A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM Teoria da Aprendizagem Sócio-Cognitiva : Estudo dos processos de pensamento subjacentes à aprendizagem uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM Teoria da Aprendizagem Sócio-Cognitiva : Estudo dos processos de pensamento subjacentes à aprendizagem uma."— Transcrição da apresentação:

1 1 ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM Teoria da Aprendizagem Sócio-Cognitiva : Estudo dos processos de pensamento subjacentes à aprendizagem uma vez que esta envolve pensamento, memória e processamento de informação. Aprendizagem latente: o novo comportamento é aprendido mas só é executado quando é apresentado o reforço. Os indivíduos possuem mapas cognitivos - representação mental de localizações espaciais e direccionais 3. Aprendizagem por observação, (aprendizagem social, modelação ou imitação)

2 2 Aprendizagem por observação, (aprendizagem social, modelação ou imitação) Quando o comportamento de um animal muda de modo relativamente permanente como resultado da observação dos actos de outro animal.

3 3 Fases do Processo de aprendizagem por observação (A.Bandura) AQUISIÇÃO: Observa um modelo de comportamento e reconhece o que o caracteriza. Prestar atenção e percepcionar as características mais importantes do modelo; RETENÇÃO: Retém na memória as respostas modelo. Recordar o comportamento; DESEMPENHO: Se o comportamento do modelo for aceite como próprio e tiver consequências positivas é susceptível de conduzir à sua reprodução. Reproduzir o comportamento; CONSEQUÊNCIAS: A consequência do comportamento irá enfraquecer (ou aumentar) a frequência com que ocorre. Estar motivado para aprender e reproduzir o comportamento.

4 4 USO DELIBERADO DA OBSERVAÇÃO PARA MUDAR COMPORTAMENTOS Quem? –Indivíduos com sucesso, –Os pais (porque são vistos como detentores de poder) –Indivíduos com quem nos identificamos (do mesmo sexo, idade, nível sócio-económico, etc.) O Quê? –Comportamentos que se ajustam ao nosso estilo de vida –e que despertam emoções moderadas.

5 5 MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO 1. Identificação de objectivos e comportamentos alvo. 2. Criação de um sistema de registo de dados e registo de dados preliminares. 3. Definição de estratégia de mudança de comportamento. 4. Implementação do programa. 5. Registo de dados após o programa. 6. Avaliação do sucesso do programa e readaptação face aos avanços obtidos.

6 Não há aprendizagem: Quando a mudança de comportamento não é duradoura. ex. Uso de drogas, cansaço… No caso dos Padrões Fixos de Actuação pois estes não são aprendidos, embora os contextos em que são utilizados o possam ser. ex. chorar, rir. 6

7 PADRÕES FIXOS DE ACTUAÇÂO São comuns a todos os membros da mesma espécie; São executados quase sempre da mesma maneira; Quando iniciados são completados e tendem a resistir à mudança; Não exigem treino específico e normalmente resultam de um determinado estímulo ambiental. 7

8 Dificuldades na Avaliação da Aprendizagem através da Avaliação do Desempenho a)Muita da aprendizagem é latente, logo não leva a reacções que possa ser observadas, não sendo possível efectuar a medição do desempenho. b)Nem toda a aprendizagem se traduz em desempenho (e.g. raciocínio lógico). c)Nem sempre o desempenho reflecte com precisão a aprendizagem pois depende de muitos outros factores (e.g. cansaço, motivação, etc.) 8


Carregar ppt "1 ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM Teoria da Aprendizagem Sócio-Cognitiva : Estudo dos processos de pensamento subjacentes à aprendizagem uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google