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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.

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Apresentação em tema: "Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção."— Transcrição da apresentação:

1 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção

2 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Direção X Liderança 2

3 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Conteúdo do capítulo Direção –Fundamentos de direção –Bases do comportamento individual nas organizações –Bases do comportamento em grupo nas organizações –Motivação –Liderança 3

4 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Objetivos de aprendizagem Definir os conceitos de direção e de comportamento organizacional. Identificar as principais dimensões do comportamento individual nas organizações. Explicar como os papéis, as normas, o status e a coesão do grupo influenciam o comportamento dos membros organizacionais. Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da motivação. Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da liderança. 4

5 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Fundamentos de direção Direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional. A direção é um processo interpessoal e está relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização. A função direção envolve a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos trabalhadores, buscando compatibilizar os objetivos destes com o desempenho da organização. 5

6 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Entendendo o comportamento 6

7 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Contribuições da abordagem comportamental 7

8 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Comportamento organizacional O comportamento organizacional é uma área de conhecimentos multidisciplinar cujo principal foco de análise são as ações e os comportamentos das pessoas nas organizações. A compreensão do comportamento organizacional é uma condição necessária para que os administradores possam explicar e prever o comportamento das pessoas nas organizações. 8

9 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Bases do comportamento individual nas organizações 9

10 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Atitudes 10

11 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Personalidade A personalidade de um indivíduo refere-se ao conjunto de características psicológicas relativamente estáveis que o caracteriza e diferencia de outras pessoas, e que se reflete no seu comportamento. Entre os modelos que buscam identificar quais os traços de personalidade que mais influenciam o desempenho organizacional estão: –Modelo dos cinco fatores. –Inteligência emocional. –Lócus de controle. –Maquiavelismo. –Automonitoramento. 11

12 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Percepção 12 Principais distorções perceptuais: –Percepção seletiva. –Projeção. –Efeito de halo. –Estereótipos.

13 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Aprendizagem A aprendizagem se refere à mudança no comportamento como conseqüência da experiência. A importância da aprendizagem no comportamento individual baseia-se no pressuposto de que todos os comportamentos são aprendidos. Existem duas teorias que explicam o processo de aprendizagem individual: –Teoria do condicionamento operante.Teoria do condicionamento operante –Teoria de aprendizagem social.Teoria de aprendizagem social. 13

14 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Condicionamento operante e=youtu.be e=youtu.be 14

15 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Bases do comportamento em grupo nas organizações 15

16 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Elementos da motivação 16

17 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Teorias de motivação Perspectivas de conteúdo acerca da motivação: –Teoria da hierarquia das necessidades. –Teoria ERC. –Teoria dos dois fatores. –Teoria das três necessidades. Perspectivas de processo acerca da motivação: –Teoria da expectativa. –Teoria da eqüidade. –Teoria do estabelecimento de objetivos. Perspectivas de reforço acerca da motivação. 17

18 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Hierarquia das necessidades de Abraham Maslow 18

19 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg 19

20 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Teoria da expectativa 20

21 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Teoria do reforço Teoria que analisa a relação entre o comportamento e as suas conseqüências, baseada na concepção de uma aprendizagem cíclica. Segundo esta teoria, existem quatro métodos de reforço ou de modificação do comportamento: –Reforço positivo. –Aprendizado da abstenção (ou reforço negativo). –Punição. –Extinção. 21

22 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Visão contemporânea da motivação 22

23 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Elementos da liderança 23

24 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Teorias de liderança Perspectiva de liderança baseada nos traços: –Foca na identificação desses traços individuais dos líderes que os diferenciam de outras pessoas. Perspectiva comportamental da liderança: –Foca não o que os líderes eram, mas o que eles faziam, tentando isolar as características comportamentais dos líderes eficazes. Perspectiva contingencial da liderança: –A essência das teorias da liderança contingencial é a idéia de que, para ser eficaz, o estilo tem de ser apropriado à situação. 24

25 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Continuum de comportamentos de liderança 25

26 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Grade gerencial de Robert Blake e Jane Mouton 26

27 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Estilo de liderança dos executivos brasileiros 27

28 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Teoria de contingência de Fred Fiedler 28

29 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard 29

30 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Teoria caminho-meta de Evans e House 30

31 Administração: teoria e prática no contexto brasileiro © 2008 Pearson Prentice Hall Visões contemporâneas da liderança 31


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