A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Federação Portuguesa de Atletismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Federação Portuguesa de Atletismo"— Transcrição da apresentação:

1 Federação Portuguesa de Atletismo
DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO Curso de Treinadores - Nível 2 Atletismo

2 SÓ DEPOIS - MOVIMENTOS ESPECÍFICOS DE CADA DISCIPLINA
OS TREINADORES DEVEM DEDICAR AOS JOVENS ATLETAS MUITO TEMPO NO ENSINO DAS HABILIDADES BÁSICAS EM PRIMEIRO LUGAR PARA DESENVOLVER A COORDENAÇÃO ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS BÁSICOS PARA A CORRIDA, SALTOS E LANÇAMENTOS SÓ DEPOIS - MOVIMENTOS ESPECÍFICOS DE CADA DISCIPLINA

3 A FACILIDADE COM QUE UMA CRIANÇA APRENDE UMA HABILIDADE DEPENDE DE:
MATURAÇÃO EXPERIÊNCIA ENSINO DIFICULDADE DA TAREFA Sistema Nervoso só matura na idade adulta Não tomam as decisões acertadas (menos precisos do que os adultos) Quem nunca lançou uma pedra terá mais dificuldades para lançar o Dardo. No atletismo as habilidades complexas não são mais do que adaptações das básicas Necessitam de explicações mais claras

4 COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A APRENDER
Quando as crianças aprendem algo de novo, passam por 3 fases de aprendizagem: 1 - A FASE DE INTERIORIZAÇÃO Reflectir sobre o que se vai fazer O Treinador tem de explicar o que pretende que o atleta faça e não apenas demonstrar. Esta fase pode ser lenta, dependendo do atleta e da dificuldade da tarefa. Treinadores inexperientes demonstram e explicam mas esquecem-se de dizer o que querem que a criança faça.

5 COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A APRENDER
2 - A FASE DA APRENDIZAGEM Experimentar vários modos de executar a tarefa O treinador deve dar “feedbacks” para melhorar a coordenação dos movimentos A aprendizagens são feitas sobre o que já sabemos e fazemos

6 COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A APRENDER
3 - A FASE DA HABILIDADE Executar a Habilidade Automatização do gesto. Rendimento. Eficácia do Movimento. Nesta fase aprendem o que fazer e o quando fazer e não o como fazer

7 DESENVOLVIMENTO DO JOVEM ATLETA
PROMOVER UMA GRANDE VARIEDADE DE EXPERIÊNCIAS NOS ESCALÕES JOVENS, FAZENDO A ESPECIALIZAÇÃO MAIS TARDE PRÁTICA DE DIFERENTES MODALIDADES ATLETISMO ATLETISMO E OUTROS DESPORTOS IDADE

8 DESENVOLVIMENTO DO JOVEM ATLETA
Ao longo da sua carreira o jovem deve ir praticando as diferentes disciplinas do atletismo, e só mais tarde especializar-se numa disciplina. PRÁTICA DO ATLETISMO TREINO GERAL EM VÁRIAS DISCIPLINAS TREINO ESPECÍFICO NUMA DETERMINADA DISCIPLINA IDADE

9 PRINCÍPIOS PARA ESTRUTURAR A PRÁTICA
MOVIMENTOS GRANDES ANTES DE MOVIMENTOS PEQUENOS DAS TAREFAS SIMPLES PARA AS MAIS COMPLEXAS AS PARTES E O TODO Movimentos simples devem ser apresentados como um todo. Movimentos complexos devem ser ensinados por partes. PRÁTICA CONTÍNUA OU DESCONTÍNUA A capacidade de concentração das crianças é reduzida pelo que deve Haver uma grande variedade de situações no treino. CONDIÇÕES DE PRÁTICA E COMPETIÇÃO Competições adaptadas às crianças são fundamentais para a motivação Grandes antes de pequenos porque precisam de menos exactidão Contínua/Interrompida – Repartir sessões de treino por diferentes temas (não só Comprimento)

10 OBSERVAÇÕES PARA O TREINADOR
– PRATICAR A MODALIDADE DENTRO DAS LIMITAÇÕES DA CRIANÇA – DAR AMPLAS OPORTUNIDADES PARA UMA GRANDE VARIEDADE DE EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTOS Limitações (atenção, concentração, etc.)

11 OBSERVAÇÕES PARA O TREINADOR
- Explicar as tarefas de forma simples. - Demonstrar as tarefas. - Dar tempo para a prática. - Ser paciente e corrigir um erro de cada vez. - Não esperar muito demasiado cedo.

