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Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Marketing para EMPREENDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.

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1 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Marketing para EMPREENDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA

2 O que é Produto

3 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Conjunto de atributos, tangíveis ou não que é ofertado. Produto mercadorias serviços lugares pessoas idéias

4 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Produto características físicas Marca Embalagem Desenho garantia cor reputação do vendedor serviços do vendedor ambiente

5 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Serviço características físicas Marca garantia cor reputação do vendedor ambiente

6 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES o mesmo produto pode se enquadrar nas duas categorias pessoal em residências consumo PRODUTOS produtos empresariais direcionados à revenda uso na produção de outros produtos/serviços

7 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES o que o cliente paga por um produto? PRODUTOS

8 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Classificação dos bens de consumo Bens de conveniência Cliente já conhece o produto e o esforço de pesquisa por menor preço não compensa tem preços individuais baratos. ex: lâmpada, pilhas, aspirina, etc. Foco do produtor: distribuição ampla

9 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Classificação dos bens de consumo Bens de compra comparada Cliente quer comparar a qualidade, preço, estilo, etc.em várias lojas. tem preços individuais relativamente altos. ex: produtos de moda, carros, geladeiras, etc. Foco do produtor: distribuição focada perto dos concorrentes

10 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Classificação dos bens de consumo Bens de especialidade O cliente tem forte identificação/preferência pela marca, e por isso gastam tempo e esforço para localizar o produto. Foco do produtor: distribuição exclusiva Ex: perfumes, roupas feitas sob medida, jóias exclusivas

11 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Classificação dos bens de consumo Bens não procurados Produto novo que o cliente não tem consciência da existência, ou tem consciência mas não quer no momento. Foco do produtor: venda pessoal, esperar o momento de venda. Ex: jazigos, descascador de cebolas elétrico, incinerador de lixo doméstico

12 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Classificação dos bens de consumo - resumo conveniênciaComparação Especialidade exemplos desinfetantetelevisão omega speedmaster moon muito poucoconsiderável o necessário para encontrar muito poucoconsiderável desinfetantetelevisão rolex imediatamenterelativamente longo nãosim não tempo e esforço gasto para efetuar a compra tempo gasto planejando a compra com que rapidez o desejo é satisfeito após seu surgimento O preço e a qualidade são comparados?

13 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Preço Preço= quantidade de dinheiro e/ou outros itens necessária para se adquirir um produto/serviço. mas o que é oferecido ? Produto serviços adicionais outros benefícios

14 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Preço PREÇO ALTO = maior qualidade percebida PREÇO BAIXO = menor qualidade percebida CUSTO TOTAL DE AQUISIÇÃO CUSTO DA MERCADORIA TEMPO GASOLINA ESTACIONAMENTO ETC CUSTO EMOCIONAL

15 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES VALOR VALOR = BENEFÍCIOS PERCEBIDOS PREÇO

16 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES OBJETIVOS DE PREÇO LUCRO: Atingir um retorno-alvo coloca-se um markup ex: padarias, e empresas líderes de mercado Maximizar lucros: objetivo de preço de ganhar o máximo possível, estratégia adotadas por empresas que detém produtos exclusivos.

17 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES OBJETIVOS DE PREÇO VENDAS: Aumentar o volume de vendas: para atingir um crescimento rápido ou para desencorajar outras empresas a entrarem no mercado. Manter ou Aumentar a Parcela de Mercado:

18 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES OBJETIVOS DE PREÇO STATUS QUO: Objetivo de manter a situação atual da empresa: estabilização do preço

19 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES FATORES QUE INFLUENCIAM A DETERMINAÇÃO DO PREÇO Preço atual de mercado: vale para produtos com similares Demanda estimada: quanto os clientes estão dispostos a comprar em cada faixa de preço. Reações da concorrência: monitorando os preços dos concorrentes a empresa define seus preços.

20 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES FATORES QUE INFLUENCIAM A DETERMINAÇÃO DO PREÇO Outros Elementos do Mix de Marketing: produto: novo, estabelecido, o usado pode ser utilizado na troca por um novo, ele utiliza insumos para poder funcionar ? etc. Canais de distribuição: tipo de loja ou local onde o produto será vendido Promoção: o investimento em comunicação pode influenciar na decisão do preço.

21 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES FATORES QUE INFLUENCIAM A DETERMINAÇÃO DO PREÇO Custo do produto

22 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Preço específico de venda Custo total mais um lucro desejado mais simples não considera flutuações de demanda muito utilizado por intermediários EX: produto tem um custo de R$18,00 e a empresa deseja um lucro sobre o preço final de 10% portanto vende o produto por R$20,00 (imaginando uma situação sem impostos)

23 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Preço específico de venda Análise marginal: considera apenas o custo variável de produção. Estratégia usada por companhias aéreas

24 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Preço específico de venda Preço para alcançar a concorrência: Parte do preço final do consumidor que é praticado e retira as margens dos intermediários e chega ao preço final. A partir deste preço final se determina um CUSTO-ALVO.

25 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Preço específico de venda considerando o ponto de equilíbrio: O ponto de equilíbrio se obtém quando os custos fixos+os variáveis obtidos por um lote de vendas são cobertos pela receita total destas vendas. Volume do PE= custo fixo preço - Cvariável

26 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Preço específico de venda Preços abaixo dos concorrentes: Busca a vantagem de se ter um preço melhor que os concorrentes e com isso ganhar mercado.

27 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Preço específico de venda Preços acima dos concorrentes Quando uma empresa define seus preços acima dos demais concorrentes, seja por prestígio, marca ou outro diferencial.

28 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES Preço específico de venda Determinação de preço baseada em custo Determinação de preço baseada em valor produtocustopre ç ovalor clientes produto custo pre ç ovalorclientes

29 Prof: MEROFA MKT P EMPREENDEDORES TRABALHO DEFINA O PREÇO PARA SEU PRODUTO/SERVIÇO.


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