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Gerenciando o marketing

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Apresentação em tema: "Gerenciando o marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciando o marketing
Empreendedorismo – Idalberto Chiavenato cap 11

2 Marketing Está voltado completamente para o mercado e para o cliente.
Função = fazer com que os produtos/ serviços da empresa cheguem da melhor forma possível ao consumidor final É o conjunto de ações destinada a criar produtos e serviços e colocá-los à disposição do mercado no local, tempo e volume adequados.

3 4 P’s Produto Promoção Preço Place – distribuição/ localização

4 Produto/ serviço Variedade e mercadoria Seleção de produtos Serviços a oferecer Desenho da loja atmosfera Local / distribuição Localização da loja Localização da marca Entrega Canais de suprimento

5 Promoção Propaganda Grau de venda pessoal Publicidade Promoção de vendas Preço Níveis de preço Planos de crediário oferecidos Cartões de crédito aceitos Markdown dos itens de vendas

6 CONSUMIDOR Localização Preço Produto Promoção

7 Composto mercadológico
Produto/serviço – criação, desenvolvimento, adequação Marca- identificação, caracterização do produto Embalagem – criação, desenvolvimento, armazenamento, transporte Preço – de acordo com o mercado, concorrente

8 Pesquisa de mercado – consumidor e concorrência
Propaganda – divulgação Venda Promoção Distribuição Atendimento ao cliente

9 No contexto do empreendedorismo
Criar, inovar para ser ímpar, garantir o sucesso do empreendimento. Atendimento ao cliente Satisfação do cliente Qualidade Preço Imagem Disponibilidade no mercado Durabilidade Facilidade e uso

10 Pós-venda Comunicação com o cliente Marca Diferencial em relação aos concorrentes Clareza e seriedade nas negociações Responsabilidade social da empresa Ética profissional

11 Cadeia de clientes Fornecedores Clientes internos Clientes externos

12 Quem é o meu cliente? Com base no consumidor temos o marketing industrial e o de consumo. Ex. prensas tornos mecânicos matérias-primas roupas serviços bancários cinema alimentos

13 O processo dinâmico de vendas
1- pesquisa de mercado consumidor 2- propaganda 3- venda – a)pessoal b) impessoal c)virtual 4- promoção de vendas

14 5- Canais de distribuição
Produtor consumidor Produtor – representante – consumidor Produtor-represent.- atacadista- consum. Produtor- represe. – atacad. Varejista- consumidor A escolha do canal será determinada pelo preço do produto.

15 6- Merchandising – todos os aspectos relacionados com a apresentação do produto: características, tamanho,nome marca, embalagem, etc 7- Pós venda – pode receber vários nomes: Assistência técnica Atendimento ao consumidor Atendimento ao cliente, etc

16 Fase onde se objetiva monitorar o cliente e sua apreciação do produto.
Nesta fase procura-se identificar falhas no processo e saná-las.

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