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Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura

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Apresentação em tema: "Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura"— Transcrição da apresentação:

1 Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende

2 PROGESTÃO MÓDULO IV

3 Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?

4 ENSINAR A APRENDER NA ESCOLA:O QUE SABEMOS HOJE? UNIDADE1
Objetivos Identificar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é vista pelas diferentes correntes psicológicas.

5 Relacionar os princípios básicos que orientam a pratica pedagógica contemporânea.
Destacar a motivação como fator central na escola de qualidade.

6 O que sabemos? Função da escola; Facilitar do acesso ao conhecimento; Promover o desenvolvimento dos alunos; Identificar o sujeito na construção do saber; Fatores que facilitam a aprendizagem;

7 TEORIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM ( correntes)
BEHAVIORISTAS o ambiente é a variável mais forte na formação dos seres humanos; toda vez que aprendemos também nos desenvolvemos; Fatores internos – próprio sujeito.

8 Relação estabelecida entre os seres humanos e o ambiente;
INTERACIONISTA Relação estabelecida entre os seres humanos e o ambiente; Considera fatores internos e externos;

9 GRUPOS Construtivistas – Piaget a formação dos seres humanos resulta da ação do sujeito sobre o ambiente em que vive. Sociointeracionistas – Vygotski tornamos seres humanos apenas na interação com outros seres humanos.

10

11 PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM
História Autoconceito Aprendizagem Novos conhecimentos Elogios Aprendizagem vivenciada Repetição de forma interessante Aprendizagem – erros Estilo- cognitivo Aprender a aprender

12 MOTIVAÇÃO Interesse Curiosidade Conhecimento Empenho Força de vontade

13 PROFESSOR AJUDEM SEUS ALUNOS:
Conhecer dificuldades; Identificar interesses e talentos; Conhecer mais sobre o assunto tratado; Diferentes abordagens; Diferentes estratégias de aprendizagem; Contexto de aplicação do conhecimento; Valorizar o que estão aprendendo; Proteger-se de distrações/sono/preguiça.

14 COMO FAZER? Sala organizada –concentração; Professores pacientes e competentes para lidar com erros; Aprendizagem desafiadora; Tarefas interessantes.

15 TRABALHO PEDAGÓGICO:AÍ ESTÁ O FOCO! UNIDADE 2
Objetivos Identificar os aspectos essenciais para o bom desempenho da escola.

16 Estabelecer as metas a serem contempladas na organização do trabalho pedagógico.
Relacionar as condições que favoreçam a construção de conhecimentos.

17 Relacionar o trabalho escolar com o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.

18 Destacar os aspectos centrais da legislação que tratam do trabalho pedagógico e de sua organização.
Definir o papel do gestor no desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade.

19 Orquestra – equipe escolar
Maestro -gestor Partitura- PPP Arranjo na medida de seus alunos .

20 ESCOLA Compromisso; Trabalho coletivo; Liderança;
Organização do trabalho escolar; Organização do ensino; Organização do tempo; Organização do espaço; Currículo; Perspectivas.

21 PRÁTICA PEDAGOGICA:TODO CUIDADO É POUCO! UNIDADE 3
OBJETIVOS Identificar formas de organizar o trabalho pedagógico em sala de aula, de modo a atender às necessidades de seus alunos;

22 Lidar com a diversidade de questões que surgem na sala de aula, estabelecendo prioridades e intermediando e resolvendo conflitos, sempre que eles surjam na relação professor- aluno.

23 VISÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Organização e dinâmica da sala de aula; Planejamento; Regras; Disposição dos moveis e materiais ; Construção de espaço de aprendizagem; Interações sociais; Linguagem; Finalidades; Desafios; Representações.

24 AVALIAÇÃO:PRÁTICA A FAVOR DOS ALUNOS OU CONTRA ELES? UNIDADE 4
OBJETIVOS Identificar o processo de avaliação da aprendizagem como um instrumento de gestão.

25 Apontar os mitos que em sua escola cercam a avaliação e indicar caminhos que ajudem a derrubá-los.
Analisar, na LBD, a importância da avaliação em uma escola efetivamente democrática.

26

27 FOCO DO MÓDULO Concepção de ensino –aprendizagem Trabalho coletivo Sucesso e permanência do aluno Papel da liderança na organização escolar

28 AUTORES DO MÓDULO Marta Wolak Grosbaum Claudia Leme Ferreira Davis


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