A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia e Ética Profissional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia e Ética Profissional"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Módulo II Aula II . 25/03/2017

2 Desenvolvimento da autoconsciência
Psicologia e Ética Profissional Desenvolvimento da autoconsciência Sensibilização: Abertura para ir em busca de algo.Sair de si mesmo,de sua defesa em busca de algo.Só é possivel senssibilizar se a pessoa acreditar que isso é necessário em sua vida. A pessoa pode senssibilizar-se também quando percebe que o outro necessita mudar. 25/03/2017

3 Psicologia e Ética Profissional
Acreditar-se auto-suficiente é um empecilho para a pessoa enxergar que precisar modificar. Enquanto a pessoa não assumir para si mesma que lhe falta algo importante naquele momento,não se sensibilizará. 25/03/2017

4 Psicologia e Ética Profissional
Alguns Aspectos importantes que facilitam o processo de sensibilização. Meus sentimentos não se dividem em certos e errados,eles simplesmente existem. A maior parte das pessoas tende a julgar os seus próprios sentimentos,como alguns fossem bons e outros maus. 25/03/2017

5 Psicologia e Ética Profissional
Quando penso que meus sentimentos são maus ou errados,tenho vergonha ou me culpo por experimentá-los. Para aumentar o auto conhecimento,é necessário escutar a si mesmo. Isso significa que o individuo se permite sentir emoções genuínas,identifica e aceita necessidades pessoais,que incluem a exploração de seus próprios pensamentos emoções,recordações e impulsos. 25/03/2017

6 Psicologia e Ética Profissional
A possibilidade de falar é um canal através do qual a pessoa pode elaborar suas questões inconscientes ou que não estão muito claras para ela. Isto porque ás vezes assimilamos muito mais do que temos consciência e estas questões que fogem a consciência podem determinar o pensamento,a ação e o sentimento. 25/03/2017

7 Psicologia e Ética Profissional
Desta forma o sujeito fica muito a mercê de coisas que desconhece em si mesmo,diminuindo assim a possibilidade de determinar de forma mais lúcida suas escolhas pessoais. Uma das formas pelas quais podemos usar da fala como canal de feedbak. 25/03/2017

8 Psicologia e Ética Profissional
O que é FEEDBACK? É um processo de dar e receber ajuda para a manutenção ou a para a mudança de comportamento,ou seja,é a comunicação a uma pessoa ou grupo,no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua situação está afetando as pessoas. Estas informações ajudam á pessoa,verificar o seu próprio desempenho e corrigí-lo se necessário. 25/03/2017

9 Psicologia e Ética Profissional
O positivo quando a influência foi benéfica e trouxe satisfação. O negativo,quando a atuação foi frustrante,irritante,ou indesejável. São comuns nas relações humanas á ausência do FEEDBAK positivo e o exagero do negativo,marcando profundamente as emoções e o desempenho das pessoas. 25/03/2017

10 Psicologia e Ética Profissional
Isso pode gerar um comportamento defensivo já que as pessoa de sente atacada. Quando ocorre um erro,achar o responsável e chamar a sua atenção,muitas vezes aos gritos e na frente de outros,é chamado de feedback,mas na realidade,isto é descarregar a raiva e frustração em alguém. 25/03/2017

11 Psicologia e Ética Profissional
Porque é difícil receber feedback ? É difícil aceitarmos nossas ineficiências,quanto mais admiti-las aos outros. A questão de confiança na outra pessoa,é uma posição critica especialmente em questão de trabalho ou em outras situações que podem afetar nossa imagem. 25/03/2017

12 Psicologia e Ética Profissional
Podemos também temer o que outra pessoa pense a nosso respeito. Nesse caso podemos sentir que nossa individualidade esteja sendo desrespeitada e que o apoio que esperávamos nos seja negado. 25/03/2017

13 Psicologia e Ética Profissional
Quando percebemos que estamos contribuindo para mantermos um problema e que precisamos mudar para resolve-lo,muitas vezes reagimos defensivamente parando de ouvir,negando a validade de feedback ,chegando a agredir o comunicador,apontando também os seus erros. 25/03/2017

14 Psicologia e Ética Profissional
Já o contrário,quando o feedback é recebido de forma a mantermos o nosso comportamento,a relação com outro se torna mais tranquila. 25/03/2017

15 Psicologia e Ética Profissional
‘Porque é difícil dar feedback ? Gostamos de dar conselhos e, com isto,sentimo-nos,ás vezes competentes e importantes. O perigo consiste em pensarmos no feedback como forma de demonstrar nossa negligência e habilidade,ao invés de pensarmos na sua utilidade e objetividade para quem o recebe. 25/03/2017

16 Psicologia e Ética Profissional
Dependendo das nossas próprias motivações,podemos agir somente a um aspecto que percebemos no comportamento do outro e,com isto,nos tornarmos parciais e avaliativos,servindo o processo do feedbak como um desabafo nosso(alivio de tensão) ou manifestação afetiva forte. 25/03/2017

17 Psicologia e Ética Profissional
Se a pessoa que recebe o feedbak se torna defensivo,o que comum(uma vez que feedbak é percebido ainda com crítica e tem implicações emocionais)podemos tentar argumentar mais para a compreensão daquilo que comunicamos. 25/03/2017

18 Psicologia e Ética Profissional
Pode ocorrer que,nesta tentativa de argumentarmos,aumente a resistência do outro. Muitas vezes,as pessoas não estão preparadas,emocionalmente,para receber feedbak,ou não o desejam,ou não sentem necessidade. 25/03/2017

19 Psicologia e Ética Profissional
É preciso que estejamos atentos para estes aspectos que representam dificuldades na comunicação interpessoal. Se insistimos no feedbak,a pessoa poderá duvidar de nossos motivos para tal,negar a validade da informação,racionalizar,procurando justificar-se,etc. 25/03/2017

20 Psicologia e Ética Profissional
“Vencer uma discussão não significa ter convencido o oponente. O mal que aquece todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica. 25/03/2017


Carregar ppt "Psicologia e Ética Profissional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google