A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oportunidades de negócio Disciplina- Novos Negócios Prof –Daciane de Oliveira Livro- Boa Ideia! E Agora?; Oficina do Empreendedor(cap. 6);

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oportunidades de negócio Disciplina- Novos Negócios Prof –Daciane de Oliveira Livro- Boa Ideia! E Agora?; Oficina do Empreendedor(cap. 6);"— Transcrição da apresentação:

1 Oportunidades de negócio Disciplina- Novos Negócios Prof –Daciane de Oliveira Livro- Boa Ideia! E Agora?; Oficina do Empreendedor(cap. 6); CONCEITO NECESSIDADES E OPORTUNIDADES TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES OPORTUNIDADES OU ARMADILHAS FONTES DE IDEIAS

2 Oportunidade de negócio OPORTUNIDADE é uma ideia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação. AS IDEIAS =ABSTRAÇÕES OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO= POSSIBILIDADE CONCRETA, VOLTADA A REALIZAÇÃO DA IDEIA NA PRÁTICA. ALGUMAS PESSOAS TÊM MUITAS IDEIAS, MAS NÃO CONSEGUEM PERCEBER OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO. AS IDEIAS DEVEM REPRESENTAR ALGO DIFERENTE E CORRESPONDER A UMA NECESSIDADE NÃO SATISFEITA PELO MERCADO. ISTO SIM, É OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.

3 3 FISIOLÓGICAS SEGURANÇA SOCIAIS RECONHECIMENTO AUTO-REALIZAÇÃO Auto-Realização (Experiências Enriquecedoras) Hobbies – Viagens – Educação Estima (Prestígio – Status) Carros – Cartões – Clubes Sociais (Amor – participação – Aceitação) Vestuários – Acessórios Segurança (Abrigo – Proteção) Seguros – Aposentadorias Fisiológicas (Vestir – Comer – Asseio) Remédios - Alimentos Necessidades e oportunidades Para reconhecer as necessidades na prática empreendedora, é importante utilizar o modelo teórico da pirâmide de Maslow que classificou as necessidades humanas Em 5 níveis:

4 Diante de um tempo de constantes avanços tecnológicos, o ambiente empresarial está sendo obrigado a criar cenários e previsões. OS EMPREENDORES EXPERIENTES –vão montando um quadro próprio de referência. OS EMPREENDEDORES INICIANTES- devem inspirar-se em modelos construídos por profissionais (Popcorn, Naisbitt) Tendências e oportunidades

5 TENDÊNCIASNECESSIDADES/ OPORTUNIDADES Envelhecimento da populaçãoResidências menores, pisos antiderrapantes, serviços em domicílio, alimentos saudáveis, porções menores e turismo da 3a idade Cuidados com a forma físicaAcademias, aparelhos de ginástica, roupas esportivas, dietas Educação permanentePublicações especializadas, internet, serviços de treinamento Aumento da produtividade (enxugamento das empresas) Terceirização dos serviços, trabalho autônomo, empreendedorismo Isolamento socialTelefonia, internet, comércio eletrônico, produtos de segurança.

6 Oportunidades ou armadilhas? Oportunidades armadilhas são situações enganadoras. As duas mais perigosas e traiçoeiras são: A SEDUÇÃO DAS COISAS DA MODA: apresentam-se como oportunidades fantásticas, mas não resistem a passagem do tempo. Para aproveitá-las totalmente é necessários altos investimentos. A SEDUÇÃO DAS COISAS DA MODA: apresentam-se como oportunidades fantásticas, mas não resistem a passagem do tempo. Para aproveitá-las totalmente é necessários altos investimentos. A TENTAÇÃO DE PÔR O LUCRO ANTES DA VOCAÇÃO- se não gostar de um setor, é óbvio que não irá se realizar nele. Portanto, não arrisque. A TENTAÇÃO DE PÔR O LUCRO ANTES DA VOCAÇÃO- se não gostar de um setor, é óbvio que não irá se realizar nele. Portanto, não arrisque.

7 Fontes de Ideias Negócios existentes: as falências podem se transformar em oportunidades; Franquias e patentes; Revistas de Negócios; Universidades e institutos de pesquisa; Feira e exposições Empregos anteriores Consultoria Observação do que se passa em volta, nas ruas Experiência como consumidor, usuário; Tendências do ambiente; Experiências que deram certo em outros lugares;


Carregar ppt "Oportunidades de negócio Disciplina- Novos Negócios Prof –Daciane de Oliveira Livro- Boa Ideia! E Agora?; Oficina do Empreendedor(cap. 6);"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google