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“Administração de Recursos Humanos II”

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Apresentação em tema: "“Administração de Recursos Humanos II”"— Transcrição da apresentação:

1 “Administração de Recursos Humanos II”
Continuação: Benefícios sociais Assunto: política salarial Assunto: Relação com empregados

2 Teoria de Maslow Todos tem necessidades. Com raras exceções, um ser humano não trará resultados para a organização se não estiver motivado para tanto. Segundo esta teoria as pessoas são dirigidas por necessidades que vão das menos para as mais urgentes, sendo um processo contínuo e cíclico. AUTO-REALIZAÇÃO Auto-Realização (Experiências Enriquecedoras) Hobbies – Viagens – Educação Estima (Prestígio – Status) Carros – Cartões – Clubes Sociais (Amor – Amizade – Aceitação) Vestuários – Acessórios Segurança (Abrigo – Proteção) Seguros – Aposentadorias Fisiológicas (Vestir – Comer – Asseio) Remédios - Alimentos ESTIMA SOCIAIS SEGURANÇA FISIOLÓGICAS

3 ”Tipos de benefícios”

4 Tipos de benefícios sociais
necessidades humanas

5 Benefícios flexíveis Significa a adequação às diferentes necessidades individuais das pessoas, conforme o tempo ALTERNATIVAS PARA FLEXIBILIZAR O PLANO DE BENEFÍCIO: 1 –Benefício-padrão mais benefícios flexíveis 2- Benefícios modulares: refere-se a alternativas de planos de saúde e previdência privada 3- Livre escolha: o valor do benefício é utilizado de acordo à vontade do funcionário

6 VANTAGENS DOS BENEFÍCIOS

7 1- CARGOS = AVALIAÇÃO POR PONTO
POLÍTICA SALARIAL 1- PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS = ANÁLISE INTERNA (CARGOS/PERFIL DO FUNCIONÁRIO) + 2- PESQUISA SALARIAL 1- CARGOS = AVALIAÇÃO POR PONTO 2- PESQUISA SALARIAL: Questionário a ser preenchido pelas empresas participantes; Visitas e consequente troca de informações (entrevista/ reuniões); Reuniões de associações de empresas ou associações de classe; Internet.

8 Questionário de pesquisa salarial

9 Tabulação de dados de uma pesquisa
de salário

10 “Relação com colaboradores”
RELACIONAMENTO ENTRE: ORGANIZAÇÃO E PESSOAS O MUNDO GLOBALIZADO DEMANDA: Habilidade em executar o trabalho Relacionar-se com colegas e superiores Atender ao cliente Focalizar metas e resultados a alcançar Seguir regras da organização PARA ISSO É NECESSÁRIO: a adaptação e integração a organização: cultura, personalidades e estrutura organizacional

11 “Teoria X e teoria Y: a natureza humana

12 “Relação com colaboradores”
O gestor supervisiona o funcionário O funcionário requer atenção e acompanhamento POR QUE? O funcionário enfrenta várias contingências: INTERNAS e EXTERNAS: problemas pessoais, familiares, financeiros, de saúde, problemas com drogas, fumo ou álcool. E A EMPRESA REPRESENTADA NA FIGURA DO GESTOR EXIGE: Desempenho das pessoas

13 “Programa de relações com os colaboradores”
1- COMUNICAÇÕES: comunicar a filosofia da empresa e solicitar dos funcionários sugestões e opiniões sobre o trabalho 2 –COOPERAÇÃO: compartilhar o processo decisório com o objetivo de obter cooperação e comprometimento 3- PROTEÇÃO: refere-se a garantia de bem-estar do ponto de vista físico e psicológico. 4- ASSISTÊNCIA: as pessoas devem sentir apoio e suporte da organização em suas necessidades e expectativas. 5- DISCIPLINA E CONFLITO: a empresa deve ter regras claras para lidar com a disciplina e a resolução de possíveis conflitos.

14 “Programa de relações com os colaboradores”
1- COMUNICAÇÕES E COOPERAÇÃO: PROGRAMA DE SUGESTÕES: *Criação de uma comissão de várias áreas * Recompensar o funcionário PROGRAMAS DE RECONHECIMENTO: Cerimônia Pagamento em dinheiro(gratificação)

15 “Programa de relações com os colaboradores”
PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA: PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO EMPREGADO(PAE) O Problema é resolvido e o funcionário continua no trabalho. Aconselhamento do PAE O problema é resolvido e o funcionário retorna ao trabalho Tratamento Identificar funcionários problemáticos Tratamento é mal sucedido e o funcionário é desligado Funcionário se recusa a buscar ajuda e é desligado se o problema tem impacto negativo sobre o trabalho Árvore de decisões de um PAE: Chiavenato

16 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO EMPREGADO(PAE)
Principais sintomas: 1- Elevado absenteísmo, maior nas 2as e 6as feiras, antes e após feriados; 2- Faltas frequentes; 3- Faltas não justificadas; 4- Atrasos e saídas antecipadas; 5-Má aparência pessoal; 6- Muitos acidentes estranhos no trabalho; 7- Negligências que provocam problemas a outros funcionários; 8- Envolvimentos com a lei, como ,multas no trânsito, embria- guez,etc


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