A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional
Para se compreender a cultura organizacional, é importante compreender as pessoas que fazem parte de uma organização: indivíduo e grupo.

2 Organização Conceito: organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, com o intuito de atingir um objetivo comum. Caracteriza-se por papéis formais que definem e modelam o comportamento de seus membros. Fonte: ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. Pearson: São Paulo, 2004.

3 Pessoa “A pessoa é um ser absoluto, ou seja, são diferentes umas das outras, uma totalidade, não pode ser considerada parte de um todo, ou seja, a pessoa não é parte da família, do Estado, da comunidade, da nação” (MOUNIER).

4 Porque estudar o Comportamento Organizacional?
Objetivo: O estudo do Comportamento Organizacional visa desenvolver habilidades interpessoais que imprimirão qualidade e eficácia à administração.

5 Qual o contexto que intensificou este estudo?
*A necessidade de administrar a diversidade; *Responder à globalização; *Fortalecer as pessoas (empoderamento) *Estimular a inovação e a mudança; *Aprender a lidar com a temporariedade; *Ajudar as pessoas a encontrarem equilíbrio entre a vida pessoal e profissional; *Melhorar o comportamento ético

6 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
• VALORES: representam a convicção de que um modo específico de conduta ou crenças é socialmente preferível a um modo oposto. Implica em julgamento baseado no que o indivíduo acredita ser bom, certo, correto ou desejável. O sistema de valores representa a priorização dos valores individuais. São identificados pela prioridade que atribuímos a valores tais como: liberdade, justiça, honestidade, igualdade, prazer, auto-respeito.

7 VALORES Tipos: terminais – metas que o indivíduo gostaria de atingir durante a vida. instrumentais – meios adotados para atingir as metas.

8 VALORES VALORES TERMINAIS • Vida confortável • Igualdade • Realização
• Salvação VALORES INSTRUMENTAIS • Ambição • Coragem • Competência, eficácia • Obediência

9 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATITUDES: são proposições avaliativas – favoráveis ou desfavoráveis – em relação a objetos, pessoas ou eventos. Refletem como o indivíduo se sente em relação a alguma coisa. O estudo do comportamento organizacional tem como foco as atitudes em relação ao trabalho: satisfação com o trabalho, envolvimento com o trabalho (o grau de identificação com o trabalho), comprometimento organizacional (lealdade).

10 Porque estudar as atitudes?
1- Para ampliar a satisfação no trabalho: Alto nível de satisfação com o trabalho gera atitudes positivas em relação a ele e vice-versa. As variáveis que determinam a satisfação com o trabalho são: a) Tarefas desafiadoras: oportunidade de utilizar suas habilidades e capacidades. Porém, o excesso de desafio pode levar à frustração. b) Sistemas de remuneração: políticas de promoção justa e sem ambiguidades geram satisfação. c) Ambiente de trabalho: ambiente físico limpo, seguro, confortável e que ofereça o mínimo de distração. d) Colegas colaboradores: relações sociais amigáveis constituem-se em oportunidade de satisfazer as necessidades de interação.

11 Porque estudar as atitudes?
2- Associar satisfação e produtividade Afirma-se, com base em evidências que é a “produtividade que conduz à satisfação”. Se você faz um bom trabalho, sente-se intrinsecamente bem e isso resultará em reconhecimento verbal, aumento de remuneração e possibilidade de promoção. Essas recompensas elevam o nível de satisfação com o trabalho.

12 Porque estudar as atitudes?
3- Desmitificar a relação entre a satisfação no trabalho e a cidadania organizacional Evidências mostram que se há um ambiente onde os processos e os resultados da empresa são justos a confiança é gerada. Portanto, é a experiência da cidadania organizacional que favorece a satisfação no trabalho, devido a confiabilidade gerada pela empresa.

13 Porque estudar as atitudes?
4- Reduzir as dissonâncias Dissonância é a incoerência entre duas condutas ou entre uma crença e uma conduta. Esta situação gera desconforto e a tendência do ser humano é procurar reduzi-la. Por exemplo: Cremos que a honestidade é a melhor política, mas nada dizemos quando o caixa da loja devolve troco a mais que o devido. Mandamos crianças escovarem os dentes, embora nós não o façamos. Meios de reduzir a dissonância: mudança de comportamento. Por exemplo: Parar de poluir o rio, de jogar lixo nas ruas.

14 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PERCEPÇÃO: é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente em que vivem. As pesquisas sobre percepção demonstram consistentemente que pessoas diferentes podem perceber uma mesma coisa de maneiras diferentes. Por isso, é necessário prestar atenção ao modo como os funcionários percebem o próprio trabalho e as práticas da administração.


Carregar ppt "Comportamento Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google