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© 2006 by Pearson Education FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL PARTE II O INDIVÍDUO CAPÍTULO 2.

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1 © 2006 by Pearson Education FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL PARTE II O INDIVÍDUO CAPÍTULO 2

2 © 2006 by Pearson Education2–1 1.Definir as principais características biográficas. 2.Identificar dois tipos de habilidade. 3.Moldar o comportamento dos outros. 4.Distinguir os quatro programas de reforço. 5.Esclarecer o papel da punição no processo de aprendizado. 6.Praticar a auto-administração. Depois de ler este capítulo, você será capaz de: OBJETIVOS DO APRENDIZADO

3 © 2006 by Pearson Education2–2 Características pessoais tais como idade, sexo e estado civil que são objetivas e facilmente obtidas nos registros pessoais dos funcionários. CARACTERÍSTICAS BIOGRÁFICAS

4 © 2006 by Pearson Education2–3 A capacidade de um indivíduo para desempenhar as diversas tarefas de uma função. HABILIDADES

5 © 2006 by Pearson Education2–4 Habilidades intelectuais Habilidade intelectual É aquela necessária para o desempenho de atividades mentais.

6 © 2006 by Pearson Education2–5 Aptidão para números Compreensão verbal Rapidez de percepção Raciocínio indutivo Raciocínio dedutivo Visualização espacial Memória Aptidão para números Compreensão verbal Rapidez de percepção Raciocínio indutivo Raciocínio dedutivo Visualização espacial Memória QUADRO 2-1 Dimensões da habilidade intelectual

7 © 2006 by Pearson Education2–6 Habilidade física É aquela necessária para a realização de tarefas que exigem resistência, destreza manual, força nas pernas ou talentos semelhantes. Habilidades físicas

8 © 2006 by Pearson Education2–7 Outros fatores 7. Coordenação motora 8. Equilíbrio 9. Resistência Outros fatores 7. Coordenação motora 8. Equilíbrio 9. Resistência Fatores de força 1. Força dinâmica 2. Força no tronco 3. Força estática 4. Força explosiva Fatores de força 1. Força dinâmica 2. Força no tronco 3. Força estática 4. Força explosiva Fatores de flexibilidade 5. Flexibilidade de extensão 6. Flexibilidade dinâmica Fatores de flexibilidade 5. Flexibilidade de extensão 6. Flexibilidade dinâmica Fonte: Adaptado de HRMagazine, publicada pela Society for Human Resource Management, Alexandria. QUADRO 2-2 Nove habilidades físicas básicas

9 © 2006 by Pearson Education2–8 Adequação entre o trabalho e a habilidade Habilidades do funcionário Requisitos da tarefa Adequação entre o trabalho e a habilidade

10 © 2006 by Pearson Education2–9 APRENDIZAGEM: Envolve mudança. É relativamente permanente. É adquirida por meio da experiência. APRENDIZAGEM: Envolve mudança. É relativamente permanente. É adquirida por meio da experiência. Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento que ocorre como resultado de uma experiência. APRENDIZAGEM

11 © 2006 by Pearson Education2–10 Conceitos básicos: Estímulo não-condicionado. Resposta não-condicionada. Estímulo condicionado. Resposta condicionada. Conceitos básicos: Estímulo não-condicionado. Resposta não-condicionada. Estímulo condicionado. Resposta condicionada. Condicionamento clássico Um tipo de condicionamento no qual um indivíduo responde a algum estímulo que originalmente não produziria tal resposta. Teorias de aprendizagem

12 © 2006 by Pearson Education2–11 Fonte: The far side® by Gary Larson. Copyright 1993 by Far Works, Inc. Reproduzido com autorização. Todos os direitos reservados. QUADRO 2-3 O lado oculto, por Gary Larson

