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Envolventes do Marketing FEPAM - Recife Prof. Wagner Andrade.

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Apresentação em tema: "Envolventes do Marketing FEPAM - Recife Prof. Wagner Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 Envolventes do Marketing FEPAM - Recife Prof. Wagner Andrade

2 Meios Envolventes Demográficos e Econômicos Natalidade Família Populaçao/ Imigração Populaçao/ Imigração Educação Meio Envolvente Demográfico Rendimentos Padrões de consumo Padrões de consumo Meio Envolvente Econômico

3 Meios Envolventes Naturais e Tecnológicos Materias Primas Materias Primas Custos da Energía Custos da Energía Poluição Intervenção Meio Envolvente Natural Meio Envolvente Tecnológico Cambio Oportunidade Pesq. & Des. Melhoramentos Regulaç ã o

4 Meios Envolventes Culturais e Políticos Legislação Opinião pública Meio Envolvente Político Grupos de pressão Grupos de pressão Valores Subculturas Meio Envolvente Cultural Tendências

5 Modelos de Comportamento do Consumidor Buyers Black Box Escolha do produto Escolha da marca Escolha do fornecedor Timing da compra Quantidade de compra Escolha do produto Escolha da marca Escolha do fornecedor Timing da compra Quantidade de compra Respostas do Comprador Características do Comprador Características do Comprador Processo de Decisão do Comprador Marketing: Produto Preço Distribuição Promoçao Estímulos Outros: Econômicos Tecnológicos Políticos Culturais Caixa Preta do Comprador

6 Influencias sobre os Consumidores Culturais Cultura Subcultura Clase Social Culturais Cultura Subcultura Clase Social Sociais Grupos de Referencia Família Roles & Status Sociais Grupos de Referencia Família Roles & Status Personais Idade & Ciclo de Vida Profiss ã o & Econômicos Estilo de Vida & Personalidade Personais Idade & Ciclo de Vida Profiss ã o & Econômicos Estilo de Vida & Personalidade Psicológicos Motivaçao Percepç ã o/Apredizagem Crenças & Atitudes Psicológicos Motivaçao Percepç ã o/Apredizagem Crenças & Atitudes Comprador

7 Hierarquia de Necessidades de Maslow Fisiológicas De Segurança Sociais De Prestigio De Auto- reali- zação

8 O Processo de Decisão do Comprador Reconhecimento da Necessidade Reconhecimento da Necessidade Etapas no Processo de Decisão do Comprador Procura de Informação Procura de Informação Validação das Altenativas Validação das Altenativas Decisão de Compra Decisão de Compra Conduta Pos-compra Conduta Pos-compra

9 Diferenças mais importantes Estrutura do Mercado e da Procura Estrutura do Mercado e da Procura Diferenças entre os mercados de consumidores finais e os mercados de organizaçaões Diferenças entre os mercados de consumidores finais e os mercados de organizaçaões Natureza da Unidade de Compra Natureza da Unidade de Compra Tipos de Decisões Tipos de Decisões O Processo de Decisão O Processo de Decisão

10 Influencias Principais Dos Meios Envolventes Nível de Procura Primaria Panorama Econômico Custos Monetarios Condiç õ es de Fornecimento Tecnología Regulamentos Competiç ã o Dos Meios Envolventes Nível de Procura Primaria Panorama Econômico Custos Monetarios Condiç õ es de Fornecimento Tecnología Regulamentos Competiç ã o Organizacionais Objetivos Políticas Procedimentos Estrutura Organizacional Sistemas Organizacionais Objetivos Políticas Procedimentos Estrutura Organizacional Sistemas Interpersonais Autoridade Status Empatía Persuas ã o Interpersonais Autoridade Status Empatía Persuas ã o Individuais Idade Educaç ã o Posiç ã o Personalidade Atitude vs. risco Individuais Idade Educaç ã o Posiç ã o Personalidade Atitude vs. risco Comprador Organizacional

11 Etapas no Processo de Compra da Organização 8. Revisão do Desempenho 7. Especificação do Processo de Entrega 6. Selecção do Fornecedor 5. Solicitação de Propostas 4. Pesquisa sobre Fornecedores 3. Especificação do Produto 2. Descrição geral da Necessidade 1. Reconhecimento do Problema


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