escolhem os que proporcionam maior beneficio conforme seus desejos e recursos financeiros.

21 O que irá atender as Necessidades e Desejos dos consumidores????
Produtos Qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Informação Pessoas Lugares Organização Experiências Idéias Serviços Atividades ou benefícios (Intangíveis) ofericidos para venda.

22 Sistema de Marketing Simples
Comunicação Indústria (conjunto de vendedores) Produtos / Serviço Mercado Consumidor Final Dinheiro Informações

23 Sistema Moderno de Marketing
Fornecedores Empresa (Profissionais de Marketing) Intermediários de Marketing Mercado Consumidor final Concorrentes

24 Marketing não é enganação!!!!
É uma maneira sistemazida de estudo de mercado com o objetivo de reconhecer as melhores formas de colocar os produtos e serviços em determinado mercado.

25 Quatro Pilares de Marketing
Para que o Marketing e suas atividades possam existir, é necessário a ocorrência de alguns elementos básicos que comporão seu mix. Porém 4 deles são essenciais e sem eles não haverá Marketing. São pilares que o sustentam, dão a sua configuração e determinam seu composto.

26 OS FAMOSOS 4 P’s ... Produto: combinação de bens ou serviços oferecidos aos mercados-alvos com o objetivo de satisfazer as necessidades destes. Preço : soma em dinheiro q o cliente irá pagar para receber o produto Mercado Alvo Promoção: Refere-se às atividades que comunicam os méritos do serviço e convencem os mercados –alvos a adquiri-los. Praça: Inclui tudo o que a organização faz para colocar seus serviços à disposição do cliente-alvo. (Ponto de Venda)

27 Resumindo ... É um processo de atividades organizadas com o objetivo de buscar, manter e satisfazer com um produto ou serviço necessidades e desejos de seus consumidores.

28 Você está exposto ao Marketing em praticamente tudo o que faz
Você está exposto ao Marketing em praticamente tudo o que faz. Contudo, há muito mais sobre o Marketing do que os olhos dos consumidores conseguem ver. Por trás deles, há uma maciça rede de pessoas e atividades que disputam sua atenção e seu dinheiro.

29 Marketing: o que é isto afinal ?
Conhecimento do produto Desenvolvimento de Marcas Desenvolvimento de estratégias Flexibilidade Organização Apresentação do produto Responsabilidade Social Capacidade de improviso Criatividade Agregação de valor


Carregar ppt "Marketing: o que é isto afinal ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google