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© 2006 by Pearson Education1–0 O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o.

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1 © 2006 by Pearson Education1–0 O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

2 © 2006 by Pearson Education1–1 O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS Atividades dos executivos: Tomar decisões. Alocar recursos. Dirigir as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos. Atividades dos executivos: Tomar decisões. Alocar recursos. Dirigir as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos. Executivos (ou administradores) Indivíduos que realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas.

3 © 2006 by Pearson Education1–2 Onde trabalham os executivos Organização Uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.

4 © 2006 by Pearson Education1–3 Funções dos executivos Funções dos executivos executivosPlanejamentoPlanejamentoOrganizaçãoOrganizaçãoLiderançaLiderançaControleControle

5 © 2006 by Pearson Education1–4 Funções dos executivos Planejamento Engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades.

6 © 2006 by Pearson Education1–5 Funções dos executivos Organização Determina quais tarefas devem ser realizadas, quem vai realizá-las, como estas serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que instâncias as decisões serão tomadas.

7 © 2006 by Pearson Education1–6 Funções dos executivos Liderança Inclui a motivação dos funcionários, a direção do trabalho deles, a seleção dos canais mais eficientes de comunicação e a resolução de conflitos.

8 © 2006 by Pearson Education1–7 Funções dos executivos Controle O monitoramento das atividades, para assegurar que elas sejam realizadas conforme o planejado, e a correção de quaisquer desvios significativos.

9 © 2006 by Pearson Education1–8 Habilidades dos executivos Habilidades técnicas A capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas. Habilidades humanas A capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos. Habilidades conceituais A capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.

10 © 2006 by Pearson Education1–9 SUBSTITUINDO A INTUIÇÃO PELO ESTUDO SISTEMÁTICO Estudo sistemático Exame dos relacionamentos, tentativa de atribuição de causa e efeito e conclusões baseadas em evidências científicas. Trata- se de uma maneira de prever comportamentos. Intuição Uma sensação, não necessariamente corroborada pela pesquisa.

11 © 2006 by Pearson Education1–10 DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Respondendo à globalização Aumento das missões internacionais. Trabalhando com pessoas de diferentes culturas. Enfrentando movimentos anticapitalistas. Administrando a fuga de empregos para países com mão-de-obra mais barata. Administrando a diversidade da força de trabalho Adotando a diversidade. A mudança na demografia. Implicações.

12 © 2006 by Pearson Education1–11 ParceirosParceiros RaçaRaça ReligiãoReligião OrigemOrigem IdadeIdade Deficiência física SexoSexo QUADRO 1-5 Principais categorias da diversidade da mão-de-obra

13 © 2006 by Pearson Education1–12 Aumentando a qualidade e a produtividade Programa Gestão da Qualidade. Reengenharia. Enfrentando a escassez de mão-de-obra Mudança na demografia da força de trabalho. Menos profissionais qualificados. Aposentadorias precoces e funcionários mais velhos. Melhorando o atendimento ao cliente Aumento da expectativa quanto à qualidade dos serviços. Cultura pró-cliente. DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

14 © 2006 by Pearson Education1–13 Melhorando as habilidades humanas Dando autonomia para as pessoas Estimulando a inovação e a mudança Lidando com a "temporariedade" Trabalhando em organizações interconectadas Ajudando os funcionários a equilibrar a vida pessoal e a profissional Melhorando o comportamento ético DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

15 © 2006 by Pearson Education1–14 QUADRO 1-3 Contribuições para o estudo do comportamento organizacional

16 © 2006 by Pearson Education1–15 DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Psicologia Ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais.

17 © 2006 by Pearson Education1–16 Sociologia O estudo das relações das pessoas entre si. DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

18 © 2006 by Pearson Education1–17 Psicologia social Área dentro da psicologia que mistura conceitos desta ciência e da sociologia e que tem seu foco na influência de um indivíduo sobre o outro. DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

19 © 2006 by Pearson Education1–18 Antropologia O estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

20 © 2006 by Pearson Education1–19 Ciência política O estudo do comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

21 © 2006 by Pearson Education1–20 Modelo Uma abstração da realidade; uma representação simplificada de um fenômeno real. QUADRO 1-7 Modelo básico de comportamento organizacional - estágio 1

22 © 2006 by Pearson Education1–21 QUADRO 1-8 Modelo básico de comportamento organizacional - estágio 2


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