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O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. © 2006 by Pearson Education
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O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Executivos (ou administradores) Indivíduos que realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. Atividades dos executivos: Tomar decisões. Alocar recursos. Dirigir as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos. © 2006 by Pearson Education
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Onde trabalham os executivos
Organização Uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum. © 2006 by Pearson Education
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Funções dos executivos
Planejamento Organização Liderança Controle Funções dos executivos © 2006 by Pearson Education
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Funções dos executivos
Planejamento Engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades. © 2006 by Pearson Education
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Funções dos executivos
Organização Determina quais tarefas devem ser realizadas, quem vai realizá-las, como estas serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que instâncias as decisões serão tomadas. © 2006 by Pearson Education
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Funções dos executivos
Liderança Inclui a motivação dos funcionários, a direção do trabalho deles, a seleção dos canais mais eficientes de comunicação e a resolução de conflitos. © 2006 by Pearson Education
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Funções dos executivos
Controle O monitoramento das atividades, para assegurar que elas sejam realizadas conforme o planejado, e a correção de quaisquer desvios significativos. © 2006 by Pearson Education
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Habilidades dos executivos
Habilidades técnicas A capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas. Habilidades humanas A capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos. Habilidades conceituais A capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas. © 2006 by Pearson Education
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SUBSTITUINDO A INTUIÇÃO PELO ESTUDO SISTEMÁTICO
Uma sensação, não necessariamente corroborada pela pesquisa. Estudo sistemático Exame dos relacionamentos, tentativa de atribuição de causa e efeito e conclusões baseadas em evidências científicas. Trata-se de uma maneira de prever comportamentos. © 2006 by Pearson Education
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DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Respondendo à globalização Aumento das missões internacionais. Trabalhando com pessoas de diferentes culturas. Enfrentando movimentos anticapitalistas. Administrando a fuga de empregos para países com mão-de-obra mais barata. Administrando a diversidade da força de trabalho Adotando a diversidade. A mudança na demografia. Implicações. © 2006 by Pearson Education
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Origem Deficiência física Idade Religião Parceiros
QUADRO 1-5 Principais categorias da diversidade da mão-de-obra Sexo Origem Deficiência física Idade Religião Raça Parceiros © 2006 by Pearson Education
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DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Aumentando a qualidade e a produtividade Programa Gestão da Qualidade. Reengenharia. Enfrentando a escassez de mão-de-obra Mudança na demografia da força de trabalho. Menos profissionais qualificados. Aposentadorias precoces e funcionários mais velhos. Melhorando o atendimento ao cliente Aumento da expectativa quanto à qualidade dos serviços. Cultura pró-cliente. © 2006 by Pearson Education
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DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Melhorando as habilidades humanas Dando autonomia para as pessoas Estimulando a inovação e a mudança Lidando com a "temporariedade" Trabalhando em organizações interconectadas Ajudando os funcionários a equilibrar a vida pessoal e a profissional Melhorando o comportamento ético © 2006 by Pearson Education
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QUADRO 1-3 Contribuições para o estudo do comportamento organizacional
© 2006 by Pearson Education
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DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Psicologia Ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. © 2006 by Pearson Education
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DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sociologia O estudo das relações das pessoas entre si. © 2006 by Pearson Education
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DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Psicologia social Área dentro da psicologia que mistura conceitos desta ciência e da sociologia e que tem seu foco na influência de um indivíduo sobre o outro. © 2006 by Pearson Education
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DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Antropologia O estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. © 2006 by Pearson Education
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DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Ciência política O estudo do comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. © 2006 by Pearson Education
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QUADRO 1-7 Modelo básico de comportamento organizacional - estágio 1
Uma abstração da realidade; uma representação simplificada de um fenômeno real. © 2006 by Pearson Education
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QUADRO 1-8 Modelo básico de comportamento organizacional - estágio 2
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