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Demanda Turística Número total de pessoas que viajam ou desejam viajar para desfrutar das comodidades turísticas e dos serviços em lugares diferentes daqueles.

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1 Demanda Turística Número total de pessoas que viajam ou desejam viajar para desfrutar das comodidades turísticas e dos serviços em lugares diferentes daqueles de trabalho e de residência habitual (Mathieson e Wall, 1982). DT = f (Pt, Pi, Y, Tc, G ) Pt = preços dos serviços turísticos Pi = preços dos bens e serviços substitutivos do turismo Y = renda do consumidor Tc = taxa de câmbio G = gosto/motivação do consumidor

2 PROCESSO DE CONSUMO TURÍSTICO
Renda disponível Gastos Básicos Renda disponível Alimentação Poupança Consumo livre Vestuário Saúde Habitação Educação Turismo Outros

3 FATORES DETERMINANTES
1. FATORES ECONÔMICOS Nível de renda disponível De acordo com o aumento da renda há uma probabilidade do aumento do consumo de produtos turísticos. Nível dos preços O aumento dos preços em um determinado destino turístico implica a diminuição de sua demanda, que tenderá a continuar gastando com o turismo, mas em outro destino. Política fiscal e controle dos gastos de turismo O aumento da pressão fiscal nos centros emissores provoca a diminuição da renda disponível para viagens de turismo, produzindo a diminuição da demanda por produtos turísticos. Financiamento A possibilidade de financiar as viagens a longo prazo permite ao viajante realizar mais gastos com o turismo e com maior freqüência. Taxas de Câmbio Quando a moeda do centro emissor está fortalecida em relação ao dólar, gera uma demanda deste para os centros receptores onde a moeda local está enfraquecida em relação á moeda americana.

4 FLEXIBILIDADE DA DEMANDA
Em relação à renda disponível Fr = variação na quantidade demandada variação na renda disponível Se Fr > 1 - demanda elástica o aumento da renda implica no aumento proporcional à quantidade demandada Se Fr < 1 - demanda inelástica = rígida A demanda é pouco sensível ao aumento da renda, o aumento do consumo é proporcionalmente menor. Se Fr = 1 – O consumo do turismo aumenta proporcionalmente ao aumento da renda, ou vice-versa.

5 FLEXIBILIDADE DA DEMANDA
Em relação aos preços dos produtos turísticos Fp = variação na quantidade demandada variação nos preços dos produtos Se Fp > 1 - O aumento dos preços implica na redução de maior proporção na quantidade demandada Se Fp < 1 - A demanda é pouco sensível ao aumento dos preços. As quantidades demandadas variam pouco ante as fortes mudanças dos preços. Se Fp = 1 – O consumo do turismo aumenta proporcionalmente ao aumento dos preços, ou vice-versa.

6 FATORES DETERMINANTES
2. FATORES SOCIOCUTURAIS DOS CONSUMIDORES Motivação A decisão pelo consumo de um produto turístico é subjetiva do ponto de vista do consumidor, estando diretamente relacionada à: Sua atitude ao valorizar, positiva ou negativamente, determinados fatores ou objetos Suas percepções Sua personalidade Suas experiências anteriores O risco financeiro na compra de um produto turístico é alto, pois o consumidor adquire um produto intangível, que está distante do seu entorno habitual e que exige um certo planejamento prévio para o consumo.

7 FATORES DETERMINANTES
2. FATORES SOCIOCUTURAIS DOS CONSUMIDORES Condicionantes socioculturais Faixa etária Profissão Tipo de ocupação / emprego Nível de escolaridade Status Tempo de lazer Costumes de épocas de viagens = sazonalidade Crenças ideológicas, religiosas ou políticas Fatores políticos Fatores demográficos Grau de urbanização das áreas emissoras Nível de desemprego Índice de natalidade Índice de envelhecimento

8 PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DA COMPRA DE PRODUTOS TURÍSTICOS
1. Necessidades ou desejos a satisfazer 2. Alternativas existentes para satisfazer as necessidades e desejos 3. Coleta de dados: custos, distâncias, características socioculturais dos centros receptores, situação ´políticas, etc. 4. Composição dos custos 5. Definição concreta do tipo de produto que deseja consumir 6,. Previsão das conseqüências 7. Análise da relação custo-benefício 8. Decisão final 9. Consumo Importante: a imagem do destino turístico existente na mente do consumidor é decisiva durante o processo de tomada de decisão.

9 Perfil Psicográfico do Consumidor do Produto turístico
Plog (1974) Mesocêntricos Semi-alocêntrico Semi-psicocêntrico Psicocêntricos Alocêntricos

10 HIERARQUIA DAS NECESSIDADE HUMANAS
MASLOW 91970) Auto-realização Auto estima Amor Segurança Necessidade fisiológicas

11 REALAÇÃO TEMPO DISPONÍVEL X RENDA DISPONÍVEL
Jovem solteiro Meia idade Terceira idade

12 FATORES DETERMINANTES
3. FATORES ALEATÓRIOS / CONJUNTURAIS Crises políticas Guerras Cataclismos: terremotos, tsunamis, vulcões, etc.


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