A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e nem sempre deliberada, do comportamento, através da experiência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e nem sempre deliberada, do comportamento, através da experiência."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e nem sempre deliberada, do comportamento, através da experiência.

2 PROCESSOS DE APRENDIZAGEM 1. Condicionamento clássico, respondente ou Pavloviano 2. Condicionamento operante ou instrumental 3. Aprendizagem por observação

3 1. Condicionamento respondente (clássico ou Pavloviano) a)Um estímulo inicialmente neutro é associado a um estímulo incondicionado b)Esse estímulo incondicionado passa a evocar uma reacção semelhante à da resposta incondicionada provocada pelo estímulo incondicionado. c)O estímulo que inicialmente era neutro passa a ser um estímulo condicionado, e a resposta ao mesmo uma resposta condicionada. Ex. Experiência de Pavlov.

4 EXPERÊNCIA DE I. PAVLOV Condicionamento Clássico

5 CARACTERÍSTICAS DAS RESPOSTAS INCONDICIONADAS : Involuntárias São controladas pelos acontecimentos que imediatamente as precedem; Não dependem da aprendizagem Relacionadas com instintos de protecção e sobrevivência que são inatos

6 CONCEITOS IMPORTANTES Reforço: qualquer acontecimento que aumente a probabilidade de uma determinada resposta ser dada em condições semelhantes. Aquisição: Combinação de um estímulo neutro com o estímulo incondicionado até que apareça uma resposta condicionada..De vez em quando o estímulo condicionado tem que ser relacionado com o estímulo original, ou seja, com o estímulo incondicionado, caso contrário a resposta condicionada tende a enfraquecer ou mesmo desaparecer.

7 CONCEITOS IMPORTANTES GENERALIZAÇÃO: A resposta condicionada produz-se perante estímulos semelhantes ao estímulo condicionado. (e.g. bebé Albert) DISCRIMINAÇÃO: A resposta só se produz perante os estímulos presentes durante o condicionamento.

8 CONCEITOS IMPORTANTES EXTINÇÃO Quando, por falta de REFORÇO, a resposta condicionada desaparece. É VARIÁVEL (espécie, resposta condicionada, estímulos, frequência com que é dado o estímulo). PODE ser DELIBERADA. Pode haver RECUPERAÇÃO ESPONTÂNEA.

9 Extinção Peter e o coelho Apresentação do estímulo condicionado (coelho) sem o presumido estimulo incondicionado (experiência de medo) até que a resposta condicionado (medo) revertesse ao seu nível de pré- condicionamento quando não existia.

10 CONCEITOS IMPORTANTES CONTRACONDICIONAMENTO: tipo especial de condicionamento respondente que consiste na substituição da resposta condicionada por outra incompatível com essa. (e.g. Peter e o Coelho)


Carregar ppt "APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e nem sempre deliberada, do comportamento, através da experiência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google