A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

11/1/2014 1 Psicologia e Ética Profissional Professor Marco Antonio Vieira Módulo II Aula II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "11/1/2014 1 Psicologia e Ética Profissional Professor Marco Antonio Vieira Módulo II Aula II."— Transcrição da apresentação:

1 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Professor Marco Antonio Vieira Módulo II Aula II.

2 11/1/ Desenvolvimento da autoconsciência Sensibilização: Abertura para ir em busca de algo.Sair de si mesmo,de sua defesa em busca de algo.Só é possivel senssibilizar se a pessoa acreditar que isso é necessário em sua vida. A pessoa pode senssibilizar-se também quando percebe que o outro necessita mudar. Psicologia e Ética Profissional

3 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Acreditar-se auto-suficiente é um empecilho para a pessoa enxergar que precisar modificar. Enquanto a pessoa não assumir para si mesma que lhe falta algo importante naquele momento,não se sensibilizará.

4 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Alguns Aspectos importantes que facilitam o processo de sensibilização. Meus sentimentos não se dividem em certos e errados,eles simplesmente existem. A maior parte das pessoas tende a julgar os seus próprios sentimentos,como alguns fossem bons e outros maus.

5 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Quando penso que meus sentimentos são maus ou errados,tenho vergonha ou me culpo por experimentá-los. Para aumentar o auto conhecimento,é necessário escutar a si mesmo. Isso significa que o individuo se permite sentir emoções genuínas,identifica e aceita necessidades pessoais,que incluem a exploração de seus próprios pensamentos emoções,recordações e impulsos.

6 11/1/ Psicologia e Ética Profissional A possibilidade de falar é um canal através do qual a pessoa pode elaborar suas questões inconscientes ou que não estão muito claras para ela. Isto porque ás vezes assimilamos muito mais do que temos consciência e estas questões que fogem a consciência podem determinar o pensamento,a ação e o sentimento.

7 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Desta forma o sujeito fica muito a mercê de coisas que desconhece em si mesmo,diminuindo assim a possibilidade de determinar de forma mais lúcida suas escolhas pessoais. Uma das formas pelas quais podemos usar da fala como canal de feedbak.

8 11/1/ Psicologia e Ética Profissional O que é FEEDBACK? É um processo de dar e receber ajuda para a manutenção ou a para a mudança de comportamento,ou seja,é a comunicação a uma pessoa ou grupo,no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua situação está afetando as pessoas. Estas informações ajudam á pessoa,verificar o seu próprio desempenho e corrigí-lo se necessário.

9 11/1/ Psicologia e Ética Profissional O positivo quando a influência foi benéfica e trouxe satisfação. O negativo,quando a atuação foi frustrante,irritante,ou indesejável. São comuns nas relações humanas á ausência do FEEDBAK positivo e o exagero do negativo,marcando profundamente as emoções e o desempenho das pessoas.

10 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Isso pode gerar um comportamento defensivo já que as pessoa de sente atacada. Quando ocorre um erro,achar o responsável e chamar a sua atenção,muitas vezes aos gritos e na frente de outros,é chamado de feedback,mas na realidade,isto é descarregar a raiva e frustração em alguém.

11 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Porque é difícil receber feedback ? É difícil aceitarmos nossas ineficiências,quanto mais admiti-las aos outros. A questão de confiança na outra pessoa,é uma posição critica especialmente em questão de trabalho ou em outras situações que podem afetar nossa imagem.

12 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Podemos também temer o que outra pessoa pense a nosso respeito. Nesse caso podemos sentir que nossa individualidade esteja sendo desrespeitada e que o apoio que esperávamos nos seja negado.

13 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Quando percebemos que estamos contribuindo para mantermos um problema e que precisamos mudar para resolve-lo,muitas vezes reagimos defensivamente parando de ouvir,negando a validade de feedback,chegando a agredir o comunicador,apontando também os seus erros.

14 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Já o contrário,quando o feedback é recebido de forma a mantermos o nosso comportamento,a relação com outro se torna mais tranquila.

15 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Porque é difícil dar feedback ? Gostamos de dar conselhos e, com isto,sentimo-nos,ás vezes competentes e importantes. O perigo consiste em pensarmos no feedback como forma de demonstrar nossa negligência e habilidade,ao invés de pensarmos na sua utilidade e objetividade para quem o recebe.

16 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Dependendo das nossas próprias motivações,podemos agir somente a um aspecto que percebemos no comportamento do outro e,com isto,nos tornarmos parciais e avaliativos,servindo o processo do feedbak como um desabafo nosso(alivio de tensão) ou manifestação afetiva forte.

17 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Se a pessoa que recebe o feedbak se torna defensivo,o que comum(uma vez que feedbak é percebido ainda com crítica e tem implicações emocionais)podemos tentar argumentar mais para a compreensão daquilo que comunicamos.

18 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Pode ocorrer que,nesta tentativa de argumentarmos,aumente a resistência do outro. Muitas vezes,as pessoas não estão preparadas,emocionalmente,para receber feedbak,ou não o desejam,ou não sentem necessidade.

19 11/1/ Psicologia e Ética Profissional É preciso que estejamos atentos para estes aspectos que representam dificuldades na comunicação interpessoal. Se insistimos no feedbak,a pessoa poderá duvidar de nossos motivos para tal,negar a validade da informação,racionalizar,procurando justificar-se,etc.

20 11/1/ Psicologia e Ética Profissional Vencer uma discussão não significa ter convencido o oponente. O mal que aquece todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.


Carregar ppt "11/1/2014 1 Psicologia e Ética Profissional Professor Marco Antonio Vieira Módulo II Aula II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google