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CLIMA ORGANIZACIONAL MSc. Adm. Hildecy Ualmira Schwaemmle.

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1 CLIMA ORGANIZACIONAL MSc. Adm. Hildecy Ualmira Schwaemmle

2 O que é clima organizacional ? Algo relacionado à metereologia ? Algo relacionado à metereologia ?

3 O que é clima organizacional ? Algo relacionado às pessoas numa empresa ? Algo relacionado às pessoas numa empresa ?

4 Clima organizacional é: Flávio de Toledo e Benedito Milioni definem: Clima Organizacional é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização. Stanley M. Davis diz que: Clima organizacional é uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização. Clima organizacional é uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização.

5 Clima organizacional é: Warren G. Bennis, diz: Clima Organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização. George H. Litwin diz que, na sua opinião: Clima Organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento. Clima Organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento.

6 Clima organizacional é: A maneira, positiva ou negativa, como os colaboradores, influenciados por fatores internos ou externos à organização, percebem e reagem, num determinado momento, ao conjunto de variáveis e fatores como as políticas, os procedimentos, usos e costumes existentes e praticados pela organização. A maneira, positiva ou negativa, como os colaboradores, influenciados por fatores internos ou externos à organização, percebem e reagem, num determinado momento, ao conjunto de variáveis e fatores como as políticas, os procedimentos, usos e costumes existentes e praticados pela organização.

7 Clima organizacional Está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação. Está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação.

8 PERCEBE INTERPRETA INTERPRETAREAGE

9 Clima organizacional É algo que já existe, vivo e atuante, dentro da empresa, resultante, de fatores internos, das decisões tomadas e da maneira como o pessoal é administrado pelos seus chefes; É algo que já existe, vivo e atuante, dentro da empresa, resultante, de fatores internos, das decisões tomadas e da maneira como o pessoal é administrado pelos seus chefes; atinge o colaborador, diretamente, no que diz respeito à percepção que ele tem da empresa, induzindo-o a determinado comportamento. atinge o colaborador, diretamente, no que diz respeito à percepção que ele tem da empresa, induzindo-o a determinado comportamento.

10 Avaliação de relacionamento funcionário x empresa DESERÇÃOINDIFERENÇA Funcionários mais que satisfeitos, muito comprometidos. Funcionários muito insatisfeitos, não comprometidos. Funcionários satisfeitos AFEIÇÃO

11 Variáveis que afetam o clima Aspectos Pessoais Liderança Comunicação Mudança Motivação Condições de Trabalho CLIMA ORGANIZACIONAL

12 Motivação É fazer uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, trabalhar para atingir os objetivos da organização, e também seus próprios objetivos. É fazer uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, trabalhar para atingir os objetivos da organização, e também seus próprios objetivos.

13 Motivação Muito mais que meras técnicas. Você pode comprar o tempo de um homem, pode comprar sua presença física em um dado lugar; pode até comprar um número medido de movimentos musculares especializados por hora ou por dia, mas não pode comprar o seu ENTUSIASMO PARA O TRABALHO. Você pode comprar o tempo de um homem, pode comprar sua presença física em um dado lugar; pode até comprar um número medido de movimentos musculares especializados por hora ou por dia, mas não pode comprar o seu ENTUSIASMO PARA O TRABALHO.

14 Motivação Não pode comprar INICIATIVA, Não pode comprar LEALDADE, Não pode comprar a DEDICAÇÃO DE CORAÇÕES, MENTES E ALMAS. Você precisa ganhar estas coisas. Você precisa ganhar estas coisas. Clarence Francis Clarence Francis Presidente do Conselho de Administração da General Foods

15 Motivação – o que fazer: Lançar novos desafios, Lançar novos desafios, demonstrar as perspectivas de desenvolvimento profissional e pessoal, demonstrar as perspectivas de desenvolvimento profissional e pessoal, oferecer oportunidades de treinamento, oferecer oportunidades de treinamento, possibilitar o reconhecimento e a valorização, possibilitar o reconhecimento e a valorização, propiciar a integração, propiciar a integração, demonstrar o sentimento de utilidade, demonstrar o sentimento de utilidade, promover a empatia com o estilo de liderança vigente, promover a empatia com o estilo de liderança vigente, garantir o sentimento de justa remuneração, garantir o sentimento de justa remuneração, oferecer segurança, oferecer segurança, propiciar autonomia no desenvolvimento das tarefas. propiciar autonomia no desenvolvimento das tarefas.

