A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura

2 GESTAR Compromisso com a qualidade no ensino

3 O que é o Gestar? É um Programa de formação continuada semi-presencial orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, que objetiva a melhoria do Processo de ensino e aprendizagem

4 Foco do Programa Atualização dos saberes dos Professores Subsídios e acompanhamento dos professores e alunos (1º ao 5º ano) Fundamental Acompanhamento na própria Unidade Escolar

5 Proposta Pedagógica A Proposta Pedagógica está pautada na formação continuada dos professores, orientações didáticas (sugestões de planos de aula e atividades de apoio à aprendizagem).

6 O GESTAR pretende promover inovações: Na qualidade de ensino, tornando os professores autônomos e mais competentes; Na ação pedagógica da direção e do corpo docente;

7 O GESTAR pretende promover inovações: Nas práticas de ensino-aprendizagem, de forma crítica e autônoma, nos âmbitos social, cultural e histórico de professores e alunos; Na reflexão sobre as representações acerca da profissão do magistério, do seu papel social e das competências que lhe são exigidas.

8 Proposta Pedagógica Foco Elevar o desempenho escolar dos alunos em matemática e língua portuguesa 1 2 3

9 Material do Programa Seduc disponibilizará TPs e AAAs Guia Geral; Caderno de Teoria e Prática (TP); SAVAP. Obs.: Não terão custos com aquisição dos módulos.

10 Sistema de Avaliação do Professor Cursista Direitos do Professor Cursista Receber todo material do programa; Participar de todas as oficinas; Ter um formador que o acompanhe; Ter um certificado de conclusão de curso.

11 Deveres como professor cursista Freqüência obrigatória as atividades do programa; Estudo dos cadernos de teoria e prática; Realização das atividades pedagógicas, projetos e auto avaliações.

12 Atribuições e Responsabilidades Formador Apresentação e divulgação do gestar; Planejar os encontros presenciais; Realizar acompanhamento pedagógico; Executar as sessões presenciais; Avaliar o desenvolvimento do professor. O Município que aderir ao Programa irá custear a ida dos futuros formadores à Palmas para a capacitação. Previsão – 3 idas permanecendo uma semana cada vez.

13 Do Diretor e Coordenador Pedagógico Organizar horários de estudo dos professores; Oferecer local apropriado para a realização das reuniões periódicas (4 horas de duração) com o formador de Língua Portuguesa e Matemática; Realizar acompanhamento da prática pedagógica em consonância com o programa.

14 O que é Avaliação Diagnóstica? Conjunto de questões elaboradas para aferir o conhecimento da criança nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. É uma ferramenta disponível no Programa de apoio à aprendizagem (nas versões do aluno e do professor), que disponibiliza uma série de modelos de planos de aula para o desenvolvimento dos alunos.

15 Quando é realizada a avaliação diagnóstica do Gestar A avaliação diagnóstica do GESTAR é externa e se realiza em 02 (dois) momentos da implementação do Programa: 1 Momento (Avaliação de Entrada): no início do projeto; 2 Momento (Avaliação Final): ao final do ano letivo e no final do programa.


Carregar ppt "Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google