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A Natureza do Marketing Marketing Marketing É o processo de planejar e executar a concepção, o apreçamento, a promoção e a distribuição de idéias, bens.

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2 A Natureza do Marketing Marketing Marketing É o processo de planejar e executar a concepção, o apreçamento, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.

3 A Natureza do Marketing O CONCEITO DE MARKETINGO CONCEITO DE MARKETING –Para atingir suas metas de maneira eficiente, as empresas atualmente adotam o conceito de Marketing, com as seguintes orientações: ORIENTAÇÃO DO CONSUMIDOR. ORIENTAÇÃO DE METAS. ORIENTAÇÃO DE SISTEMAS.

4 Identificando Mercados-Alvos e Pesquisando o Mix de Marketing: A natureza Oportunista da Pesquisa de Marketing. MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING Mix de Marketing: Fusão singular de estratégias de produto / serviço, apreçamento, promoção, ofertas e distribuição formuladas para atender às necessidades de um grupo específico de consumidores. O Ambiente Externo de Marketing. O Ambiente Externo de Marketing. A Pesquisa de Marketing é o principal meio para se compreender o ambiente externo. A Pesquisa de Marketing é o principal meio para se compreender o ambiente externo. A Natureza do Marketing

5 Fornecedores Empresa (profissionais de marketing ) Concorrentes Intermediários de Marketing Mercado do Consumidor Final Ambiente de Marketing AGENTES E FORÇAS DE UM MODERNO SISTEMA DE MARKETING

6 Principais Tipos de Marketing TipoDescriçãoExemplo Produto Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Marketing destinado a criar apoio para idéias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Marketing destinado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntários Estratégias para vender os computadores Infoway Estratégias da Hertz para alugar carros para viajantes Estratégias para obter votos para FHC Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia Estratégias para coibir o uso de drogas ilícitas Estratégias para aumentar o número de associados do fã- clube do Roberto Carlos Serviço Pessoa Lugar Causa Organização

7 Variedade de produtos Qualidade Design Características Nome da marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Produto Lista de preços Descontos Subsídios Período para pagamento Termos de crédito Canais Cobertura Sortimentos Localização Estoque Transporte Propaganda Venda Pessoal Promoção de vendas Relações Públicas Os Quatro Ps do Mix de Marketing Preço Promoção Praça Consumidores- Alvo Posicionamento Pretendido

8 Características de uma Administração com Orientação Pró-ativa Administração com Orientação Pró-ativaAdministração com Orientação Pró-ativa. –Altera o Mix de Marketing para se encaixar aos novos padrões emergentes nos ambientes econômicos, sociais e competitivos. –Procura continuamente novas oportunidades no mercado em constante transformação, tanto em clientes existentes como com clientes potenciais. –Examina mercados emergentes, como também procura, por meio de um planejamento estratégico, desenvolver uma estratégia de Marketing.

9 O AMBIENTE DE MARKETING A concorrência representa apenas uma das forças no ambiente em que a empresa opera. O ambiente de marketing é constituído de atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com seu mercado-alvo. Inclui: Microambiente: consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes. Macroambiente: consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente.

10 Empresa Clientes Público Fornecedores Concorrentes Intermediários Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes O MICROAMBIENTE

11 Demográfico Tecnológico Cultural Econômico Político Natural Forças sociais maiores que afetam todo o microambiente Forças sociais maiores que afetam todo o microambiente O MACROAMBIENTE

12 MODISMO: é imprevisível, de curta duração e não tem significado social, econômico e político. TENDÊNCIAS: são mais previsíveis e duradouras. Uma Tendência revela como será o futuro. MEGATENDÊNCIAS: são grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente, e nos influenciam por algum tempo. O MACROAMBIENTE

13 O Papel da Pesquisa de marketing na Tomada de decisões.. A Pesquisa de Marketing é a principal ferramenta para explorar novas oportunidades no mercado Faz parte do processo de feedback da inteligência de Marketing

14 O Papel Pró-ativo da Pesquisa de Marketing PRÓ- ATIVAREATIVA Compreender a natureza do sistema de Marketing é uma necessidade para o sucesso da orientação de marketing. Por meio de um conhecimento completo dos fatores que causam impacto no mercado-alvo e no mix de Marketing, a Administração pode ser PRÓ- ATIVA, em vez de REATIVA.

15 Pesquisa Aplicada X Pesquisa Básica Pesquisa Básica Objetivo solucionar um problema específico – uma melhor compreensão do mercado ou o motivo de uma estratégia ou tática ter falhado – uma redução da incerteza. Objetivo expandir as fronteiras do conhecimento, e não solucionar um problema específico. Pesquisa Aplicada

16 Definição da Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing é o planejamento, a oferta, a coleta e a análise de dados relevantes para a Tomada de Decisões de Marketing e para a comunicação dos resultados dessa análise à administração.

17 Tendências que influenciam a Pesquisa de Marketing O esforço inexorável pela Qualidade e a Satisfação do Cliente. A importância de manter os Clientes atuais. Os Gerentes devem compreender o mercado em constante mutação.

18 A importância da Pesquisa de Marketing para a Administração A Pesquisa de Marketing exerce 03(TRÊS) tipos de função: –Descritiva A coleta e a apresentação de fatos. –Diagnóstica Explica dados ou ações. –Prognóstica Especifica o modo de usar as pesquisas descritiva e diagnóstica para prever os resultados de uma decisão de marketing planejada.

19 Decidindo se a Pesquisa de Marketing deve ou não ser conduzida Falta de Recursos. Os resultados da Pesquisa não são úteis. Tempo errado de entrada no mercado. A decisão já foi tomada. Quando os Gerentes não concordam sobre o que precisam saber para tomar uma decisão. Quando as informações para a Tomada de decisões já existem. Quando os custos para a realização da Pesquisa superam os benefícios.

20 Tamanho Margem de Lucro Margem de Lucro do Mercado Pequena Grande PEQUENO GRANDE Os Custos tendem a ser maiores do que os benefícios. Não realizar a Pesquisa de Marketing.. Os benefícios são possivelmente maiores do que os custos. Talvez seja interessante realizar a Pesquisa de Marketing. Os benefícios tendem a ser maiores do que os custos. Talvez seja interessante realizar a Pesquisa de Marketing. Os benefícios são provavelmente maiores do que os custos. Realizar a Pesquisa de Marketing. Decidindo se a Pesquisa de Marketing deve ou não ser conduzida

21 Pesquisa de Marketing: Hoje e no Futuro É difícil dizer precisamente qual será o futuro da pesquisa, mas é seguro afirmar que a Pesquisa de Marketing se expandirá bastante, quantitativamente e qualitativamente.


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