A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta."— Transcrição da apresentação:

1 Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta ou no conhecimento, provocada pelo treino, pelo estudo ou pelo exercício. Aprendizagem processo de fixação, retenção e recordação do que se aprendeu. Memória

2 A percepção • Liga-nos ao mundo.
• Organiza e interpreta as sensações de modo a reconhecermos e identificarmos o que se passa à nossa volta. Captação de estímulos realizada pelos órgãos sensoriais. SENSAÇÃO Processo de organização e interpretação da informação sensorial que nos permite identificar objectos e acontecimentos. Percepção

3 A organização perceptiva
Segundo os psicólogos da gestalt: • a percepção é sempre de figuras ou formas salientes e vivas que se inscrevem em fundos reentrantes e neutros. • a tendência inata do ser humano é de organizar os estímulos de modo a construir boas formas, ou seja, figuras simples, regulares e simétricas. • na leitura que fazemos do mundo, temos tendência a resistir a certas mudanças, percepcionando as coisas como se estas se mantivessem constantes.

4 A aprendizagem Alteração relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, devida à experiência, ao treino ou ao estudo. Há dois modelos de aprendizagem: modelo comportamental modelo cognitivo considera que o sujeito aprendeu quando dá prova de saber fazer o sujeito pode ter aprendido sem ter oportunidade de o mostrar na prática condicionamento clássico e operante insight e aprendizagem social

5 Condicionamento clássico
reflexo condicionado Ivan Pavlov Processo de aprendizagem que se baseia na associação de um estímulo não condicionado e um estímulo natural, de modo a que o indivíduo reaja ao estímulo condicionado do mesmo modo que reage ao estímulo natural. Processos implicados no condicionamento: Extinção Recondicionamento Generalização do estímulo Recuperação espontânea Reextinção Discriminação

6 AS EXPERIÊNCIAS DE PAVLOV HTTP://WWW. YOUTUBE. COM/WATCH
AS EXPERIÊNCIAS DE PAVLOV (PAVLOVIANA) (BD SOBRE CONDICIONAMENTO CLÁSSICO PAVLOV) (BEBÉ RESPONDE A ESTÍMULO)

7 Condicionamento operante
Skinner ( ) “caixa de Skinner” Processo de aprendizagem dinamizado pela obtenção do reforço e que é baseado na sua associação à resposta operante. Estímulo agradável que, surgindo em consequência de um comportamento, aumenta a sua ocorrência. Reforço Qualquer estímulo desagradável que surge em consequência de um comportamento e que diminui a sua ocorrência. Castigo

8 A caixa de Skinner http://www. youtube. com/watch

9 caracteriza-se pela compreensão rápida e inesperada de um problema e do modo de o resolver.
Aprendizagem por insight Köhler faz-se com base na observação e imitação das outras pessoas. Aprendizagem social Bandura Modelagem Aprendizagem vicariante

10 Aprendizagem por insight Kohler Aprendizagem social A. Bandura
ure=player_embedded#! ture=endscreen&NR=1 ure=endscreen&NR=1 =1 LdCg&feature=endscreen&NR=1 &feature=fvsr

11 A memória • é o suporte essencial das nossas aprendizagens.
• conserva aquilo que se aprendeu. Segundo modelo de inspiração cibernética inclui quatro momentos essenciais: Recepção e codificação Armazenamento Recuperação Esquecimento

12 A memória regista as impressões visuais, auditivas, olfactivas ou tácteis sem as processar, e conserva-as durante um quarto de segundo. Memória sensorial é o centro consciente por onde passam as lembranças de que nos servimos em dado momento. Estas são aí “visíveis”por escassos minutos. Memória a curto prazo Memória a longo prazo é o armazém de um grande número de informações.


Carregar ppt "Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google