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Hvr A Abordagem de Skinner u Teoria S-R u Experimentos com animais: pombos e ratos u O comportamento de aprendizes pode ser modificado pela apresentação.

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1 hvr A Abordagem de Skinner u Teoria S-R u Experimentos com animais: pombos e ratos u O comportamento de aprendizes pode ser modificado pela apresentação de materiais em cuidadosa sequencia e pelo oferecimento de recompensas ou reforços apropriados u Comportamentos manifestos e mensuráveis

2 hvr Skinner não está preocupado com processos intermediários, mas sim com o controle do comportamento observável por meio das respostas do indivíduo. Isso não significa negar que esses processos existam, mas que ele acredita serem eles neurológicos em sua natureza e que obedecem a certas leis. Desde que são previsíveis e obdecem a leis que podem ser idenificadas, esses processos geram e mantem relações funcionais entre as variáveis que o compoem, quais sejam, variáveis de input e variáveis de output (Estímulos e Respostas) Análise Funcional entre Estímulo e Resposta

3 hvr Variáveis de Input u Estímulo »evento que afeta os sentidos do aprendiz u Reforço –evento que resulta no aumento da probabilidadeda ocorrencia de um ato que imediatamente o precedeu u Contingências de reforço – arranjo de uma situação para o aprendiz na qual a ocorrência de reforço é tornada contingente à ocorrência imediatamente anterior de uma resposta a ser aprendida

4 hvr Variáveis de Output u Respostas que o aprendiz dá u Tipos de Respostas: –Respondentes => involuntárias (p.ex. reflexos) »Controlado por um estímulo precedente –Operantes=> tudo o que fazemos e que tem um efeito no mundo exterior »controlado por suas consequências, i.é, estímulos que se seguem as respostas

5 hvr Condicionamento u Para cada tipo de resposta está associado um condicionamento –Respondente » elicia a resposta mas não necessariamente aumenta sua frequência –Operante »aumento na frequência da resposta à qual o estímulo se seguiu

6 hvr Teoria do Reforço: Noções e Definições u O comportamento é controlado por suas consequências –recompensas e punições desempenham um papel importante na vida diária u Reforço positivo ou negativo –positivo : apenas aqueles eventos ou objetos que vem após um comportamento e aumentam sua frequência –negativo: fortalece a resposta que o remove e enfraquece a resposta que o produz

7 hvr Teoria do Reforço: Noções e Definições (cont.) u Condicionamento Operante –procedimento de introduzir um reforçador positivo imediatamente após uma resposta, resultando em um aumento daquela resposta u Condicionamento x Aprendizagem

8 hvr Teoria do Reforço: Noções e Definições (cont.) u Extinção e Esquecimento –procedimento de extinção consiste na suspensão do reforço de uma resposta condicionada –esquecimento é considerado como uma diminuição na probabilidade de que uma resposta ocorra, como consequência desta resposta não ter sido emitida durante muito tempo u Esquemas de Reforço

9 hvr Teoria do Reforço (cont.) u Diferenciação de resposta –reforçamento diferencial u Modelagem ou Método de Aproximações Sucessivas –resposta ou comportamento inicial –resposta ou comportamento terminal –respostas ou comportamentos intermediários

10 hvr Teoria do Reforço (cont.) u Discriminação –Procedimento de Discriminação: condicionar uma resposta na presença de um estímulo e extingui-la na presença de outro –Estímulo Discriminativo (S D): estímulo ao qual está associado o reforçamento –(S Delta): Estímulo ao qual não está associado o reforçamento –Comportamento de Discriminação: aumento na frequência da resposta na presença de SD e um decréscimo na presença de SDelta

11 hvr Teoria do Reforço (cont.) u Generalização –Classe de estímulos ou conceito: conj. de estímulos que tem uma propriedade comum entre si –Comportamento Conceitual: responder da mesma maneira a todos os estímulos de uma classe –Generalização de Estímulo: responder de modo similar a estímulos diferentes; é o oposto da discriminação

12 hvr Teoria do Reforço (cont.) u Encadeamento – uma resposta pode produzir o estímulo para a seguinte u Esmaecimento (Fading) –dois estímulos diferentes são apresentados diferindo ao longo de duas dimensões –Dimensões do estímulo: maneiras pelas quais dois objetos podem ser considerados similares ou diferentes

13 hvr O Processo Instrucional segundo a Abordagem Skinneriana u Instrução Programada –Pequenas etapas –Resposta ativa –Verificação imediata da resposta –Ritmo próprio –Testagem do Programa

14 hvr O Processo Instrucional segundo a Abordagem Skinneriana (cont.) u Método Keller ou Sistema de Instrução Personalizada –Ritmo Próprio –Completo domínio do material de cada unidade como condição para avanço –O uso de aulas teóricas e práticas como veículos de motivação, ao invés de fontes de informação –Ênfase na palavra escrita –O uso de monitores

15 hvr Skinner - Conclusão u inegável influência nas práticas instrucionais contemporâneas u críticas cada vez mais frequentes –o homem como um organismo passivo governado por estímulos externos –ignora os mecanismos internos da mente –aplicar ao comportamento humano princípios estudados experimentalmente com animais inferiores


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