A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Marketing Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Marketing Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Marketing Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte

2

3 Fundamentos do Mix de Marketing Os 4 Ps. O que é 4 Ps?

4 4 Ps do Marketing Composto de Marketing (Marketing Mix)

5 Marketing Mix Uma empresa interage com o ambiente externo e interno através do que o Profissional de Marketing define no chamado Composto de Marketing.

6 P - Produto É aquilo que sua empresa faz de melhor para oferecer ao mercado consumidor, podendo ser derivado de um processo natural (exemplo: água), ou ainda ser obtido através de uma transformação, seja com máquinas ou com a força humana (exemplo: uma Caneta).

7 P – Preço Qual o preço ideal para o produto que sua empresa oferece ao mercado? São inúmeros os fatores que podem influenciar direta ou indiretamente na política de preços de uma companhia.

8 P - Praça Podemos entender como Praça os locais e/ou meios pelos quais uma empresa escoa sua produção, sejam produtos e/ou serviços, até seu consumidor final. Uma empresa costuma ter certa dificuldade em entregar e gerenciar todo o processo de distribuição, podendo assim criar os chamados Canais de Distribuição:

9 Promoção de Vendas Geralmente são ações de Marketing que incentivam o consumo mais imediato, normalmente através de ferramentas como: bônus, premiações, brindes, cupons, experimentações, degustações, descontos, amostras grátis, liquidações, concursos, patrocínio de eventos, etc. Usualmente envolvem a participação do Fabricante e seus intermediários até o consumidor final, como os varejistas, por exemplo.

10 Promoção de vendas, propaganda, venda pessoal e marketing direto. Devem-se desenvolver programas de comunicação e promoção e contratar, trinar e motivar administradores de vendas. Variedade do produto, qualidade, design, diferenciação, características, nome da marca, embalagem, tamanhos, assistência técnica, garantias e devoluções Política de preços, descontos por quantidades especiais, condições, prazos de pagamento, condições de pagamento Deve ser estabelecido de forma compatível com o valor percebido da oferta Canais de distribuição, sortimento, locações, estoque e transporte. Devem-se identificar, recrutar e conectar os vários intermediários Para que seus produtos e serviços sejam distribuídos eficientemente ao mercado-alvo. Mercado-alvo Mix de Marketing PRODUTO (a oferta tangível da empresa para o mercado) PREÇO (a quantidade dinheiro que os consumidores tem que pagar pelo produto) PRAÇA (tornar o produto acessível e disponível aos consumidores alvo) PROMOÇÃO (comunicar e promover os produtos ao mercado- alvo) Mix de Marketing

11 O preço difere dos três outros elementos do mix de marketing no sentido em que gera receita; os demais geram custos. O preço difere dos três outros elementos do mix de marketing no sentido em que gera receita; os demais geram custos. Mix de Marketing Philip Kotler

12 Os 4 Ps e os 4 Cs no MIX de MARKETING

13 Cliente (valor do) Como a oferta agrega ao valor do cliente! Custo Qual é o custo total para o cliente (produto, serviços, durabilidade) Comunicação Como estabelecer uma Comunicação com o cliente. Conveniência Como, onde e quando o cliente quer obter a oferta PrPoduto PrPoduto Praça Promoção Preço MERCADO 4 Cs 4Ps EMPRESA Mix de Marketing – 4Cs

14 Valor ao ClienteConveniência ComuniçãoCusto Total O cocktail dos 4 Cs definido estrategicamente significa uma verdadeira Proposta de Valor. Mix de Marketing – 4Cs

15 CONSUMIDOR, SUAS NECESSIDADE E DESEJOS O QUANTO CUSTA PARA O CONSUMIDOR CONVENIÊNCIA PRODUTO PREÇO PRAÇA (DISTRIBUIÇÃO) PROMOÇÃO COMUNICAÇÃO Os 4 P´s versus os 4 C´s Orientação Empresarial por Marketing

16 Atividades 1- O que é o 4Ps de marketing? 2- Como podemos definir marketing? 3-Qual seria o preço ideal de um produto no mercado? 4- Defina o 4Cs de marketing. 5- O que é promoção em marketing?


Carregar ppt "Gestão de Marketing Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google