A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual Intizman in Davidoff, 2001, p.98.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual Intizman in Davidoff, 2001, p.98."— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual Intizman in Davidoff, 2001, p.98

2 Aprendizagem comportamental Mudança duradoura do desempenho, ensejada pela experiência. Davidoff, 2001, p.98

3 Condicionamento (de) respondentes Respondentes são os atos desencadeados por eventos que imediatamente os precedem. O evento desencadeador é o estímulo eliciador. Ex: reflexo pupilar Luz - estímulo eliciador Contração ou dilatação da pupila - respondente

4 Condicionamento respondente ou clássico Processo de transferir um respondente de uma situação para outra. Envolve o estímulo incondicionado, a resposta incondicionada, o estímulo neutro e a resposta condicionada.

5 O condicionamento se adquire pelo processo de emparelhamento do estímulo neutro e do estimulo incondicionado, até que surja a resposta condicionada. Os estímulos devem ser retirados ao mesmo tempo.

6 Aquisição do medo: O caso Albert Paciente - Albert, menino, 11 meses. Resposta incondicionada - medo(choro) Estímulo incondicionado barulho de pancada em barra de aço atrás da criança.

7 Estímulo neutro - rato de pelúcia. Resposta condicionada - Medo do rato de Pelúcia John Watson, 1920 in Davidoff, 2001

8 Condicionamento (de) operantes Operantes são comportamentos autônomos.

9 O condicionamento operante ocorre quando os efeitos que se seguem ao operante aumentam ou diminuem a possibilidade de o operante voltar a ser desempenhado em situação similar.

10 Conceitos Reforço Reforço positivo Reforço negativo Modelagem ou aproximações sucessivas. Extinção Generalização Discriminação

11 Reforçadores intrínsecos. Necessidades fisiológicas. Estímulos sensoriais. Auto-realização

12 .Primários ou não aprendidos.Secundários ou condicionados Reforçadores extrínsecos

13 Esquemas de punição

14 Punição positiva Apresentação do estímulo punitivo

15 Punição negativa: extinção ou adiamento da punição Remoção do estímulo punitivo Custo da resposta Adiamento do estimulo punitivo Treinamento de omissão


Carregar ppt "Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual Intizman in Davidoff, 2001, p.98."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google