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Organizações de Aprendizagem
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Introdução Neste seminário iremos apresentar uma visão geral do conhecimento organizacional, conceituar aprendizagem e seus meios bem como mostrar seus processos e características.
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Natureza do conhecimento
O conhecimento possui quatro características: * Ele é tácito; * Orientado para a ação; * Sustentado por regras; * Está em constante mutação.
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Conceito de competências
A competência de uma pessoa consiste em cinco elementos mutuamente dependentes: * Conhecimento explícito; * Habilidade; * Experiência; * Julgamento de valor; * Rede social.
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Tipos de conhecimento Existem dois tipos de conhecimento:
* Conhecimento tácito; * Conhecimento explícito.
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Conversão do conhecimento
Existem quatro modos de conversão conhecimento: * Socialização; * Externalização; imagem 6.1 página152 * Combinação; * Internalização.
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Uso do conhecimento A utilização do conhecimento é classificada em dois tipos: * Conhecimento just-in-case; * Conhecimento just-in-time.
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Uso do conhecimento
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Tipos de conhecimento Para Habermas existem três níveis de conhecimento: * Conhecimento emancipatório; * Conhecimento comunicativo; * Conhecimento instrumental.
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A influência do conhecimento no contexto organizacional
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Conhecimento organizacional
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Diversas conceituações de aprendizagem.
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Nova conduta Uma nova conduta pode ser: * Provocada; Filogênese
* Aprendida. Ontogênese
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Meios de aprendizagem Blender - Maya
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Processos de aprendizagem
* Condicionamento clássico; estímulo-resposta * Condicionamento operante; tentativa-e-erro (timing) * Aprendizagem por observação; imitação * Aprendizagem emocional; controle de sentimentos * Aprendizagem em equipes; interação * Aprendizagem organizacional Indivíduo-organização
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Processos de aprendizagem
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Princípios de aprendizagem
Os sete princípios de aprendizagem: * A aprendizagem é fundamentalmente social. * O conhecimento é integrado na vida das comunidades. * Aprendizagem é um ato de participação. * O conhecimento depende do engajamento na prática. * Engajamento é inseparável do empowerment. * Dificuldade em aprender é o resultado da exclusão da participação. * Somos naturalmente aprendizes ao longo de toda a vida.
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Conclusão O conhecimento e a aprendizagem são as bases de evolução pessoal e das organizações.
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