12 OBSERVAÇÕES PARA O TREINADOR
– INDICAR OS PONTOS MAIS IMPORTANTES EM QUE DEVE CONCENTRAR-SE – AJUDAR AS CRIANÇAS A AVALIAR AS SUAS PRÓPRIAS EXECUÇÕES – PERMITIR USAR AS HABILIDADES APRENDIDAS EM COMPETIÇÃO

13 OBSERVAÇÕES PARA O TREINADOR
– USAR LINGUAGEM SIMPLES E FÁCIL DE ENTENDER – SER POSITIVO AO COMUNICAR AS SUAS IMPRESSÕES

14 DESENVOLVIMENTO SOCIAL
(Como estabelece a criança relações com os outros) INFLUÊNCIA DOS OUTROS INFLUÊNCIA DOS PAIS INFLUÊNCIA DE OUTROS JOVENS INFLUÊNCIA DO TREINADOR A IMAGEM PESSOAL resulta na criança de:

15 DESENVOLVIMENTO SOCIAL
(Como estabelece a criança relações com os outros) INFLUÊNCIA DOS PAIS Principalmente nos primeiros anos, são as figuras mais importantes para as crianças À medida que as crianças crescem vêm a sua influência partilhada com outros. Tem papel importante na maneira como as crianças vêm o Desporto

16 INFLUÊNCIA DE OUTROS JOVENS
DESENVOLVIMENTO SOCIAL (Como estabelece a criança relações com os outros) INFLUÊNCIA DE OUTROS JOVENS Vai aumentado à medida que aumenta a independência das crianças Assume diferentes formas ao longo do crescimento anos: brincam ao lado dos outros anos: “ver quem é melhor” anos: Procuram o seu “grupo” anos: amigos assumem influência dominante “grupo” – nos escalões de formação nota-se bem.

17 INFLUÊNCIA DO TREINADOR
DESENVOLVIMENTO SOCIAL (Como estabelece a criança relações com os outros) INFLUÊNCIA DO TREINADOR Ao ensinar-lhes técnicas novas e interessantes podem tornar-se muito importantes para os jovens. No Atletismo, quando se prolonga a relação treinador atleta por um longo período, isto é particularmente evidenciado. Um gesto ou um olhar podem ser suficientes para motivar ou desmotivar um atleta.

18 OBSERVAÇÕES PARA O TREINADOR
– ELOGIAR OS ATLETAS COMO RECOMPENSA DOS SEUS ESFORÇOS – PROCURAR QUE TODOS PARTICIPEM O MÁXIMO POSSÍVEL – DAR CONFIANÇA, INCENTIVANDO OS ATLETAS A EXPERIMENTAR COISAS NOVAS – ATRIBUIR CERTA QUANTIDADE DE ÊXITO A TODOS, DURANTE A SESSÃO DE TREINO

19 OBSERVAÇÕES PARA O TREINADOR
– PRESTAR ATENÇÃO A TODOS OS ATLETAS E NÃO SÓ AOS MELHORES – AVALIAR O RESULTADO E NÃO O ATLETA – NÃO FORÇAR OS ATLETAS A ESPECIALIZAR-SE DEMASIADO CEDO – AVALIAR OS ERROS DE FORMA POSITIVA

20 ADAPTAÇÃO DO ATLETISMO PARA AS CRIANÇAS
– MODIFICAR AS TÉCNICAS – ADAPTAR E UTILIZAR O EQUIPAMENTO E MATERIAIS QUE SEJAM DE TAMANHO E PESO APROPRIADO – MODIFICAR AS REGRAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM E A ACTIVIDADE Adaptar engenhos ( para que a técnica não seja prejudicada) Modificar as regras (distância entre barreiras, por ex.)

21 OBSERVAÇÕES PARA O TREINADOR
– USAR A MÍNIMA QUANTIDADE DE REGRAS PARA OS JOVENS ATLETAS – A COMPETIÇÃO DEVE SER INFORMAL ATÉ AOS 12 ANOS DE IDADE – EVITAR QUE AS CRIANÇAS PARTICIPEM NAS COMPETIÇÕES PARECIDAS COM AS DOS ADULTOS, ENQUANTO NÃO ESTIVEREM PREPARADAS

22 OBSERVAÇÕES PARA O TREINADOR
– NÃO FORÇAR AS CRIANÇAS A GANHAR A TODO O CUSTO – RECOMPENSAR AS CRIANÇAS PELOS SEUS ESFORÇOS – VER COMO SE PODE ADAPTAR O ATLETISMO PARA QUE SEJA MAIS ADEQUADO À CRIANÇA


Carregar ppt "Federação Portuguesa de Atletismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google