13 © 2006 by Pearson Education2–12 Conceitos básicos: Comportamento reflexivo ou não-aprendido. Comportamento voluntário ou aprendido. Reforço. Conceitos básicos: Comportamento reflexivo ou não-aprendido. Comportamento voluntário ou aprendido. Reforço. Condicionamento operante Um tipo de condicionamento em que um comportamento voluntário desejável conduz a uma recompensa ou evita uma punição. Teorias de aprendizagem

14 © 2006 by Pearson Education2–13 Conceitos básicos: Processos de atenção. Processos de retenção. Processos de reprodução motora. Processos de reforço. Conceitos básicos: Processos de atenção. Processos de retenção. Processos de reprodução motora. Processos de reforço. Aprendizagem social As pessoas podem aprender tanto pela observação como pela experiência. Teorias de aprendizagem

15 © 2006 by Pearson Education2–14 Conceitos básicos: É necessário algum tipo de reforço para mudar o comportamento. Alguns tipos de recompensa são mais efetivos. A rapidez do aprendizado e a permanência de seus efeitos serão determinados pelo momento do reforço. Conceitos básicos: É necessário algum tipo de reforço para mudar o comportamento. Alguns tipos de recompensa são mais efetivos. A rapidez do aprendizado e a permanência de seus efeitos serão determinados pelo momento do reforço. Modelagem do comportamento Reforço sistemático de cada um dos passos que conduzem o indivíduo para a resposta desejada. Modelagem: uma ferramenta gerencial

16 © 2006 by Pearson Education2–15 Reforço positivo Recompensa pelo comportamento desejado. Reforço negativo Eliminação de uma consequência desagradável quando ocorre o comportamento desejado. Punição Consiste em causar uma condição desagradável na tentativa de eliminar um comportamento indesejado. Extinção Suspensão de um reforço para extinguir um comportamento. Tipos de reforço

17 © 2006 by Pearson Education2–16 Reforço contínuo Um comportamento desejável é reforçado todas as vezes em que se manifesta. Reforço intermitente Um comportamento desejável recebe reforço para que continue a se repetir, mas não o recebe todas as vezes em que ocorre. Esquemas de reforço

18 © 2006 by Pearson Education2–17 Intervalo-fixo As recompensas são espaçadas em intervalos de tempo uniformes. Intervalo-variável As recompensas são espaçadas no tempo de maneira imprevisível. Esquemas de reforço

19 © 2006 by Pearson Education2–18 Proporcional-fixo As recompensas são dadas após um número fixo ou constante de respostas. Proporcional-variável As recompensas variam de acordo com o comportamento do indivíduo. Esquemas de reforço

20 © 2006 by Pearson Education2–19 QUADRO 2-4 Esquemas de reforço

21 © 2006 by Pearson Education2–20 QUADRO 2-5 Esquemas de reforço intermitente (continua)

22 © 2006 by Pearson Education2–21 QUADRO 2-5 Esquemas de reforço intermitente (continuação)

23 © 2006 by Pearson Education2–22 Modelo de resolução de problemas em cinco passos: 1.Identificação dos comportamentos críticos. 2.Desenvolvimento dos dados básicos. 3.Identificação das conseqüências dos comportamentos. 4.Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de intervenção. 5.Avaliação da melhoria do comportamento. Modelo de resolução de problemas em cinco passos: 1.Identificação dos comportamentos críticos. 2.Desenvolvimento dos dados básicos. 3.Identificação das conseqüências dos comportamentos. 4.Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de intervenção. 5.Avaliação da melhoria do comportamento. OB Mod A aplicação dos conceitos de reforço para os indivíduos dentro do ambiente de trabalho. Modificação de comportamento

24 © 2006 by Pearson Education2–23 Substituição da remuneração da ausência por doença por um plano de recompensa por freqüência Reduz o absenteísmo recompensando a presença, e não a ausência. Enquadramento de funcionários O uso de punições pode ser contraprodutivo. Desenvolvimento de programas de treinamento Os métodos de modificação de comportamento aumentam a eficácia desses programas. Autogestão Reduz a necessidade de controle externo. Aplicações específicas na empresa


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