16 Motivação Segundo dados obtidos em pesquisas sobre clima, funcionários com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção, enquanto aqueles com altos índices de motivação utilizam 60% dessa capacidade. Segundo dados obtidos em pesquisas sobre clima, funcionários com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção, enquanto aqueles com altos índices de motivação utilizam 60% dessa capacidade.

17 Liderança Tipo de liderança Tipo de liderança Líder voltado para tarefas – metas e objetivos Líder voltado para tarefas – metas e objetivos Líder voltado para pessoas Líder voltado para pessoas Líder organizacional – gerente – sabe equilibrar tarefas e pessoas. Líder organizacional – gerente – sabe equilibrar tarefas e pessoas. Posição hierárquica do líder na organização Posição hierárquica do líder na organização

18 Comunicação É parte integrante da administração porque envolve as pessoas e suas tarefas, mas não deve ser considerada como um fim em si mesma. É parte integrante da administração porque envolve as pessoas e suas tarefas, mas não deve ser considerada como um fim em si mesma. Transfere o significado sob a forma de idéias ou informações de uma pessoa para outra, por esta razão é um instrumento da administração. Transfere o significado sob a forma de idéias ou informações de uma pessoa para outra, por esta razão é um instrumento da administração.

19 Mudança Mudança na organização é a superposição da nova cultura sobre a velha. Mudança na organização é a superposição da nova cultura sobre a velha. Cultura Organizacional - Um modo de vida, um conjunto de crenças e valores, uma forma de interação e relacionamentos dentro da organização. Cultura Organizacional - Um modo de vida, um conjunto de crenças e valores, uma forma de interação e relacionamentos dentro da organização. Cada organização tem a sua própria cultura. Cada organização tem a sua própria cultura.

20 O que mudar Eficiência da Empresa TECNOLOGIA Processos e Equipamentos ESTRUTURA Políticas e Procedimentos PESSOAS Atitudes, liderança e Comunicação

21 Modifica Melhora Resulta em A efetividade da mudança

22 Condições de Trabalho Ambiente físico Ambiente físico –Instalações, equipamentos, condições de aeração, ventilação, iluminação e outros aspectos físicos. Ambiente Psicológico Ambiente Psicológico –Pressão para atingir metas; tensão pelas condições inadequadas; pressão pela demanda. Ambiente Social Ambiente Social –Trabalhar em grupos, equipes ou times.

23 Grupo – Equipe – Time Grupo - é um conjunto de pessoas reunidas sob um determinado tema, o objetivo em comum não é muito claro. Existem interesses compartilhados por todos e interesses específicos a cada um. Grupo - é um conjunto de pessoas reunidas sob um determinado tema, o objetivo em comum não é muito claro. Existem interesses compartilhados por todos e interesses específicos a cada um.

24 Grupo – Equipe – Time Equipe - trabalho coletivo que têm o objetivo de aumentar a participação dos funcionários no processo produtivo e aperfeiçoar a gestão e a liderança na organização, de forma a permitir o desenvolvimento. Equipe - trabalho coletivo que têm o objetivo de aumentar a participação dos funcionários no processo produtivo e aperfeiçoar a gestão e a liderança na organização, de forma a permitir o desenvolvimento.

25 Grupo – Equipe – Time Time - é um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares que, comprometidas com um propósito comum, coordenam esforços e responsabilidades de forma a perseguir uma missão. Time - é um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares que, comprometidas com um propósito comum, coordenam esforços e responsabilidades de forma a perseguir uma missão.

26 Aspectos pessoais Sexo, idade Sexo, idade Tipo de personalidade Tipo de personalidade Formação profissional Formação profissional Tempo de experiência no cargo, na empresa Tempo de experiência no cargo, na empresa Relacionamentos formais e informais Relacionamentos formais e informais Necessidades pessoais (de acordo com a pirâmide das necessidades de Maslow). Necessidades pessoais (de acordo com a pirâmide das necessidades de Maslow).

