A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento Organizacional: Perspectiva Histórica e Vantagem Competitiva UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA Disciplina: Comportamento Organizacional Profa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional: Perspectiva Histórica e Vantagem Competitiva UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA Disciplina: Comportamento Organizacional Profa."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional: Perspectiva Histórica e Vantagem Competitiva UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA Disciplina: Comportamento Organizacional Profa. Lurdes Domingos

2 ... é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Robbins, S. 2005:6... é o estudo de indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho – pequenos e grandes, empresas lucrativas e sem fins lucrativos. Schermerhorn Jr & all, 2005:26... é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Wagner & Hollenbeck, 2009:6

3 Origens... Déc. 60 (Pugh): Estudo da estrutura e do funcionamento de organizações e do comportamento de seus grupos e indivíduos Ciência apoiada em disciplinas como Psicologia, Sociologia, Economia e outras ciências sociais

4 CO: Contribuições Multidisciplinares Fonte: Robbins (Quadro 1-3)

5 Níveis de Análise do Comportamento Organizacional MICROORGANIZACIONAL Comportamento Indivíduos MESOORGANIZACIONAL Atividades Grupos e Equipes MACROORGANIZACIONAL Empresa como um todo

6 ESQUEMA de ANÁLISE TRIDIMENSIONAL (Wagner e Hollenbeck, 1990) Micro-organizacional Aspectos psicossociais do indivíduo e dimensões de sua atuação no contexto da organização Meso-organizacional Processos grupais e equipes de trabalho Macro-organizacional A organização em sua totalidade

7 ESQUEMA de ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL (Payne e Pugh, 1971) NÍVEIS DE ANÁLISECATEGORIAS OU VARIÁVEIS AmbienteObjetivos/recursos Estrutura/processosComportamento

8 CO: Níveis de Análise Fonte: Robbins (Quadro 1-8)

9

10 Stratègós (stratos = exército + ago = liderança/comando): "a arte do general. " Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados. (Mintzberg)

11 O gestor como elemento estratégico GESTOR Administrador, executivo ou supervisor das atividades de outras pessoas para alcançar determinados objetivos organizacionais TÉCNICAS DE GESTÃO conjunto de ferramentas concebidas para auxiliar as empresas na tomada de decisões estratégicas de alto nível

12 Funções dos Executivos/Gestores PLANEJAMENTO Engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades ORGANIZAÇÃO Determina quais tarefas devem ser realizadas, quem vai realizá-las, como estas serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que instâncias as decisões serão tomadas LIDERANÇA Inclui a motivação dos funcionários, a direção do trabalho deles, a seleção dos canais mais eficientes de comunicação e a resolução de conflitos CONTROLE Monitora o desempenho da organização, comparando dados obtidos com aqueles previamente estabelecidos, fazendo os ajustes necessários à realização das metas.

13 HABILIDADES DOS EXECUTIVOS TÉCNICAS Capacidade de aplicar conhecimentos ou especialidades específicas HUMANAS Capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, individualmente e/ou em grupos CONCEITUAIS Capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas

14 Assuntos Críticos da Atualidade Globalizada ÉTICA DIVERSIDADE CONSUMIDOR E/OU CLIENTE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE AUTONOMIA, INOVAÇÃO, MUDANÇA E TEMPORALIDADE ORGANIZAÇÕES INTERCONECTADAS EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

15 DIVERSIDADE CULTURAL E ORGANIZACIONAL

16 O que é diversidade? A diversidade da força de trabalho é a presença de características humanas individuais que tornam uma pessoa diferente de outra... Estas diferenças incluem sexo, raça e etnia, idade e capacidade física. ( Schermerhorn, Hunt e Osborn, 1999:58) A diversidade inclui todos, não é algo que seja definido por raça ou gênero. Estende-se à idade, história pessoal e corporativa, formação educacional, função e personalidade. Inclui estilo de vida, preferência sexual, origem geográfica, tempo de serviço na organização, status de privilégio ou de não-privilégio e adminstração ou não- administração (Thomas, 1991, citado por Nkomo e Cox Jr. 1999:334) Abordagem RestritaAbordagem Ampla

17 Administração da força de trabalho... AÇÃO AFIRMATIVA DIFERENÇAS NA ORGANIZAÇÃO

18 Diferenças Demográficas IDADE SEXO GRUPOS RACIAIS E ETNICOS ESTADO CIVIL CAPACIDADE FÍSICA NÚMERO DE FILHOS EXPERIÊNCIA

19 DIFERENÇAS: Temas Relacionados IdentidadeCultura Relações Grupais Gênero

20 TRABALHO: conexão entre aptidão e habilidade e as demandas do cargo e/ou tarefa APTIDÃO Capacidade para aprender algo ou potencial individual HABILIDADE Capacidade para desempenhar várias tarefas, inclui conhecimentos relevantes e habilidades específicas. Podem ser intelectuais e/ou físicas. CARGO/TAREFA

21 Habilidades e desempenho 1.Análise das tarefas 2.Promoções e transferências para novas funções 3.Modificações nas tarefas e/ou equipamentos de trabalho 4.Treinamento

22 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOWDITCH, J. L. e BUONO, A. F. Elementos do comportamento organizacional. SP: Ed. Pioneira, HITT, MILLER e COLELLA. Comportamento organizacional: uma abordagem estratégica. RJ: Editora LTC, 2007 SCHERMERHORN, J.R. HUNT, J.G e OSBORN, R.N. Fundamentos do comportamento organizacional. Porto Alevre: Bookman, 2001 ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. 11ª ed. Cap. 1 e 2. Pearson Prentice Hall, 2007; SIQUEIRA, M. Medidas do comportamento organizacional. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 7, n. spe, Disponível em. acessos em 08 jul doi: /S X WAGNER, J. & HOLLENBECK, J. Comportamento Organizacional: criando vantagem competitiva. 2ª ed. Sp: Saraiva, 2009.


Carregar ppt "Comportamento Organizacional: Perspectiva Histórica e Vantagem Competitiva UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA Disciplina: Comportamento Organizacional Profa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google