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MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.

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1 MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar para atingir os objetivos da organização, e também seus próprios objetivos.

2 MOTIVAÇÃO Sinônimos de motivação em linguagem organizacional. Um incentivo - estímulo externo. Um motivo - estímulo interno. Uma meta - fim do comportamento motivado. Desejo - metas das quais se está consciente.

3 CICLO MOTIVACIONAL Equilíbrio Estímulo ou Incentivo Necessidade Tensão Comportamento ou ação Satisfação

4 MOTIVAÇÃO O IDEAL PARA MOTIVAR AS PESSOAS. Motivo + Incentivo Expectativas Alto Desempenho Realização, progresso, responsabilidade, reconhecimento,salário superior, trabalho interessante, desafios...

5 MOTIVAÇÃO Fatores de motivação Realização Responsabilidade Reconhecimento Progresso Trabalho criativo e desafiador Possibilidade de crescimento no cargo

6 MOTIVAÇÃO Fatores de manutenção da motivação Políticas e administração Qualidade de supervisão Relacionamentos Interpessoais Salário Segurança no cargo Condições de trabalho Benefícios aos empregados Posição do cargo e vida pessoal.

7 TEORIAS DE PROCESSO DE MOTIVAÇÃO TEORIA DA EXPECTATIVA EX PEC TA TI VAS Alto desempenho Pagamento superior e promoção Desempenho médio Aceitação pelo grupo Baixo desempenho Não são elevados os padrões e as expectativas do supervisor

8 TEORIAS DE PROCESSO DE MOTIVAÇÃO Teoria das necessidades de Maslow Baseado na hierarquia das necessidades o ser humano busca motivação para satisfazer as necessidades.

9 A hierarquia das necessidades de Maslow fisiológicas e biológicas segurança e previdência ego e estima. sociais e de participação auto-cumprimento e de auto-realização

10 MOTIVAÇÃO As necessidades humanas básicas: A teoria das relações humanas constatou a existência de certas necessidades humanas fundamentais: Fisiológicas - Biológicas, de Segurança e Previdência; Psicológicas – Sociais e de Participação, Ego e Estima; Auto-realização – Auto-cumprimento. À medida que o ser humano vai crescendo e amadurecendo, vai ultrapassando os estágios mais baixos e desenvolvendo necessidades de níveis mais elevados.

11 MOTIVAÇÃO Necessidades Fisiológicas, Biológicas, Alimentação Necessidades do corpo humano Moradia Vestuário Saúde Movimentação – Ir e Vir em segurança

12 MOTIVAÇÃO Necessidades psicológicas - Sociais e de Participação, Ego e Estima : Necessidade de segurança íntima: autodefesa, proteção ao perigo. Necessidade de participação: de fazer parte, de ter contato humano. Necessidade de autoconfiança: auto-respeito e consideração para consigo mesmo. Necessidade de afeição: dar e receber amor e carinho.

13 MOTIVAÇÃO Necessidades de Auto-Realização: É a síntese de todas as outras necessidades. É o impulso de cada um realizar o seu próprio potencial, de estar em contínuo autodesenvolvimento no sentido mais elevado do termo.

14 TEORIAS DE PROCESSO DE MOTIVAÇÃO Teoria da Manutenção de Motivação de Herzberg. Baseada em paralelo ao conceito da hierarquia das necessidades. Os fatores motivadores estão relacionados aos dois níveis mais altos (estima e auto-realização) e os fatores de manutenção se relacionam às necessidades de nível mais baixo, principalmente às necessidades de segurança.

15 TEORIAS DE PROCESSO DE MOTIVAÇÃO Teoria da realização de Mc Clelland Existe uma correlação positiva entre realização e desempenho e sucesso. As pessoas são orientadas para a realização.

16 Teoria da realização de Mc Clelland Características dessas pessoas è estabelecem metas de realização moderadas e assumem riscos calculados. è Tem forte necessidade de retro-informação sobre o seu desempenho. è Tem perícia em planejamento a longo prazo e possuem capacidade organizacional, tem visão.

17 TEORIAS DE PROCESSO DE MOTIVAÇÃO Teoria do condicionamento inoperante. Lei do efeito de Edward Thorndike O comportamento seguido de conseqüências satisfatórias tende a ser repetido, ao passo que conseqüências insatisfatórias tendem a não repetir-se.

18 TEORIAS DE PROCESSO DE MOTIVAÇÃO Teoria de Porter-Lawler É uma versão da teoria da expectativa da motivação orientada para o futuro, enfatiza as respostas ou conseqüências previstas. A satisfação das pessoas decorre de uma resposta satisfatória com recompensa e isto conduz ao esforço possível.

19 TEORIAS DE PROCESSO DE MOTIVAÇÃO Teoria da eqüidade Também chamada de teoria da INJUSTIÇA As pessoas trazem para o emprego toda uma bagagem e as recompensas em geral são comparáveis. Se a recompensa for menor, nasce a sensação de injustiça.

20 MOTIVAÇÃO Muito mais que meras técnicas. Você pode comprar o tempo de um homem, pode comprar sua presença física em um dado lugar; pode até comprar um número medido de movimentos musculares especializados por hora ou por dia, mas não pode comprar o seu ENTUSIASMO.

21 MOTIVAÇÃO Não pode comprar INICIATIVA, Não pode comprar LEALDADE, Não pode comprar a DEDICAÇÃO DE CORAÇÕES, MENTES E ALMAS. Você precisa ganhar estas coisas. Clarence Francis Presidente do Conselho de Administração da General Foods


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