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11/1/2014 1 Psicologia Aplicada e Ética Profissional Professor Marco Antonio Vieira Módulo II aula IV.

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1 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Professor Marco Antonio Vieira Módulo II aula IV.

2 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Aceitação: Ás vezes não podemos mudar as coisas em nossa volta,então é preciso aceitá-las,mas para aceitá- las,precisamos mudar a maneira como percebemos a mesma.

3 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional O que importa não são os fatos,mas como nos sentimos diante deles. Uma das mudanças fundamentais que as pessoas buscam alcançar através da relação de ajuda é sentir- se de modo diferente diante de uma situação que nào vai mudar.

4 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Quando não é possível mudar as coisas externas,e se essas coisas provocam sentimentos de incomodo e desconforto,nada resta senão lidar com os sentimentos,que são mutáveis.

5 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Seriam as idéias que as pessoas têm das coisas,e não as próprias coisas,determinadas pela interpretação pessoal que cada individuo tem a respeito do mundo em que vive.

6 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Controle: Quando a vontade fala mais alto,mas as conseqüências não compensam,o melhor é tentar controla-lo.

7 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Sublimação: O individuo lida com o conflito emocional canalizando sentimentos ou impulsos potencialmente mal adaptativos para um comportamento socialmente aceitável( Ex: esportes radicais para canalizar impulsos agressivos).

8 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Inércia: Seria uma decisão não saudável de resistir a mudança.de permanecer no estado,ainda sabendo que não é a melhor saída.

9 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Como conclusão e relacionamento intrapessoal : Relacionamento interpessoal: É o relacionamento entre duas pessoas.É a relação de ajuda que estabeleço com meu paciente é uma relação interpessoal,ou seja,uma relação que implica oeu e o paciente.

10 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Relação de ajuda: E como estamos falando de ajuda,você quem precisa de sua ajuda?

11 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Só pode receber ajuda quem admite que realmente precisa de ajuda. O ajudado é,antes de tudo,uma pessoa a quem faltam algumas habilidades para lidar com as circunstâncias da vida.

12 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Isso poderá levá-lo a entrar em crises sucessivas de insatisfação consigo mesmo,com os outros,com o mundo. As vezes,parece-lhe que falta é externa(ele busca sempre coisas e mudanças fora de sua pessoa).

13 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional E, ainda assim,a falta persiste. Dela nascem a ansiedade e a confusão. Ele se sente perdido. Gastou toda a sua força e energia na busca de coisas fora dele.

14 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Quem pode ajudar? Pode ajudar aquele que aprendeu as habilidades de ajuda(seja de maneira formal ou informal).

15 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Sabe ajudar o outro aquele que sabe ajudar a si mesmo. O ajudador tem como característica básica uma boa dose de auto- estima. O ajudador não precisa ter ausência de problemas,mas habilidades para lidar com eles.

16 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional O ajudador precisa ter disponibilidade interna para ajudar o outro e para amá-lo no decorrer do processo de ajuda. Quem dá direção no processo de ajuda?

17 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional

18 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional O papel do ajudador ao orientar é apenas facilitar a decisão do ajudado ou elaborar,com,ele,um planos de ação,nunca decidir por ele. O ajudado tem o direito de decidir o que é melhor para ele,mesmo que sua decisão seja a melhor de acordo com a visão do ajudador.

19 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Em algumas situações,o ajudador pode também avaliar,com o ajudado quais serão as conseqüências por seguir uma ou outra direção. De resto,é o ajudado que dá direção á sua vida.

20 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Características do relacionamento terapêutico. Os objetivos de um relacionamento terapêutico voltam-se ao crescimento do paciente e incluem a capacidade de formar um relacionamento íntimo,interdependente e interpessoal,com habilidade para dar e receber amor.

21 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Para que esse objetivo seja atingido. Vários aspectos das experiências de vida do paciente são explorados. O T.E. permite que o paciente expresse pensamentos e emoções e os relaciona ás ações observadas e relatadas,classificando áreas de conflito e ansiedade.

22 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional O T.E. identifica e amplia os recursos do ego do paciente e encoraja a socialização e a conexão com a família.

23 11/1/ Psicologia Aplicada e Ética Profissional Juntos,paciente e o T.E. corrigem os problemas de comunicação e modificam padrões desadaptados de comunicação,testando novos padrões de comportamento e mecanismos de enfrentamento mais adaptados.


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