A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Usos didáticos das Tecnologias na Educação" Marcos Alexandre Barros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Usos didáticos das Tecnologias na Educação" Marcos Alexandre Barros."— Transcrição da apresentação:

1 "Usos didáticos das Tecnologias na Educação" Marcos Alexandre Barros

2 Demandas do Ensino com as Tecnologias

3

4 Por que usar Tecnologias? Utilizar diferentes abordagens didáticas nas aulas; Estimular a participação dos alunos; Favorecer o diálogo entre os alunos; Utilizar as tecnologias como mais uma ferramenta didática.

5

6 Potencialidades Um processo que se utiliza do virtual e do presencial para criar oportunidades de se construir conhecimento. Confronto de idéias Desenvolvimento da criticidade Disponibilização do conhecimento construído Ser autor Trocas de experiências com outras pessoas, outras culturas Qualificação profissional Pesquisa

7 Qual a importância de ter-se claro o objetivo de aprendizagem numa atividade com TICs? Será que eu vou conseguir responder todas as perguntas do meu aluno? Qual será o meu papel numa atividade com TICs? Qual a dinâmica que devo usar na sala de aula com TICs? Como utilizar sem fazer o aluno seguir uma receita de bolo? O que meu aluno ganha ao tentar fazer uma atividade com TIC?

8 Papel do Professor

9 Papel de mediador e equilibrador de situações de aprendizagem de conflitos. Aceita o conhecimento prévio do aluno e sua contínua construção. Compreende conceitos e vivências do universo sócio-cultural do aluno. Criar situações didáticas provocadoras para que o aluno gere o seu próprio conhecimento. Encoraja e aceita a autonomia e iniciativa dos alunos. Estimular a articulação entre saberes e competências.

10 Papel do Aluno

11 Um ser emitente, inquieto, à procura de constantes respostas as suas indagações. Deve ser instigado a ampliar sua percepção. Deve estar alerta às diversas características do objeto do conhecimento. Deve reconstruir conhecimentos

12 Atividades Didáticas

13 Centrada em projetos e resolução de problema; Prática pedagógica interdisciplinar e contextualizada; São sistemáticos, têm uma intencionalidade deliberada e compromisso explícito; Nas estruturas das tarefas usam terminologias tais como classificar, analisar, antecipar e criar; Deve conter práticas grupais, interativas e contextualizadas. Toma o conhecimento formalmente organizado.

14 Clima na Sala de Aula

15 Uma comunidade onde existe colaboração; Um local onde existe troca e responsabilidade; Heterogeneidade, ajuda mútua, Confronto de idéias.

16 Educar é procurar chegar ao aluno por todos os caminhos possíveis: pela experiência, pela imagem, pelo som, pela representação (dramatizações, simulações), pela multimídia. É a partir de onde o aluno está, ajudando-o a ir do concreto ao abstrato, do imediato para o contexto, do vivencial para o intelectual, integrando o sensorial, o emocional e o racional. O emocional é um componente fundamental da compreensão e do ensino. José Manoel Moran, 2000.

17 De todas as coisas que acontecem, ficam três coisas: A certeza de que estamos sempre começando. A certeza de que é preciso continuar, E a certeza de que podemos ser interrompidos Antes de terminarmos. A Arte da Educação é: Fazer da interrupção um caminho novo, Da queda um passo de dança, Do medo uma escada, Do sonho uma ponte, Da procura um encontro. Fernando Sabino

18


Carregar ppt ""Usos didáticos das Tecnologias na Educação" Marcos Alexandre Barros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google