A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e
nem sempre deliberada, do comportamento, através da experiência.

2 PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
1. Condicionamento clássico, respondente ou Pavloviano 2. Condicionamento operante ou instrumental 3. Aprendizagem por observação

3 1. Condicionamento respondente (clássico ou Pavloviano)
Um estímulo inicialmente neutro é associado a um estímulo incondicionado Esse estímulo incondicionado passa a evocar uma reacção semelhante à da resposta incondicionada provocada pelo estímulo incondicionado. O estímulo que inicialmente era neutro passa a ser um estímulo condicionado, e a resposta ao mesmo uma resposta condicionada. Ex. Experiência de Pavlov.

4 EXPERÊNCIA DE I. PAVLOV Condicionamento Clássico

5 CARACTERÍSTICAS DAS RESPOSTAS INCONDICIONADAS:
Involuntárias São controladas pelos acontecimentos que imediatamente as precedem; Não dependem da aprendizagem Relacionadas com instintos de protecção e sobrevivência que são inatos

6 CONCEITOS IMPORTANTES
Reforço: qualquer acontecimento que aumente a probabilidade de uma determinada resposta ser dada em condições semelhantes. Aquisição: Combinação de um estímulo neutro com o estímulo incondicionado até que apareça uma resposta condicionada. .De vez em quando o estímulo condicionado tem que ser relacionado com o estímulo original, ou seja, com o estímulo incondicionado, caso contrário a resposta condicionada tende a enfraquecer ou mesmo desaparecer.

7 CONCEITOS IMPORTANTES
GENERALIZAÇÃO: A resposta condicionada produz-se perante estímulos semelhantes ao estímulo condicionado. (e.g. bebé Albert) DISCRIMINAÇÃO: A resposta só se produz perante os estímulos presentes durante o condicionamento.

8 CONCEITOS IMPORTANTES
EXTINÇÃO Quando, por falta de REFORÇO, a resposta condicionada desaparece. É VARIÁVEL (espécie, resposta condicionada, estímulos, frequência com que é dado o estímulo). PODE ser DELIBERADA. Pode haver RECUPERAÇÃO ESPONTÂNEA.

9 Extinção Peter e o coelho
Apresentação do estímulo condicionado (coelho) sem o presumido estimulo incondicionado (experiência de medo) até que a resposta condicionado (medo) revertesse ao seu nível de pré-condicionamento quando não existia.

10 CONCEITOS IMPORTANTES
CONTRACONDICIONAMENTO: tipo especial de condicionamento respondente que consiste na substituição da resposta condicionada por outra incompatível com essa. (e.g. Peter e o Coelho)


Carregar ppt "APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google