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1 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: O QUE É? ATIVIDADES COGNITIVAS, AFETIVAS E COMPORTAMENTAIS QUE OS CONSUMIDORES DESENVOLVEM.

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1 1 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: O QUE É? ATIVIDADES COGNITIVAS, AFETIVAS E COMPORTAMENTAIS QUE OS CONSUMIDORES DESENVOLVEM NA PROCURA, SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, UTILIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PRODUTOS E/OU SERVIÇOS, A FIM DE SATISFAZEREM AS SUAS NECESSIDADES.

3 O Comportamento do Consumidor O Comportamento que os Consumidores manifestam na procura, na utilização, na avaliação de produtos ou serviços, que estes esperam vir a satisfazer as suas necessidades. Visa compreender como os indivíduos gastam os seus recursos(Dinheiro, Tempo, Esforço) na compra/utilização de Produtos ou Serviços: - O QUE compram? - PORQUE compram? - COMO compram? - ONDE Compram? - Com que FREQUÊNCIA compram

4 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: O QUE ENVOLVE? CONSUMIDORESMARKETING LOCAIS DE CONSUMO VENDA

5 O Comportamento do Consumidor - A pesquisa na área do Comportamento do Consumidor procura ir o mais longe possível na avaliação dos ELEMENTOS QUALITATIVOS que levam o consumidor a comprar e como este efetua a sua avaliação. Consumer Behavior

6 O Comportamento do Consumidor - AS NOVAS TENDÊNCIAS E A IMPORTÂNCIA PARA O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos; Proteção do ambiente; Proteção do consumidor; Orientação para o Serviço; Crescimento do Marketing Não Lucrativo (Associações) - Marketing Social; Marketing Internacional (Globalização); Marketing Desportivo Marketing Político Exigências Qualidade de de Vida; Animais de estimação; Idosos; Estilo de Vida Contemporâneo Geração Digital (Comércio eletrônico); Consumer Behavior

7 O Comportamento do Consumidor Num ambiente economicamente tão competitivo como o que vivemos atualmente, desenvolver estratégias de marketing direcionadas para o segmento feminino é a forma mais eficaz de aumentar as vendas e os resultados das empresas. As mulheres são o mercado mais lucrativo. 85% das decisões de compra são tomadas pelas mulheres; a grande parte dos cargos comerciais, dos quais dependem as compras das organizações, é ocupada por mulheres; no mercado atual, 70% dos empresários na área de new business são mulheres. Martha Barletta é Presidente do Trendsight Group e autora do bestseller Marketing to Women: How to Understand, Reach and Increase Your Share of the Worlds Largest Market Segment, é uma reconhecida especialista no desenvolvimento de estratégias de marketing visando a captação do segmento feminino.

8 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Psicologia Social Neuro-psicologia Sociologia Antropologia Economia O Comportamento do Consumidor - - uma Visão Genérica

9 O Comportamento do Consumidor - - uma Visão Genérica $ $ Produto Preço Praça Promoção Econômico Tecnológico Político Cultural Processo de decisão de compra Características do consumidor Escolha do Produto Escolha da Marca Escolha do Distribuidor Momento da Compra Quantidade da Compra Caixa preta do consumidor Reações do consumidor Estímulos de Marketing e outros Modelo de comportamento de compra

10 Os níveis de influência no Comportamento do Consumidor

11 Os níveis de influência no Comportamento do Consumidor NívelIndividual Percepção Memória e Aprendizagem Motivação Atitudes Grupos de Pertença Referência Lideres de Opinião Classe Social Estilo de Vida Cultura

12 Os níveis de influência no Comportamento do Consumidor Cultural SocialPessoal Psicológico Cultura Subcultura Classe Social Papeis e Status Família Grupos de Referência MotivaçãoOcupação Idade e estágio do ciclo de vida SituaçãoEconómica Estilo de Vida Personalidade e Autoconceito Aprendizado Crenças e Atitudes Percepção

13 - O Nível Individual A Percepção - a Base do Processo A Memória A Aprendizagem A Atitude A Motivação

14 CARACTERISTICAS DO CONSUMIDOR QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO Duas características são importantes: Habilidade para discriminar entre estímulos; Tendência para generalizar de um estímulo para outro;


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