A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espírito Santo

2 Histórico profissional
Formação inicial e continuada de professores Conhecimento, crenças e concepções, desenvolvimento metacognitivo de professores Resolução de problemas, trabalho em grupo, uso de linguagem oral e escrita, construção e análise de mapas conceituais, procedimentos alternativos de avaliação Investigando a prática profissional de forma colaborativa Ensinar, aprender, avaliar, aprender a ensinar, aprender a investigar, aprender a investigar a prática docente

3 Desenvolvimento profissional docente
O que caracteriza este desenvolvimento? Que metodologias usar para investigar o desenvolvimento profissional? Onde buscar autores, teorias, trabalhos para fundamentar tais pesquisas?

4 Onde encontramos estudos com este foco explícito ou implícito –
Colaboração Em aulas – planejamento, estudo e discussão (de aulas, de planejamento de atividades, de implementação de atividades, de planejamento de atividades de avaliação, de análise dos resultados, das causas de dificuldades, de tomada de decisões) Em atividades de investigação Onde encontramos estudos com este foco explícito ou implícito – Estudos sobre colaboração de pesquisadores e professores Estudos sobre a prática profissional Estudos sobre as concepções de professores Estudos sobre os diferentes conhecimentos(saberes) do professor Estudos investigando a prática profissional

5 Metacognição Como entender a metacognição? Como desenvolver a metacognição? Por que é importante que professores e alunos desenvolvam suas capacidades metacognitivas? Qual é o papel da reflexão? Como investigar se professores e alunos estão desenvolvendo as suas capacidades metacognitivas? Onde os processos de aprender a refletir e pensar sobre os pensamentos, os pontos fortes e fracos de pensamentos e diferentes conhecimentos, os procedimentos de gerenciar os pensamentos e conhecimentos, e as decisões auxiliam os professores em seu desenvolvimento profissional?

6 Tecnologia Como incorporar os avanços tecnológicos em nossas aulas? Que vantagens e que dificuldades estes trazem para o professor em termos de planejamento? E em termos de escolha de tipo de tarefas ou atividades para explorar, fixar, transferir, apreciar e avaliar a compreensão de conceitos? E em termos da execução e orientação de aulas? E em termos de integrar estes recursos com outros recursos didáticos? E de usar estes recursos em atividades de investigação?

7 O processo de pensar, analisar e refletir sobre a prática pedagógica pode nos auxiliar o desenvolvimento de nosso processo de tomada de consciência sobre os diferentes conhecimentos que usamos enquanto profissionais e para desenvolver a nossa identidade profissional. Torna-se necessário e importante para o desenvolvimento profissional que o professor de matemática procure aprender a pensar, analisar e refletir sobre (a) os métodos de ensino utilizados, (b) as dinâmicas que usa em aula, (c) os diferentes papéis e posturas que assume em aula, (d) as escolhas e decisões que faz no que concerne ao uso do livro didático, onde buscar idéias de atividades, recursos e materiais para usar em aulas, como elaborar atividades para explorar, construir com significado, praticar, fixar, transferir conceitos, procedimentos, generalizações e como elaborar atividades para avaliar os assuntos explorados em aula e os critérios para corrigir e analisar estas atividades.

8 Possíveis papéis do professor
Professor orientador Professor facilitador Professor desafiador Professor atuando como regente de orquestra Como o professor faz para ouvir os seus alunos, para dialogar, conversar com seus alunos em aula e nas atividades propostas em aula e em atividades de avaliação? Como o professor pode compreender como os alunos estão desenvolvendo o pensamento matemático deles e onde ocorrem dificuldades conceituais, procedimentais? Como auxiliar os alunos a mudarem esquemas mentais, compreensões e procedimentos que podem ser válidos apenas em algumas situações matemáticas?

9 Experiências com a formação inicial
Modelo tradicional – três anos de conteúdo matemático e um ano de conteúdos pedagógicos Modelo da licenciatura noturna – integrando os conteúdos matemáticos, pedagógicos e de educação matemática

10 Experiências com a formação continuada
Projeto Fundão (livros) Especialização (monografias) Grupo de estudos e investigação da prática Metodologia qualitativa de natureza humanística Instrumentos de coleta de dados dentro de um contexto cognitivo e dentro de um contexto fenomenológico Metáforas, memórias, mapas conceituais e textos, entrevistas, narrativas de planejamento e de aulas


Carregar ppt "Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google