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Comportamento do Consumidor Marketing. Modelo de Processo de Compra do Consumidor Figura 6.1 Avaliação pós-compra Reconhecimento da necessidade Busca.

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Apresentação em tema: "Comportamento do Consumidor Marketing. Modelo de Processo de Compra do Consumidor Figura 6.1 Avaliação pós-compra Reconhecimento da necessidade Busca."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento do Consumidor Marketing

2 Modelo de Processo de Compra do Consumidor Figura 6.1 Avaliação pós-compra Reconhecimento da necessidade Busca de Informações Avaliação de alternativas Decisão de compra Processo de Compra do Consumidor Influências Situacionais Influências Sociais Influências de Marketing

3 Comportamento do Consumidor Estímulos de Marketing Outros Estímulos Caract. do Comprador Processo de Decisão Decisões do Comprador Produto Preço PDV Promoção Econômicos Tecnológicos Políticos Culturais Sociais Pessoais Psicológicos Reconhecimento do problema Busca de soluções Avaliação Decisão Comportamento pós-compra Escolha do produto Escolha da marca Escolha do revendedor Época de Compra Quantidade

4 Figura 6.2 Slide 6-2 Hierarquia de Necessidades de Maslow Férias, cursos universitários, organizações de caridade Necessidades sociais Amizade, amor, associação Necessidades de auto-estima Status, respeito Marcas de prestígio Títulos de sócios em clubes, cartões de agradecimento Fechaduras, seguros Farinha, feijão, água encanada Necessidades de segurança Segurança física e financeira Necessidades fisiológicas (básicas) Comida, água, descanso, sexo, ar Necessidades de auto- realização, auto-satisfação Necessidades Produtos

5 Slide 6-3 Buscando Informações Internas Fontes de Informações Informações Grupo MarketingPúblicas Experimentais

6 Slide 6-4 Avaliando Alternativas Atitudes Avaliando Alternativas Critério Subjetivo Critério Objetivo

7 Slide 6-5 Decisão de Compra Avaliando Alternativas Decisão de Compra Opção pela Compra no futuro Opção por não comprar Compra Instantânea

8 Slide 6-6 Avaliando a Compra Figura 6.4 Insatisfação Baixo Valor Reconhecimento de Necessidade Busca de Informação, etc.. Satisfação Alto Valor Lealdade Relacionamento a a Longo Prazo Como as percepções de valor podem influenciar o comportamento pós-compra

9 Características de Três Tipos de Tomada de Decisões dos Consumidores Tabela 6.1 Tipo de decisão Rotineira Envolvimento do Consumidor com a compra Limitada Extensiva Poucas opções de marcas, vendedores e características de produtos avaliados Características do conjunto considerado Fontes de informações consultadas Tempo investido Várias marcas, vendedores e características de produtos avaliados Muitas marcas, vendedores e características de produto avaliados baixo Moderado Alto Internas Internas e algumas externas Algumas internas e muitas externas O mínimo possível Pouco Muito

10 Influências sobre o Comportamento do Consumidor: Influências Sociais Influências Sociais CulturaSubculturaClasse SocialGrupos de ReferênciaFamília Influências de Marketing ProdutoPreçoPraça (distribuição)Promoção Influências situacionais Ambiente físicoAmbiente socialTempoTarefaCondições momentâneas Processo de Compra do Consumidor

11 Slide 6-9 Influências sobre o Comportamento do Consumidor: Influências de Marketing Influências Sociais CulturaSubculturaClasse SocialGrupos de ReferênciaFamília Influências de Marketing ProdutoPreçoPraça (distribuição)Promoção Influências situacionais Ambiente físicoAmbiente socialTempoTarefaCondições momentâneas Processo de Compra do Consumidor

12 Slide 6-10 Influências sobre o Comportamento do Consumidor:Influências Situacionais Influências Sociais CulturaSubculturaClasse SocialGrupos de ReferênciaFamília Influências de Marketing ProdutoPreçoPraça (distribuição)Promoção Influências situacionais Ambiente físicoAmbiente socialTempoTarefaCondições momentâneas Processo de Compra do Consumidor

13 O Processo de Compra Papéis assumidos no Processo: IniciadorIniciador - Quem tem a idéia ou sugere a compra InfluenciadorInfluenciador - Pessoas cujos pontos de vista ou sugestões influenciam a decisão DecisorDecisor - Pessoa que decide sobre qualquer componente: se deve comprar, o quê, como e onde comprar CompradorComprador - Pessoa que faz a compra UsuárioUsuário - Pessoa que consome ou usa o produto ou serviço


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