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Comportamento Organizacional

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Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional
Prof. Washington

2 Conceituação de Comportamento Organizacional
O comportamento Organizacional (CO) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa- se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa. Na verdade o CO retrata a contínua integração entre pessoas e organizações que se influenciam reciprocamente. O CO é uma disciplina acadêmica que surgiu como um corpo interdisciplinar de conhecimentos para estudar e retratar o comportamento humano nas organizações.

3 Introdução ao CO O CO está relacionado com as ações das pessoas no trabalho em organizações. Baseado predominantemente na contribuição de psicólogos, o CO é uma área que trata do comportamento individual. Personalidade, atitudes, percepção, aprendizado e motivação. Além disso está relacionado com o comportamento grupal, baseia-se na contribuição de sociólogos e psicólogos sociais: Normas, papéis, construção de equipes e conflito.

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5 Aspectos invisíveis e profundos:
Um dos desafios para a compreensão do CO é que ele pode ser visível apenas parcialmente. Existem aspectos visíveis e superficiais do CO: Estratégia adotada pela organização, fixação de objetivos globais, políticas e procediementos adotados, estrutura organizacional, autoridade formal e cadeia de comando e a tecnologia utilizada. Aspectos invisíveis e profundos: Percepções e atitudes individuais, normas grupais, interações informais e conflitos interpessoais e intergrupais que são dificilemente percebidos nas organizações.

6 Algumas definições de Comportamento Organizacional
CO pode se definido como a compreensão, predição e gestão do comportamento humano nas organizações. CO é um campo de estudo voltado para prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. O CO enfoca comportamentos observáveis (conversar, trabalhar), lida com ações internas ([pensar, perceber e decidir), estuda o comportamento das pessoas (como indivíduo ou como membro de unidades sociais maiores) e analisa o comportamento dessas unidades maiores (grupos e organizações). É o estudo dos indivíduos e grupos nas organizações. CO é o estudo e aplicação do conhecimento sobre como as pessoas atuam dentro das organizações. Trata-se de uma ferramenta humana para benefício humano.

7 Características do CO 1 – O CO está voltado para buscar aumentar a satisfação das pessoas no trabalho e elevar os padrões de competitividade e de sucesso da organização. 2 – Adota uma abordagem contingencial. 3 – Utiliza métodos científicos. 4 – Ajuda a lidar com as pessoas nas organizações. 5- Recebe contribuições de várias ciências comportamentais. 6 - Está relacionada com vários campos de estudo

8 Os Três Níveis do CO Macroperspectivas do CO – trata-se do comportamento do sistema organizacional como uma totalidade. Perspectiva intermediária - Trata-se do comportamento de grupos e de equipes na organização. Microperspectiva – trata do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho na organização.

9 Os três níveis da abordagem do Comportamento Organizacional

10 Os Novos Desafios do CO O CO está relacionado com a maneira como as organizações se comportam em um mundo dinâmico e em constante desenvolvimento. O comportamento das organizações depende dos grupos e indivíduos que a formam. A cada dia que passa, o CO se defronta com as novas e mutáveis realidades do mundo do trabalho: 1 – O mundo está mudando com uma rapidez incrível. 2 – O ambiente de negócios está mudando incrivelmente. 3 – A força de trabalho está mudando. 4 – As expectativas dos clientes e consumidores estão mudando. 5 – As organizações estão mudando.

11 Os Novos Desafios do CO 6 – Os gerentes e dirigentes estão mudando também. 7 – O conhecimento humano está se tornando o principal fator de produção de riquezas.

12 Utilidades do CO O campo de estudo do CO ajuda gerentes, dirigentes, consultores, facilitadores e pessoas que trabalham em organizações a lidar com assuntos organizacionais e a melhorar a eficácia das organizações.


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