27 Características/Dimensões Políticas Regimento e Regulamento Normas Manuais

28 Características/Dimensões Estrutura Estrutura

29 Características/Dimensões Relacionamentos Relacionamentos

30 Características/Dimensões As características do clima organizacional também são consideradas nos estudos de ou pesquisas do clima como as suas dimensões e fatores. Estão presentes em todo os tipos de empresa ou organização.

31 Comunicação

32 Integração entre as diferentes áreas funcionais

33 Estilo de gerência

34 Administração de recursos humanos

35 Modelo de gestão

36 Natureza do trabalho

37 Relacionamento interpessoal

38 Grau de identificação com a organização e clareza de objetivos

39 Tipos de clima Segundo Edela, há 3 tipos: - Desumano – onde prevalece a importância para a tecnologia. - Tenso – onde há forte pressão para o cumprimento de normas rígidas, burocráticas, tendo como resultado: punições e demissões. - Tranqüilidade e confiança - plena aceitação de afetos, sem descuidar-se de preceitos e do trabalho.

40 Variação do clima O clima irá variar de acordo com a situação psicológica e o estágio motivacional em que se encontra cada colaborador e a maneira como ele interpreta o contexto da empresa, através das informações recebidas ou percebidas no ambiente interno. O clima irá variar de acordo com a situação psicológica e o estágio motivacional em que se encontra cada colaborador e a maneira como ele interpreta o contexto da empresa, através das informações recebidas ou percebidas no ambiente interno.

41 Saber, poder e querer fazer. Na maioria das empresas, para atender bem a um cliente, o funcionário tem de saber, poder e querer fazê-lo. A competência técnica cumpre a etapa do saber. A competência técnica cumpre a etapa do saber. O acesso aos recursos necessários dá conta do poder. O acesso aos recursos necessários dá conta do poder. Querer fazer depende do ânimo, do entusiasmo, do estado de espírito, enfim, da satisfação das pessoas quando realizam o seu trabalho. Querer fazer depende do ânimo, do entusiasmo, do estado de espírito, enfim, da satisfação das pessoas quando realizam o seu trabalho.

42 Pesquisa de clima organizacional É a avaliação do clima organizacional. É a avaliação do clima organizacional. Pode ser feito por meio de entrevistas, questionários com perguntas fechadas. Pode ser feito por meio de entrevistas, questionários com perguntas fechadas. Serve para aferir o grau de satisfação ou insatisfação existentes. Serve para aferir o grau de satisfação ou insatisfação existentes. Propor medidas para melhorar o clima organizacional. Propor medidas para melhorar o clima organizacional.

43 Dimensões e fatores da pesquisa DIMENSÃO PSICOLÓGICA DIMENSÃO PSICOLÓGICA –Comprometimento, criatividade, recompensa, sentimento de valorização profissional e pessoal em relação a diferentes níveis hierárquicos, personalismo, individualismo, status e sociabilidade.

44 Dimensões e fatores da pesquisa DIMENSÃO ORGANIZACIONAL DIMENSÃO ORGANIZACIONAL –Natureza do trabalho realizado, grau de identificação com o serviço/produto e com os objetivos da organização, grau de conhecimento das referências estratégicas (missão, visão e estratégias) e organizacionais (processos de trabalho, modelo de funcionamento), modelo de decisão, relacionamento entre as diferentes áreas funcionais, modelo de comunicação, troca de experiências, estilo de liderança, política de RH (salários, benefícios, carreira e desenvolvimento profissional), condições de trabalho (condições físicas, instrumentos, equipamentos e suporte necessário para realizar o trabalho).

45 Dimensões e fatores da pesquisa DIMENSÃO INFORMAL DIMENSÃO INFORMAL –Grupos de interesse, formadores de opinião e focos de resistência.

46 Clima Organizacional É importante que cada um faça a sua parte na organização para manter o clima organizacional tranqüilo e saudável. É importante que cada um faça a sua parte na organização para manter o clima organizacional tranqüilo e saudável. Isto possibilita que as pessoas sejam saudáveis no trabalho. Isto possibilita que as pessoas sejam saudáveis no trabalho. Também propicia que a empresa seja uma das melhores para se trabalhar. Também propicia que a empresa seja uma das melhores para se trabalhar. Com clima saudável é possível evoluir e inovar, mantendo a empresa no mercado e com bons resultados. Com clima saudável é possível evoluir e inovar, mantendo a empresa no mercado e com bons resultados.


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