A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cognição Percepção conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Aprendizagem modificação estável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cognição Percepção conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Aprendizagem modificação estável."— Transcrição da apresentação:

1 Cognição Percepção conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Aprendizagem modificação estável na conduta ou no conhecimento, provocada pelo treino, pelo estudo ou pelo exercício. Memória processo de fixação, retenção e recordação do que se aprendeu.

2 A percepção SENSAÇÃO Captação de estímulos realizada pelos órgãos sensoriais. Liga-nos ao mundo. Organiza e interpreta as sensações de modo a reconhecermos e identificarmos o que se passa à nossa volta. Percepção Processo de organização e interpretação da informação sensorial que nos permite identificar objectos e acontecimentos.

3 A organização perceptiva Segundo os psicólogos da gestalt: a percepção é sempre de figuras ou formas salientes e vivas que se inscrevem em fundos reentrantes e neutros. a tendência inata do ser humano é de organizar os estímulos de modo a construir boas formas, ou seja, figuras simples, regulares e simétricas. na leitura que fazemos do mundo, temos tendência a resistir a certas mudanças, percepcionando as coisas como se estas se mantivessem constantes.

4 A aprendizagem Alteração relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, devida à experiência, ao treino ou ao estudo. Há dois modelos de aprendizagem : modelo comportamental modelo cognitivo considera que o sujeito aprendeu quando dá prova de saber fazer o sujeito pode ter aprendido sem ter oportunidade de o mostrar na prática condicionamento clássico e operante insight e aprendizagem social

5 Condicionamento clássico Ivan Pavlov reflexo condicionado Processo de aprendizagem que se baseia na associação de um estímulo não condicionado e um estímulo natural, de modo a que o indivíduo reaja ao estímulo condicionado do mesmo modo que reage ao estímulo natural. Processos implicados no condicionamento: Extinção Recuperação espontânea Recondicionamento Reextinção Generalização do estímulo Discriminação

6 AS EXPERIÊNCIAS DE PAVLOV ZJL-NI7U TURE=RELATED (PAVLOVIANA) URE=RELATED (BD SOBRE CONDICIONAMENTO CLÁSSICO PAVLOV) URE=PLAYER_EMBEDDED (BEBÉ RESPONDE A ESTÍMULO) ATURE=RELATED ZJL-NI7U TURE=RELATED URE=RELATED URE=PLAYER_EMBEDDED ATURE=RELATED

7 Condicionamento operante Skinner ( ) caixa de Skinner Processo de aprendizagem dinamizado pela obtenção do reforço e que é baseado na sua associação à resposta operante. Reforço Estímulo agradável que, surgindo em consequência de um comportamento, aumenta a sua ocorrência. Castigo Qualquer estímulo desagradável que surge em consequência de um comportamento e que diminui a sua ocorrência.

8 A CAIXA DE S KINNER HTTP :// WWW. YOUTUBE. COM / WATCH ? V =9X UM LB J BC A Q& FEATURE = PL AYER _ EMBEDDED HTTP :// WWW. YOUTUBE. COM / WATCH ? V =PT6 Q E A VIII4 HTTP :// WWW. YOUTUBE. COM / WATCH ? V =9X UM LB J BC A Q& FEATURE = PL AYER _ EMBEDDED HTTP :// WWW. YOUTUBE. COM / WATCH ? V =PT6 Q E A VIII4

9 Aprendizagem por insight caracteriza-se pela compreensão rápida e inesperada de um problema e do modo de o resolver. Köhler Aprendizagem social faz-se com base na observação e imitação das outras pessoas. Bandura Modelagem Aprendizagem vicariante

10 Aprendizagem por insight Kohler ure=player_embedded#! ure=player_embedded# ture=endscreen&NR=1 ture=endscreen&NR=1 ure=endscreen&NR=1 ure=endscreen&NR=1 =1 =1 Aprendizagem social A. Bandura LdCg&feature=endscreen&NR=1 LdCg&feature=endscreen&NR=1 &feature=fvsr &feature=fvsr

11 A memória é o suporte essencial das nossas aprendizagens. conserva aquilo que se aprendeu. Segundo modelo de inspiração cibernética inclui quatro momentos essenciais: Recepção e codificação Armazenamento Recuperação Esquecimento

12 A memória Memória sensorial regista as impressões visuais, auditivas, olfactivas ou tácteis sem as processar, e conserva-as durante um quarto de segundo. Memória a curto prazo Memória a longo prazo é o centro consciente por onde passam as lembranças de que nos servimos em dado momento. Estas são aí visíveispor escassos minutos. é o armazém de um grande número de informações.


Carregar ppt "Cognição Percepção conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Aprendizagem modificação estável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google