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Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE.

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1 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE Ambiente de Marketing

2 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE O ambiente de marketing de uma empresa consiste em atores e forças que afetam a capacidade de desenvolver e manter relacionamentos bem-sucedidos com seus clientes. O ambiente de marketing oferece tanto oportunidades como ameaças, e as empresas bem-sucedidas sabem que são vitais a observação e adaptação constantes às mudanças do ambiente. Ambiente de Marketing

3 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes: a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos. O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. Ambiente de Marketing

4 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE A tarefa de marketing é atrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfação. No entanto, o sucesso dessa tarefa depende de outros atores do microambiente da empresa: A Empresa; Os Fornecedores; Os Intermediários; Os Clientes; Os Concorrentes; Os Públicos. Ambiente de Marketing O Microambiente das Empresas

5 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa: Ambiente econômico; Ambiente natural; Ambiente político; Ambiente sócio-cultural; Ambiente tecnológico. Ambiente de Marketing O Macroambiente das Empresas

6 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

7 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Comportamento do consumidor são as atividades físicas, mentais e emocionais realizadas na seleção, compra e uso de produtos e serviços para satisfação de necessidades e desejos. Comportamento do Consumidor Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

8 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Comportamento do Consumidor Fatores Culturais Cultura Subcultura Classe social Fatores Sociais Grupos de referência Família Papéis/ posições sociais Fatores Pessoais Idade e estágio de ciclo de vida Ocupação Condições econômicas Estilo de vida Personalidade Fatores Psicológicos Motivação Percepção Aprendizagem Crenças e atitudes COM PRA DOR O comportamento do consumidor pode ser influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

9 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Comportamento do Consumidor Quem Compra? Ocupação Condições econômicas Estilo de Vida Personalidade Estágio do Ciclo de Vida da Família Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

10 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Comportamento do Consumidor Quem Compra? Consumidores levados pelo costume; Consumidores racionais; Consumidores motivados por preço; Consumidores impulsivos; Consumidores emocionais; Consumidores novos. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

11 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Comportamento do Consumidor Quem Compra? As pessoas assumem até 5 papéis na hora de decidir uma compra: 1. Iniciador 2. Influenciador 3. Decisor 4. Comprador 5. Usuário Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

12 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Comportamento do Consumidor Como Compra? Estágios da tomada de decisão 1. Reconhecimento de necessidade 2. Busca de informação 3. Avaliação de alternativas pré-compra 4. Compra 5. Consumo 6. Avaliação de alternativas pós-compra 7. Despojamento ou descarte Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

13 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Comportamento do Consumidor O que Compra? PRODUTOS BENS NÃO-DURÁVEIS Produtos descartáveis de uso freqüente (fósforo, vela, algodão). BENS DURÁVEIS Produtos com vida útil mais longa e cuja compra não é freqüente (aparelhos eletrônicos). SERVIÇOS Alto grau de intangibilidade, geralmente, consumidos no momento da compra (massagem terapêutica, educação). Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

14 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Comportamento do Consumidor O que Compra? Produtos Tangíveis: algo físico (arroz, pilha, carro...) Intangíveis: não palpável (conceitos, idéias...) Duráveis: geladeira, roupas... Não duráveis: sabão, carne... Genéricos: produto físico + principal benefício (sal, aço...) Ampliados: produto genérico + benefícios transporte (intangível) carro (tangível) produto ampliado produto genérico segurança conforto status Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

15 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Comportamento do Consumidor O que Compra? CLASSES DE PRODUTOS Bens de Conveniência Bens básicos de sobrevivência, consumidos com frequência, corriqueiros (jornal, feijão, remédio...), necessita-se de pouco esforço para obtê-los. Bens de Compra Comparada O consumidor exerce maior esforço para a compra, exige comparação de preço e benefício (mobília...) Bens de Uso Especial A compra ocorre com pouca frequência e exige esforço além do comum (jóias, carros novos, imóveis...) Bens de Demanda Negativa O consumidor precisa entender a necessidade de aquisição (seguros de carro, de saúde) Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

16 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Comportamento do Consumidor O que Compra? Serviços. Intangibilidade: mesmo apresentando também atributos tangíveis;. Perecibilidade: muito maior em serviços do que em produtos, por exemplo, uma sessão de cinema;. Inseparabilidade: quem presta o serviço deve necessariamente estar em contato com quem o recebe, não podendo o serviço ser guardado para uso posterior;. Variabilidade: não se sabe exatamente o resultado final, só é possível estimar como será a prestação do serviço;. Qualidade: emitida através de sinais dos benefícios a serem oferecidos (confiabilidade, presteza, empatia, garantia). Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

17 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Comportamento do Consumidor Por que Compra? Objetivos dos compradores industriais obtenção de lucro! Objetivos do compradores individuais satisfação de necessidades! Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago


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