A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK. Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio como um todo visto do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK. Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio como um todo visto do."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK

2 Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio como um todo visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor... O sucesso da empresa não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor. Peter Drucker

3 Necessidade - estado de privação de alguma satisfação básica. Alimento, vestuário, abrigo, segurança. Desejo - carências por satisfações específicas para atender a necessidades mais profundas. Conceitos fundamentais

4 Embora as necessidades sejam poucas, os desejos são ilimitados Demandas - desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los.

5 O marketing NÃO cria necessidades, nem induz as pessoas a comprarem algo que não desejem. O marketing tem o objetivo de despertar desejos. Produto / Serviço - algo que pode ser oferecido para satisfazer uma necessidade ou um desejo.

6 Valor, Custo e Satisfação - Conceito de valor para o consumidor. Valor é a estimativa do consumidor em relação à capacidade global de satisfação das suas necessidades. Custo = desembolso.

7 Troca, transações, relacionamentos 1) auto-produção 2) coerção 3) mendicância 4) troca - ato de obter um produto/serviço desejado, oferecendo algo em contra-partida.

8 Condições para ocorrer a troca: 1) duas partes envolvidas, 2) cada parte tem algo de valor para oferecer 3) cada parte tem capacidade de comunicar e entregar 4) liberdade para aceitar / rejeitar a oferta 5) cada parte deve ter condição de lidar com a outra

9 Quando a troca se realiza, ocorre uma transação (unidade básica da troca). Há negociação de valor entre as partes. Relacionamentos (CRM).

10 Mercados - todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo. Conceito mercado alvo - target

11 Marketing Processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Kotler, 1998

12 Composto de Marketing Objetivos corporativos X objetivos de marketing. Conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. McCarthy - 4 Ps (produto, preço, ponto de distribuição e promoção).

13 Composto de marketing Produto - oferta tangível da empresa para o mercado, incluindo qualidade, design, características, marca e embalagem. Preço - quantidade de dinheiro que os consumidores têm que pagar pelo produto.

14 Ponto de distribuição - envolve as atividades para tornar o produto acessível e disponível aos consumidores-alvo. Promoção - atividades responsáveis pela comunicação e promoção de seus produtos ao mercado-alvo. Composto de marketing

15 Na fábrica produzimos cosméticos, nas lojas vendemos esperança Charles Revlon

16 PRODUTO l Lei da procura - quanto maior o preço de um bem, menor a sua procura. l Lei da oferta - quanto maior o preço, maior a oferta de um bem. l Ponto de equilíbrio - encontro das curvas de procura e de oferta. l Preço nata - não existem produtos similares. O mercado paga o preço estabelecido. l Preço psicológico - existe concorrência forte - preço um pouco abaixo dos concorrentes.

17 Ponto de distribuição l Merchandising l Identidade visual l Logística e Internet l Delivery l Drive thru

18 PRODUTO l Na fábrica, fazemos cosméticos; nas lojas, vendemos esperança Charles Revlon

19 PRODUTO Quanto à natureza: l Tangíveis / Intangíveis B) Quanto à durabilidade: l Duráveis / Não-duráveis C) Quanto ao tempo de vida: l Perecíveis / Não-perecíveis D) Quanto ao grau de necessidade: l Necessidade (básicos) / De luxo (supérfluos) Conveniência (refrigerantes, chocolates) / de escolha (roupas, carros) e especiais (mat.médico, peças carros)

20 COMPONENTES DO PRODUTO Físicos: l Design l Embalagem (Código de Defesa do Consumidor - peso, medida, CNPJ, validade, instruções de uso) Complementares: l Serviços (delivery, manutenção, call center) l Garantias l Componentes integrantes - marca (nome, designação, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que têm o objetivo de identificar bens ou serviços e diferenciá-los dos concorrentes).

21 COMPONENTES DO PRODUTO A marca pode produzir até 6 significados: l Atributos l Benefícios l Valores l Cultura l Personalidade l Usuário

22 CICLO DE VIDA DO PRODUTO l Pré-natal - importância da pesquisa e do planejamento - participação no mercado, suposições de venda, custos, viabilidade do projeto l Introdução (lançamento) l Crescimento l Pico de vendas l Maturidade (saturação) l Declínio l Rejuvenescimento

23 PROMOÇÃO Objetivos: l vender mais / escoar produção / influenciar o consumidor Campos de atuação: l Promoção junto a vendedores de empresas (concursos, lançamentos, demonstrações) l Promoção junto a revendedores (prêmios, campanhas, bônus) l Promoção junto ao consumidor (liquidação, cupons, ofertas, brindes)

24 O Momento da Verdade Marketing em empresas de saúde X Qualidade

25 A qualidade é lembrada muito depois que o preço foi esquecido Lema da família Gucci


Carregar ppt "MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK. Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio como um todo visto do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google