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Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.

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1 Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta

2 Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de ação.

3 Matrizes de Referência; SARESP; PROVA BRASIL; AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA; Relatório Pedagógico; Análise de Questões.

4 Objetivo no Plano de Ação é que se feche com Orientações Técnicas para Professores: Documentos Legais (Matrizes de Referências, Relatório Pedagógico/SARESP, IDESP, PROVA BRASIL e AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA); Análise de atividades para levantamento de habilidades; Abordando os conteúdos de menor índice de desempenho;

5 Orientações Técnicas (OT) descentralizadas: a) do grupo formador para os demais PCNP das DE que compõem os Núcleos, dia 10/09 (um núcleo fará a OT no dia 6/9): com elaboração do Plano de Trabalho da DE para a formação de professores de Língua Portuguesa e de Matemática. Cabe à cada DE, a definição de datas, expectativas, habilidades, conteúdos e metodologias, com a participação de gestores e professores;

6 b) realização da formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática, pelos PCNP de cada uma das DE envolvidas, no período de 10/09 a 7/10; c) retorno dos PCNP aos núcleos de formação em 10/10 para a elaboração do relatório das atividades realizadas.

7 Segunda Etapa: Será desenvolvida a partir de 17/10, com OT centralizada.

8 Orientação Técnica – Escolas Prioritárias; Público alvo : Professores Coordenadores – Ciclo ll e EM. Data : 17/09/12 Horário : 13h 30 às 17h30 Local : EE Marta Teresinha Rosa Responsáveis : PCNP – Carlos /Fátima

9 Objetivos: Orientar o acompanhamento do desempenho dos alunos na disciplina de matemática com base na análise pedagógica das orientações técnicas oferecidas aos professores; Orientar os coordenadores no monitoramento junto aos professores de ações da DE para a recuperação da qualidade de aprendizagem matemática;

10 Discutir em que direção o professor está caminhando, identificando as evidências de melhoria e as fragilidades do ensino, usando como apoio os seguintes materiais:- Relatório Pedagógico do SARESP 2011, Resultados da Avaliação em Processo, aplicadas no 1º e 2º semestre 2012 e Resultados das Avaliações Internas aplicadas e discutidas nas ATPC e Conselho de Classe e Série.

11 Relatório Pedagógico do SARESP 2011; Resultados da Avaliação em processo,aplicadas no 1º e 2º semestre 2012; Resultados das Avaliações Internas aplicadas e discutidas nas ATPC e Conselho de Classe/ Série.

12 Trabalhar nas ATPCs: Pontos da Escala do SARESP : São agrupados em quatro níveis de proficiência (abaixo do básico, básico, adequado e avançado); Expectativas de Aprendizagem (conteúdos e habilidades); Atenção! Quadro 1 – pág. 6 – Relatório do SARESP 2011

13 O SARESP estabeleceu como padrão de desempenho o nível ADEQUADO; Na composição das provas do SARESP 2011 foram utilizados; Itens elaborados com base nas habilidades indicadas nas Matrizes de Referência da Avaliação construídas a partir do Currículo elaborado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da SEE/ SP- CENP

14 Itens selecionados de avaliações anteriores do SARESP e itens comuns com o SAEB/ Prova Brasil, como mecanismo para assegurar a comparabilidade, entre os resultados do SARESP e Avaliação Nacional. Por isso são chamados itens de ligação.

15 Cinco competências gerais para aprender (pág. 41 – Relatório SARESP 2011): l. Dominar a norma culta de Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica; ll. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

16 lll. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema; lV. Relacionar informações representadas em diferentes formas, e conhecimento disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;

17 V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sócio - cultural

18 H A BI L I DA DE S TEMAS5º EF7º EF9º EF3º EM Números, Operações e Funções Espaço e Forma 4610 Grandezas e Medidas Tratamento da Informação 2646 Total

19 Escolas Prioritárias Cronograma ( Reuniões ) 17/09/12 Professores Coordenadores 19/09/12 Professores (Grupo 1) 20/09/12 Professores (Grupo 2) 24/09/12 Professores ( Grupo 3) 25/09/12 Professores ( Grupo 4 e 5)

20 ORIENTAÇÃO TÉCNICA PROFESSORES DE MATEMÁTICA Objetivos: 1. Dar continuidade a Orientação de Implementação do Currículo 2. Orientar o trabalho do professor de matemática na elaboração do Plano de Ação para sanar dificuldades de aprendizagem em matemática, apontadas na Avaliação em Processo e Resultados do SARESP Continuar apoiando e subsidiando os professores no desenvolvimento dos processos de Recuperação da Aprendizagem Significativa, orientando a utilização dos materiais disponibilizados pela SEE/SP

21 1- Reflexão: Como articular os resultados das avaliações externas e os resultados das avaliações internas, considerando o Currículo Oficial, Caderno do Professor/Aluno, Avaliação em Processo e Relatório Pedagógico SARESP 2011? 2 – ATIVIDADE: Em pequenos grupos discutir e elaborar um Plano de Ação para recuperar a aprendizagem dos alunos.

22 1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA PROFESSORES COORDENADORES DE ESCOLAS PRIORITÁRIAS - MATEMÁTICA Objetivo: Orientar o trabalho do Professor Coordenador no monitoramento junto aos professores das ações da Diretoria de Ensino para a Recuperação da Qualidade de Aprendizagem Matemática


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